A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Requisitos e Modelagem de sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Requisitos e Modelagem de sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Requisitos e Modelagem de sistemas
Professora: Fabrícia F. de Souza

2 Ementa Introdução à Engenharia de Software.
Ciclo de vida de um software. Processo de Software. Modelos de Processo. Engenharia de Requisitos. Técnicas e instrumentos de coleta de requisitos. Análise e Gerenciamento de Requisitos.

3 Ementa Requisitos Funcionais. Requisitos Não Funcionais.
Regras de Negócio. Introdução à UML2. Modelo de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Descrição de cenários de casos de uso. Tópicos de Análise Estruturada.

4 Avaliação .PA - Participação LE – Lista de Exercícios T1 – Trabalho 1

5 Objetivos da disciplina
Processos de Software Requisitos de Sistemas Modelagem de Sistemas

6 O que é Engenharia de Software?
Área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação. A engenharia de software se propõe a resolver os seguintes problemas: Projetos estourando o orçamento; Projetos estourando o prazo; Software de baixa qualidade; Software muitas vezes não atingiam os requisitos; Projetos ingerenciáveis e o código difícil de manter.

7 Principais características da Engenharia de Requisitos
Produtos de software podem ser desenvolvidos para um cliente particular ou podem ser desenvolvidos para um mercado geral Principais características: A Engenharia de Software se refere a software (sistemas) desenvolvidos por grupos ao invés de indivíduos Usa princípios de engenharia ao invés de arte, e Inclui tanto aspectos técnicos quanto não técnicos

8 Engenharia de Software

9 Engenharia de Software
A engenharia de software é subdividida em várias áreas de conhecimento e orienta que o processo de desenvolvimento de softwares seja dividido em etapas O que é metodologia de desenvolvimento de software? Conjunto de atividades que auxiliam na produção de software.

10 Testes e Controle de Quali_
Análise Projeto Implem_ entação Testes e Controle de Quali_ dade Implan_ tação e manu_ tenção

11 Metodologias de desenvolvimento de software
Modelo em cascata ou clássico Abordagem sistemática e sequencial Paradigma mais antigo da Engenharia de Software Podem ocorrer alguns problemas ,quando o modelo é aplicado: Modificações podem causar confusões ao longo do projeto Exige que os requisitos sejam explicitamente definidos logo no início do projeto Uma versão fica disponível somente no período final do projeto.

12

13 Quais são as atividades de cada etapa?
Comunicação Inicia o projeto de levantamento de requisitos Planejamento Realiza estimativas e monitoração, construção de cronogramas Modelagem Análise do projeto

14 Entrega manutenção e feedback
Construção Codificação e teste Implantação Entrega manutenção e feedback

15 Metodologias de desenvolvimento de software
Dificuldades enfrentadas [Standish Group, (1995)] baseado em 8380 projetos: 16,2% respeitaram os prazos e os custos e possuíam todas as funcionalidades especificadas. 31% dos projetos foram cancelados antes de estarem completos. 52,7% foram entregues, com prazos maiores, custos maiores ou com menos funcionalidades do que especificado.

16 Metodologias de desenvolvimento de software
Dentre os projetos que não foram finalizados: A média de atrasos foi de 222%. A média de custo foi de 189% a mais do que o previsto. Apenas 61% das funcionalidades originais foram incluídas.

17 Bibliografia Básica: BEZERRA, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 6ª ed. Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2006. DELAMARO, Marcio; MALDONADO, José Carlos; JINO, Mario; Introdução ao Teste de Software. 1ª ed., Editora Campus, 2007. SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8ª ed. São Paulo: Pearson A. Wesley, 2007. Bibliografia Complementar: PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de software: Fundamentos, Métodos e Padrões. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. PFLEEGER Shari, Engenharia de Software. 2ª Edição, Editora: Prentice Hall, 2004.


Carregar ppt "Gerenciamento de Requisitos e Modelagem de sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google