A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desde 1500, esse bioma tem sido destruído pelo homem para a construção de cidades e para uso agrícola de suas terras. Originalmente estendia-se do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desde 1500, esse bioma tem sido destruído pelo homem para a construção de cidades e para uso agrícola de suas terras. Originalmente estendia-se do."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Desde 1500, esse bioma tem sido destruído pelo homem para a construção de cidades e para uso agrícola de suas terras. Originalmente estendia-se do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Hoje, apenas uma pequena parte dessa extensão é preservada, principalmente nas serras do Mar e da Mantiqueira, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Principais características: Vegetação Latifoliada, Perene, heterogênea, densa e higrófila. Florestas pluviais montanas(800 a m); Florestas pluvial baixo-montana (o a 800 m); Maior biodiversidade do país. Ao lado desta fauna vivem 70% da população brasileira.

5

6

7

8 Corresponde a 35% das áreas florestais do planeta. Além do Brasil, abrange terras de diferentes países (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa), Esse bioma abrange a Amazônia Legal com terras dos estados do Maranhão, Pará, Tocantins, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso – uma área de 4,9 milhões de km2. Floresta latifoliada, perene, heterogênea, densa e higrófila.

9

10

11 Típica da Região do Polígono das Secas, a caatinga é um bioma de clima semiárido, solo pouco profundo e pedregoso, com chuvas escassas e mal distribuídas. Mata Branca, na língua tupi (kaa = mata e tinga = branca), enquadra-se nas formações arbustivas, com árvores pequenas e arbustos espaçados, onde é comum a presença de cactáceas. Vegetação xerófita, adaptada a seca. Rios temporários; Relevo, planalto e depressões; É o único bioma exclusivamente brasileiro.

12

13

14 O Cerrado é o segundo bioma mais extenso do Brasil, superado apenas pelo Amazônico. Originalmente ocupava cerca de 25% do território brasileiro, distribuído entre as regiões Centro-Oeste, nordeste e sudeste. A vegetação do Cerrado está associada ao clima tropical típico, com uma estação chuvosa e outra seca. O cerrado corresponde à vegetação das Savanas. Estende- se por variadas formas de relevo, que vão de depressões e chapadas sedimentares aos planaltos. Seu solo é ácido necessitando correção para o cultivo agrícola. A chapada dos Veadeiro e o Parque Nacional das Emas foram declarados Patrimônio Natural da Humanidade, em dezembro de 2001, pela Unesco.

15

16 O Bioma do Pantanal apresenta espécies de quase todos os biomas brasileiros: caatinga, campos, floresta tropical e cerrado. Ocupa terras do Paraguai, da Bolívia e 140 mil km2 só no Brasil, constituindo-se na maior área úmida continental do mundo. A alternância das estações chuvosas e seca determina o rítimo da vida no Pantanal: durante a época das chuvas (novembro-Abril), as águas cobrem cerca de dois terços da região.

17

18

19

20

21

22


Carregar ppt "Desde 1500, esse bioma tem sido destruído pelo homem para a construção de cidades e para uso agrícola de suas terras. Originalmente estendia-se do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google