A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P R O J E T O arquitetônico Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico VI Alunas: Ana Luiza Tomasi,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P R O J E T O arquitetônico Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico VI Alunas: Ana Luiza Tomasi,"— Transcrição da apresentação:

1 P R O J E T O arquitetônico Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico VI Alunas: Ana Luiza Tomasi, Greice Moresco, Natália Prates, Thiele Londero, Tuanny Pereira CONCEITO, MAPA CONCEITUAL E IMPLANTAÇÃO DO TERRENO.

2 ESPAÇOS PRIVADOS:  DISCORDÂNCIA DE FACHADAS  LAYOUT DINÂMICO  HÁBITOS SUSTENTÁVEIS ESPAÇOS PÚBLICOS:  AMBIENTES HUMANIZADOS  CRIAÇÃO DE ESPAÇOS ENTRE BLOCOS  INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO LAR CASA ESPAÇO PARA VIVER ESPAÇO PARA MORAR

3 CONCEITO, MAPA CONCEITUAL E IMPLANTAÇÃO DO TERRENO.

4

5 SOBRE O BAIRRO: Situada na porção do município de Florianópolis, ao norte do morro da cruz, entre os bairros da trindade e do centro está o Bairro Agronômica. Este bairro desenvolveu-se principalmente às margens da Rua Lauro Linhares, principal via coletora existente na região antes da criação da Beira Mar Norte. As ruas transversais são ocupadas ao longo do desenvolvimento da área, começando pela faixa mais próxima da principal rua. Adentrando nas ruas transversais, observava-se um padrão de casas unifamiliares de média e baixa renda. São vários os fatores que levam á existência de terrenos vazios e casas unifimiliares antigas e mal conservadas nessa área, mesmo depois de todo o valor imobiliário e vantagens que o bairro oferece. Um desses fatores é a abundância de terrenos vazios que existia até então, possibilitando a urbanização da região sem o total desaparecimento das construções já existentes. Outro ponto interessante é a falta de conexão viária dessas transversais com a Av. Beira mar Norte, fato que acabada desvalorizando a parte mais afastada da Lauro Linhares. É importante ressaltar também, que a Agrônimica margeia a parte da Av. Beira Mar Norte na qual a paisagem deixa de ser o Mar e passa a ser o mangue. Observamos o reflexo disto nos prédios multifamiliares que até um ponto têm suas fachadas principais voltadas para a Beira Mar, já na parte da Agronômica as fachadas com janelas de quartos são as voltadas para a Avenida. CONCEITO, MAPA CONCEITUAL E IMPLANTAÇÃO DO TERRENO.

6 SOBRE O BAIRRO: Podemos concluir então, que o desenho do sistema viário (ou falta dele) teve fundamental influência sobre os características dessa área. O Plano Diretor também traz definições sobre esses aspectos, quando permite o aproveitamento de um gabarito de altura bem elevado. O bairro apresenta pontos referenciais e de grande importância à cidade, tais como 6ª DP, Delegacia de Proteção à Mulher, ao Menor e ao Adolescente, Escola de Educação Basica Padre Anchieta, Hospital Infantil Joana de Gusmão, Palácio da Agronômica (residência oficial do governador do estado) entre outros. A agronômica, apesar de possuir um espaço privilegiado, próximo a Beiramar norte e vizinha de bairros importantes (Centro e Trindade), apresenta heterogeneidade no quesito social e organizacional. Esta discrepância ocorre, em grande parte, devido à sua localização geográfica nas proximidade do morro da Cruz, cuja população predominante enquadra-se em classes mais baixas. CONCEITO, MAPA CONCEITUAL E IMPLANTAÇÃO DO TERRENO.

7 CENTRO INTEGRANDO DE CULTURA - CIC HOSPITAL NEREU RAMOS SUPERMERCADO ANGELONI DELEGACIA DE PROTEÇÃO A MULHER AVENIDA BEIRA-MAR TERRENO ESCOLHIDO: SERVIDÃO SEBASTIÃO A. DE MELO

8 SOBRE O TERRENO: Com dimensões (15x87m) o terreno escolhido possui seu maior comprimento voltados para as orientações SUDESTE e NOROESTE. Próximo a sua localidade encontram-se estabelecimentos comerciais; tais como o Supermercado Angeloni, culturais; Centro Interado de Cultura, saúde; Hospital Nereu Ramos; e a Avenida Beiramar norte. CONCEITO, MAPA CONCEITUAL E IMPLANTAÇÃO DO TERRENO.

9 SOBRE O TERRENO: CONCEITO, MAPA CONCEITUAL E IMPLANTAÇÃO DO TERRENO.

10


Carregar ppt "P R O J E T O arquitetônico Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico VI Alunas: Ana Luiza Tomasi,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google