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Fig. 1- Fonte: Grupo Docente: Professora Maria João Vieira Disciplina:

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1 “Um Projeto Sobre Rodas” Rua Eduardo Malta Projeto “Nós Propomos” 4 de maio de 2015
Fig. 1- Fonte: Grupo Docente: Professora Maria João Vieira Disciplina: Geografia A Trabalho realizado por alunos do 11ºF: Camila Martins Mendes João Francisco Borges Coelho Martim Castro Sanches Rita Almeida Correia

2 Introdução Objetivos Metodologia
◦ Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Geografia A e visa identificar e resolver um problema encontrado numa rua de Lisboa. ◦ Este trabalho fez-nos olhar de um modo diferente para a cidade de Lisboa, pois tivemos de descobrir Lisboa, de modo a encontrar um problema que para nós fosse relevante. Objetivos Metodologia ◦ Identificar um problema existente numa rua lisboeta. ◦ Propor propostas de solução ◦ Identificar os problemas locais ◦ Construir grupos de trabalho ◦ Definir o tema/escolher o problema ◦ Identificar os problemas e os desafios locais, tendo presente o PDM e em diálogo com a CML e associações ◦ Fazer pesquisa documental sobre a área estudada (jornais, internet, livros,etc) e realizar o trabalho de campo (inquéritos à população, fotografias,etc.) ◦ Discutir em grupo as propostas de resolução do problema ◦ Conclusão do Projeto ◦ Apresentação do Projeto

3 Enquadramento geográfico do local estudado:
Escala: 90000 cm Fig. 2- Fonte: Local Estudado: Rua Eduardo Malta, Lisboa A freguesia de Campolide, em Lisboa, foi criada em no antigo território de S. Sebastião da Pedreira e Santa Isabel. ◦Área: 2,77km2 ◦População (2011): ◦Eleitores (2011): ◦Alojamentos (2011): 9.255 Fig. 3- Fonte: Google

4 Enquadramento Geográfico da Rua:
Av. Columbano Bordalo Pinheiro Av. José Malhoa Escala: Fig. 4- Fonte: Rua Eduardo Malta 2500 m Rua Eduardo Malta

5 Perfil Morfológico: Principais características:
Av. Columbano Bordalo Pinheiro Figs 5 e 6- Fonte: Grupo Principais características: Ruas largas e passeios espaçosos. A Avenida tem duas faixas, começando na Praça de Espanha e acabando no Jardim Zoológico, continuando , por um lado, para as Laranjeiras, e outro, para Benfica; O tipo de planta é ortogonal, pois as ruas são todas paralelas umas às outras e muito direitas; Os edifícios apresentam-se num bom estado de conservação com, em média, oito a dez andares; As cores dos edifícios são, maioritariamente, o castanho e o branco.

6 Caracterização da população- Perfil Sociodemográfico:
A partir dos dados recolhidos do INE, concluímos que, aproximadamente, 60% da população residente na Freguesia de Campolide tem entre os 15 e os 64 anos, sendo inferir a percentagem de população entre os 0 e os 14 anos (15%) à percentagem de população com mais de 65 anos (22%, aproximadamente). Quanto à escolaridade, deparámo-nos com uma elevada percentagem de população cujos seus estudos foram até ao Ensino Superior (22%), sendo reduzida a percentagem de população que não sabe nem ler nem escrever (3%).

7 Perfil funcional: É possível observar os seguintes aspetos:
Escala: Legenda: 2500 m Número % Habitações 5 7,4% Edifícios em obras Serviços 46 67,5% Comércio 1 1,5% Edifícios devolutos 10 14,7% Prédios 68 100% Fig. 7 É possível observar os seguintes aspetos: Predominância de serviços privados nesta área; Enorme escassez de serviços públicos e de comércio; Existência de edifícios devolutos na Avenida José Malhoa, sendo na sua integra bem conservados; - Reduzido numero de habitações neste quarteirão.

8 Inquéritos- Tratamento dos Resultados:
Características dos Inquiridos:

9 Um Problema e Uma Proposta:
A partir dos inquéritos realizados, concluímos que o maior problema neste local da cidade é a inexistência de um parque de estacionamento pois, a Av. Columbano Bordalo Pinheiro e a Av. José Malhoa são dois locais da cidade muito importantes, onde inúmeros serviços desempenham as suas funções, o que nos permite concluir que é de facto indispensável um local onde os carros possam estacionar. Sendo assim, o nosso grupo propõe a construção de um parque de estacionamento em espinha à volta de um pequeno jardim, na rua Eduardo Malta, que se localiza entre a Av. Columbano Bordalo Pinheiro e a Av. José Malhoa . Proposta de Solução Escala: 100 cm Escala: 100 cm Figs. 8 e 9- Fonte: Grupo

10 Conclusão: Sendo assim, o problema que achámos mais pertinente foi então, a falta de estacionamento, que é uma consequência da enorme movimentação ao longo do dia, tanto de automóveis como de transportes e cidadãos, que pode ser revolvido com a construção de um parque de estacionamento. Com este trabalho concluímos, assim, que a cidade de Lisboa necessita de muitas intervenções por parte do Estado. Contudo, todos nós devemos olhá-la com um sentido critico, de modo a melhorar os seus aspetos mais negativos. Fig. 11- Fonte: Grupo Escala: 100 cm Fig.10- Fonte: Escala: 1000 cm

11 Referências Bibliográficas:
Fotografias tiradas pelo próprio grupo Imagens em 3D foram realizadas pelo grupo


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