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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

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Apresentação em tema: "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3"— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
OS CERRADOS DO BRASIL CENTRAL ETAPA 1 – Cerrado: biodiversidade e degradação

2 O Cerrado é o segundo mais extenso bioma brasileiro, abrangendo mais de um quinto da área do país.

3 Trata-se de uma formação na qual o extrato de árvores e arbustos coexiste com o da vegetação rasteira formada essencialmente por gramíneas

4 No Cerrado, entrelaçam-se trechos de campos limpos (predominância de gramíneas)

5 Campos sujos (gramíneas e arbustos)

6 Campos serrados (predominância de arbustos)

7 Cerradões (bosque com copas que se tocam e criam sombras)

8 Matas ciliares, que ocorrem ao longo das margens dos rios, onde a umidade do solo é maior

9 Esse bioma é condicionado por três fatores:
O regime de chuvas Os tipos de solo A ação do fogo

10 O clima tropical do Brasil Central exibe concentração de chuvas no verão e longa estação seca no inverno.

11 Predominam os solos ácidos e deficientes em nutrientes

12 As queimadas naturais são freqüentes

13 Os cerrados do Brasil Central, em especial em chapadas planas, dotadas de solos profundos, captam e distribuem as águas

14 Alimentam importantes bacias hidrográficas nacionais, como a do São Francisco, do Araguaia/Tocantins, do Paraná e Amazônica

15 Estima-se que o cerrado abrigue cerca de um terço da biota brasileira e algo como 5% da flora e fauna mundiais

16 Sua flora é a mais diversa entre todas as savanas tropicais (África, Índia e Austrália). De acordo com o Ibama, ela abrange 774 espécies de árvores e arbustos, das quais 429 são endêmicas.

17 A fauna também é bastante diversificada, mas com baixo grau de endemismo, pois a maioria das espécies é de ampla distribuição geográfica

18 A valorização econômica do cerrado intensificou-se a partir da década de 1950 e 1960, com a construção de Brasília

19 e a abertura de rodovias de integração nacional conectando o Centro-Oeste ao Sudeste e à Amazônia

20 e, em 1970, com a chegada da agricultura moderna, que modificou extensamente as paisagens e intensificou os processos erosivos

21 Além disso, a irrigação extensiva e o alto grau de utilização de pesticidas, herbicidas e fertilizantes químicos comprometem os recursos hídricos.

22 Dos mais de 2 milhões de km² de vegetação nativa restam apenas 20% e a expansão da atividade agropecuária pressiona cada vez mais as áreas remanescentes.


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