A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correcção da 4.ª ficha de avaliação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correcção da 4.ª ficha de avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Correcção da 4.ª ficha de avaliação
GEOGRAFIA A 10.º ANO Correcção da 4.ª ficha de avaliação

2 GRUPO I 1. Se se considerar que, no mapa da Figura 1, os limites inferiores das classes correspondem a linhas que unem pontos com igual temperatura média do ar, então estas linhas são (B) isotérmicas. 2. A variação espacial da temperatura no mês de Janeiro de 2009, observável na Figura 1, faz-se… (C) de forma oblíqua em relação à linha da costa, tendendo a diminuir de Sul para Norte e do litoral para o interior. 3. Os valores mais baixos das médias das temperaturas médias do ar no mês de Janeiro de 2009, de acordo com a Figura 1, registaram-se… (B) nas áreas de maior altitude a norte do rio Tejo. 4. A variação espacial da temperatura no mês de Janeiro de 2009, observável na Figura 1, deve-se, além da influência da latitude, especialmente, à influência… (D) da altitude e da proximidade do mar. 5. As áreas de Portugal Continental que, segundo os dados da Figura 1, registam temperaturas mais favoráveis para o turismo balnear, durante o Inverno, são… (A) o litoral sul do Algarve e a faixa litoral entre Peniche e Sagres. 6. As temperaturas médias do ar do mês de Janeiro de 2009 foram calculadas… (A) somando as temperaturas médias diurnas e dividindo o resultado por 31.

3 GRUPO II 1. A insolação corresponde ao período em que o Sol se encontra a descoberto. Exprime-se normalmente em horas por um dia, mês ou ano. 2. As figuras 2 e 3 colocam em evidência alguns processos atmosféricos de reflexão e absorção da radiação solar nomeadamente o equilíbrio térmico da Terra, mantendo a mesma uma temperatura constante; põem ainda em evidência a redução da radiação solar desde que a mesma entra na atmosfera até que chega à superfície e ainda o efeito de estufa. 3. Diz-se que a Terra se encontra em equilíbrio térmico uma vez que a quantidade de energia que recebe (radiação solar) é equivalente à quantidade de energia que perde (radiação terrestre). 4. As duas razões que explicam a variação, em latitude, da quantidade de energia recebida por unidade de superfície são o ângulo de incidência da radiação solar (superfície aquecida e massa atmosférica atravessada) e o tempo de exposição à radiação solar (duração dos dias e das noites).

4 5. A principal explicação para as diferenças de reflexão da radiação entre as áreas florestais e as áreas cobertas de neve está nas características destas mesmas superfícies. O albedo das superfícies, ou seja, a sua capacidade de reflexão é maior nas superfícies de cores claras e lisas, como as áreas cobertas de neve, e menor nas superfícies de cores escuras e rugosas, como as florestas. GRUPO III 1. Os dois sistemas que permitem transformar a energia solar em energia térmica ou em energia eléctrica são os sistemas térmicos passivos utilizando directamente a radiação solar para aquecimento ou iluminação natural e os sistemas que recorrem a painéis fotovoltaicos que fazem um aproveitamento activo da radiação solar transformando-a em energia eléctrica. 2. As duas regiões do nosso país que fazem uma boa utilização ativa da radiação solar são a Amareleja (Alentejo) e o Algarve.

5 GRUPO IV 1. São vários os problemas que se prendem com a exploração dos recursos do subsolo nomeadamente a pequena dimensão das minas, a fraca acessibilidades às mesmas, os baixos teores de minério, o envelhecimento e falta de mão de obra qualificada e a concorrência com outros países produtores, entre outros. No que diz respeito aos impactes ambientais há a registar a contaminação de aquíferos, a acumulação de resíduos em escombreiras, a poluição sonora e atmosférica, ao abandono das minas e a degradação paisagística, entre outros. 2. Os recursos do subsolo endógenos de Portugal podem ser potencializados de várias formas de maneira a melhorar o seu aproveitamento. No que se refere às minas e pedreiras podemos por exemplo proceder à sua requalificação e valorização para o turismo, podemos tentar redimensionar as empresas, podemos recorrer às novas tecnologias e podemos ainda promover os nossos recursos no mercado externo para aumentar a sua exportação. No que diz respeito às águas e termas podemos também redimensionar e modernizar as empresas, apostar mais na exportação, alargar o período de funcionamento das termas, desenvolver actividades turísticas paralelas e criar infraestruturas de apoio ao turismo e lazer. Podemos ainda fazer uma maior aproveitamento energético do calor das águas. Por último, para potencializar os recursos energéticos devemos promover mais a utilização das energias alternativas como a geotermia, diminuir usos incorrectos e promover a eficiência energética diminuindo a nossa dependência energética do exterior.


Carregar ppt "Correcção da 4.ª ficha de avaliação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google