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A Bacia do Itacorubi.

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Apresentação em tema: "A Bacia do Itacorubi."— Transcrição da apresentação:

1 A Bacia do Itacorubi

2 TRANSPORTE, ACESSIBILIDADE e MOBILIDADE Bacia de Itacorubi
Fluxos de trânsito: Dentro da Bacia  pedestre, bicicleta, ônibus, carro De dentro para fora da Bacia  ônibus, carro De fora para dentro da Bacia  ônibus, carro Passando pela Bacia  ônibus, carro Problema de hoje: todo mundo “quer” andar de carro  Precisamos fortalecer: pedestre, bicicleta e ônibus  formulamos 6 diretrizes

3 TRANSPORTE, ACESSIBILIDADE e MOBILIDADE
Diretriz 1: Valorizar o Pedestre Sem postes de luz e obstáculos nas calçadas! Com largura garantida! Calçadas conservadas! Com sombra! Com dispositivos para deficientes! Passarelas sem escadas, do tipo “CIC”! Com rampas largas! Instalar onde necessárias! Noutros lugares: faixas, ruas niveladas, etc!

4 TRANSPORTE, ACESSIBILIDADE e MOBILIDADE
Diretriz 2: Promover o uso da bicicleta como meio de transporte Rede de Ciclovia  passando pelos bairros residenciais  atingindo os principais empregadores  atendendo todas as universidades, escolas, parques, centros comunitários e clubes Ciclovias especialmente ao longo de riachos, córregos e margens de manguezais  para a demarcação, valorização e supervisão dessas áreas  preservando a mata ciliar (Parque Linear) Construir bicicletários em pontos-chaves  praças, parques, instituições públicas e nas paradas de ônibus  estimular empresas a fazerem o mesmo em seus estabelecimentos

5 TRANSPORTE, ACESSIBILIDADE e MOBILIDADE
Diretriz 3: Flexibilizar o transporte coletivo Microônibus circulando nos e entre os bairros e levando as pessoas aos eixos viários Ônibus Expressos nestes grandes eixos viários da Bacia Troca de ônibus em qualquer parada garante conexões diretas Desativar o TITRI Favorecer pequenos veículos circulando com alta freqüência! Criar vias exclusivas para ônibus

6 TRANSPORTE, ACESSIBILIDADE e MOBILIDADE
EPO EPOs Linhas de Ônibus Expresso de alta freqüência Linhas de Microônibus de alta freqüência Estacionar & Pegar Ônibus (EPO) EPO Diretriz 4: Incentivar a deixar os carros fora da Bacia (“Park & Ride”)

7 TRANSPORTE, ACESSIBILIDADE e MOBILIDADE
Diretriz 5: ”Quem usa os pés, a bicicleta ou o transporte coletivo na Bacia tem que pagar menos e chegar antes e menos estressado ao trabalho, ou em casa, do que aqueles que usam o carro” Recuperar espaços tomados pelo automóvel  calçadões (Rua Lauro Linhares Sul, Rua Delfino Conti)  ruas de mão-única e sistema binário (Rua Lauro Linhares Norte com Marginal da Beira-Mar)  pistas exclusivas para ônibus (Av. Beira-Mar, Md. Benvenuta)  Exigir que escolas e estabelecimentos comerciais tenham estacionamentos e áreas de manobra adequados Cobrar estacionamentos públicos (ZonAzul) Incentivar financeiramente o uso do ônibus  uma parte da passagem paga o usuário  a sociedade paga a outra parte, já que terá vantagem

8 TRANSPORTE, ACESSIBILIDADE e MOBILIDADE
Diretriz 6: Observar que “Mais ruas atraem mais carros” Duplicar e alargar ruas, abrir túneis e construir elevados somente em benefício da bicicleta e do transporte coletivo e não mais para apenas facilitar a circulação dos carros (Ex: Av. Ângelo Crema, Jardim Anchieta) Canalizar investimentos  para construir calçadas atrativas  para construir ciclovias de qualidade  para melhorar e subsidiar o transporte coletivo  para a manutenção constante da infra-estrutura  ... além de meio-ambiente, educação, ...

9 Site do PDP Bacia de Itacorubi:
estamos aqui CCCG Reunião: toda terça-feira Centro Comunitário do Córrego Grande (CCCG) 20:00 horas Votem conscientes!


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