A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

2 O Emissor envia a Mensagem ao Receptor, utilizando Canal e Código dentro de um Contexto. Considerando sempre a Intencionalidade.

3 Funções da Linguagem Ao se comunicar com outra pessoa, você tem um objetivo: influenciar, emocionar, explicar, ou simplesmente, transmitir uma mensagem ao receptor. De acordo com seu objetivo, você fará uso de uma ou mais funções da linguagem:

4 Função Emotiva (Centrada no Emissor) No texto literário:
“Ah! perdi a tramontana! agarrei a garrafa que estava na minha frente e abri a cabeça da santa criatura com uma pancada horrivel! De nada mais me lembro. ouvi um berro, um clamor. senti o pânico em redor de mim e corri para a rua como um ébrio. Foi quando ...” (Monteiro Lobato- “Cidades Mortas” - p. 91) Na poesia: Gastei uma hora pensando um verso Que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro Inquieto, livre. Ele está cá dentro E não quer sair. Mas a poesia deste momento Inunda minha vida inteira.   ANDRADE, Carlos Drummond de. Reunião: 10 livros de poesia. 10 ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, p.16. Função Emotiva (Centrada no Emissor)

5 (Centrada no Receptor)
A consciência de sua própria força.  O prazer de escolher seus próprios caminhos.  Sinta a vida. Sinta a força do Tigre. Função Apelativa (Centrada no Receptor)

6 (Centrada no Contexto)
“Porto Alegre acaba de ganhar um novo movimento: o Chega!. A fonte inspiradora foi o carioca Basta!. O conceiro é o mesmo: visa acabar com a violência urbana, que também já atinge níveis insuportáveis no Sul.” Função Referencial (Centrada no Contexto)

7 Função Metalinguística (Centrada no Código)
“O superávit do governo é o excesso das receitas sobre os gastos do governo. É uma medida de como o governo administra o orçamento, sendo comum expressá-lo como uma percentagem do PIB.” Também encontramos a função metalingüística em textos literários:  “O salário mínimo é tão pequenininho que cabe até no meu bolso. É por isso que ele é chamado de mínimo, quer dizer que menor não tem.”  (Jô Soares. O salário mínimo (fragmento). Revista Veja, 15 maio, 1996.) Função Metalinguística (Centrada no Código)

8 Função Fática (Centrada no Canal)
Conversa telefônica: - Alô! você está me ouvindo? - Um momento, por favor! Início de encontros: - E então, tudo bem? - Tudo bem. E você? Teste de microfone: - Um, dois, três, testando. Alô, som! Função Fática (Centrada no Canal)

9 Função Poética (Centrada na Mensagem)
“Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar e esquecer, amar, desamar, amar? sempre, e até de olhos vidrados, amar?   (Carlos Drummond de Andrade) . Função Poética (Centrada na Mensagem)

10 Resumindo as Funções da Linguagem
A função ___________ está centrada no contexto, tendo como objetivo informar o receptor sobre um determinado assunto. A função ________ está centrada no canal, pois tem como objetivo testar se a comunicação está ocorrendo. A função metalinguística está centrada no ________, tendo como objetivo fornecer definições e explicações. A função emotiva está centrada no _______ porque expressa seus sentimentos. A função poética está centrada na ________, onde há a preocupação com a escolha das palavras. A função _______ está centrada no receptor, pois tem como finalidade influenciá-lo.


Carregar ppt "ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google