A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR.
HISTÓRICO DO FUTSAL PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR.

2 Brasileiro ou uruguaio?
É com esta dúvida que se começa a explicar o nascimento do futsal, que surgiu com o nome de futebol de salão e em 1989, quando passou para a tutela da Fifa, ganhou o nome de futsal. Alguns contam que o futsal apareceu na década de 30 na ACM (Associação Cristã de Moços) de Montividéu e que seu criador teria sido o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, falecido no ano de 1996. Outra corrente afirma que a modalidade surgiu foi na ACM de São Paulo, praticada por alguns jovens em quadras de basquete. O certo é que o futsal foi regulamentado e começou a ser praticado realmente no Brasil.

3 Em São Paulo surgiu a primeira entidade da modalidade da qual se tem notícia até hoje, a Liga de Futebol de Salão da ACM, criada pelo paulista Habid Maphuz, em Dois anos depois foi fundada a primeira federação deste esporte no mundo, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atualmente com o nome de Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSRJ). Já a Federação Uruguaia só surgiu em A criação e regulamentação das regras é outra prova que faz diminuir as dúvidas quanto a nacionalidade brasileira do futsal. O primeiro livro de regras foi lançado em 1956 pelo paulista Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, posteriormente adotado pela entidade que comandava o futsal mundial na época, a Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão), com algumas modificações.

4 Mas não foram somente os paulistas que contribuíram para a expansão e desenvolvimento do futsal. Na mesma época jovens cariocas praticavam o futsal na quadra do América Futebol Clube. Assim surgia a primeira rivalidade no futsal brasileiro: paulistas x cariocas. Depois, a expansão da modalidade tornou-se inevitável pelas quadras de outros estados brasileiros e consequentemente proporcionando o surgimento de outras potências no Brasil, como por exemplo o Rio Grande do Sul e o Ceará - Estado no qual fica a sede da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), que completa 20 anos em 1999.

5 Depois desta primeira fase de estruturação, surgiu a Fifusa que dominou o futsal mundial até 1989, época em que a Fifa começou a regulamentar o futsal. Conseguindo ter aprovada a maioria de suas regras na nova regulamentação da entidade máxima do futebol, o Brasil se desligou da Fifusa e desde 1989 está filiado à Fifa. O Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, é o atual Presidente da Comissão de Futsal da Fifa, tendo ainda outro brasileiro em seu quadro, o cearense Álvaro Mello. Graças ao empenho de muitos brasileiros, entre eles o presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcellos, é que o futsal se espalhou não somente por toda a nação - todos os estados têm federações e promovem campeonatos anualmente - como também pelo mundo. Fonte: A História do Futebol de Salão; origem, evolução e estatísticas. Autor - Vicente de Figueirêdo.

6 CARACTERIZAÇÃO DO FUTSAL
FUTSAL é o nome internacional usado para este esporte, anteriormente conhecido no Brasil como futebol de salão. A origem do novo nome vem da palavra no idioma espanhol e português para “FUTbol” ou “FUTebol” e da palavra no idioma francês e espanhol para “SALon” ou “SALa”. Durante todos estes anos o futsal vem constantemente passando por transformações nas suas regras, a fim de tornar-se cada vez mais dinâmico e atraente para o público e os meios de comunicação.

7 Com relação ao jogo propriamente dito, apesar do dinamismo existente e do desaparecimento gradativo da especialização, encontramos na literatura deste esporte, uma divisão em relação às posições dos jogadores e características principais: A) Goleiro: é um elemento de importância cada vez mais reconhecida. A possibilidade de realizar o balanço defensivo, particularmente se inserido em equipas de pendor claramente ofensivo, assim como pelo facto de se assumir como o primeiro elemento da estratégia ofensiva, em especial no lançamento de rápidos contra-ataques, tornam o goleiro, um dos mais privilegiados jogadores de qualquer equipe. Deve possuir boa colocação, agilidade, ousadia, flexibilidade e atenção. B) Fixo: é o jogador, geralmente, mais recuado, à exceção do goleiro, predominando a função de defesa sobre a de atacante finalizador. senso de distribuição de jogo, bom passador e coordenador das jogadas.

8 C) Alas: podem denominar-se direito ou esquerdo, segundo a posição que ocupa no campo. A lateralidade dos jogadores determina a existência de um lado dominante e outro fraco (por exemplo: o jogador esquerdo, na ala direita, terá como lado dominante o centro, e fraco a ala), o que leva a considerar a dupla opção de jogar por ambas as alas. Devem apresentar bom preparo físico, boa condução de bola e saber explorar espaços vazios. D) Pivô: é um jogador que se caracteriza pela sua posição mais avançada e que, muitas vezes, joga de costas para a baliza. Predomina no jogo ofensivo e sobretudo finalizador. Deve ser forte no jogo 1x1 e/ou saber distribuir as jogadas, podendo também realizar ações de finalização.

9 Como abordado anteriormente, a determinação das posições mostra-se cada vez mais rara, principalmente nas equipes adultas de alto nível, devido ao dinamismo do jogo, exigindo que os atletas sejam versáteis na execução das ações. Para que estes atletas possam jogar o futsal é necessário que eles dominem alguns fundamentos técnicos importantes, tais como: drible, passe, chute, recepção, cabeceio, condução, etc. Devem conhecer o funcionamento dos principais sistemas táticos utilizados que são: 2-2, 2-1-1, 3-1, 1-3, (uso do goleiro). A partir destes sistemas posicionais, saberem se movimentar visando confundir a marcação adversária, através do rodízio de três, rodízio de quatro, etc. Mas acima de tudo, devem buscar a compreensão do jogo, ou seja, saber “o que fazer” nas diferentes situações para alcançar os objetivos determinados.


Carregar ppt "PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google