A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOMÍNIO DO CERRADO Prof. Paulo C. Moura. Cerrados O domínio dos cerrados é caracterizado por um tipo de vegetação que abrange em torno de 1/5 do território.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOMÍNIO DO CERRADO Prof. Paulo C. Moura. Cerrados O domínio dos cerrados é caracterizado por um tipo de vegetação que abrange em torno de 1/5 do território."— Transcrição da apresentação:

1 DOMÍNIO DO CERRADO Prof. Paulo C. Moura

2 Cerrados O domínio dos cerrados é caracterizado por um tipo de vegetação que abrange em torno de 1/5 do território brasileiro. Ocorre em áreas planas do planalto central brasileiro e em áreas isoladas da Amazônia e do nordeste. O domínio dos cerrados é caracterizado por um tipo de vegetação que abrange em torno de 1/5 do território brasileiro. Ocorre em áreas planas do planalto central brasileiro e em áreas isoladas da Amazônia e do nordeste.

3 Clima O clima predominante é o tropical típico ou continental, com inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de ºC. As máximas absolutas mensais não variam muito ao longo dos meses do ano, podendo chegar a mais de 40ºC. O clima predominante é o tropical típico ou continental, com inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de ºC. As máximas absolutas mensais não variam muito ao longo dos meses do ano, podendo chegar a mais de 40ºC.

4

5 Clima Já as mínimas absolutas mensais variam bastante, atingindo valores próximos ou até abaixo de zero, nos meses de maio, junho e julho. Já as mínimas absolutas mensais variam bastante, atingindo valores próximos ou até abaixo de zero, nos meses de maio, junho e julho.

6 Relevo O relevo é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de 50% de sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; Apenas 5,5% vão além de 900m. O relevo é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de 50% de sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; Apenas 5,5% vão além de 900m.

7 Relevo As maiores elevações são o pico do Itacolomi (1797 m) na serra do espinhaço, o pico do sol (2070 m) na serra do caraça e a Chapada dos Veadeiros, que pode atingir 1676 m. As maiores elevações são o pico do Itacolomi (1797 m) na serra do espinhaço, o pico do sol (2070 m) na serra do caraça e a Chapada dos Veadeiros, que pode atingir 1676 m.

8

9 Chapada dos Veadeiros

10 Vegetação A vegetação do cerrado não possui uma fisionomia única em toda a sua extensão. Ela é bastante diversificada, apresentando desde formas campestres bem abertas, como os campos limpos de cerrado, até formas relativamente densas, florestais, como os cerradões. A vegetação do cerrado não possui uma fisionomia única em toda a sua extensão. Ela é bastante diversificada, apresentando desde formas campestres bem abertas, como os campos limpos de cerrado, até formas relativamente densas, florestais, como os cerradões.

11 Vegetação Entre estes dois extremos fisionômicos, vamos encontrar toda uma gama de formas intermediárias, com fisionomia de savana, como os campos sujos, os campos cerrados e os cerrados. Entre estes dois extremos fisionômicos, vamos encontrar toda uma gama de formas intermediárias, com fisionomia de savana, como os campos sujos, os campos cerrados e os cerrados.

12

13

14 Hidrografia Divisor de águas Divisor de águas Nascentes das principais bacias Nascentes das principais bacias

15 Ocupação Construção de Brasília Construção de Brasília –Interiorização –Malha rodoviária Expansão da Fronteira Agrícola Expansão da Fronteira Agrícola Prodecer Prodecer

16 Agropecuária A região do cerrado contribui com mais de 70% da produção de carne bovina do país e, graças à irrigação e técnicas de correção do solo, é também um importante centro de produção de grãos, principalmente soja, feijão, milho e arroz. A região do cerrado contribui com mais de 70% da produção de carne bovina do país e, graças à irrigação e técnicas de correção do solo, é também um importante centro de produção de grãos, principalmente soja, feijão, milho e arroz.

17 Agropecuária Grandes extensões de cerrado são ainda utilizadas na produção de polpa de celulose para a indústria de papel, através do cultivo de várias espécies de Eucaliptos e Pinus. Grandes extensões de cerrado são ainda utilizadas na produção de polpa de celulose para a indústria de papel, através do cultivo de várias espécies de Eucaliptos e Pinus.

18 IMPACTOS AMBIENTAIS - GRANDES PROJETOS AGROPECUÁRIOS - EXPANSÃO URBANA DESORDENADA - INVASÃO DE RESERVAS INDÍGENAS - OLARIAS - GARIMPO DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS - INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO


Carregar ppt "DOMÍNIO DO CERRADO Prof. Paulo C. Moura. Cerrados O domínio dos cerrados é caracterizado por um tipo de vegetação que abrange em torno de 1/5 do território."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google