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Estratégia de Saúde da Família

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Apresentação em tema: "Estratégia de Saúde da Família"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia de Saúde da Família

2 Histórico breve Na década de 80 tem início em um município do Ceará o Programa de Agentes de Saúde (PAS). “precursora” O processo de implantação da estratégia de Saúde da Família teve início oficial em junho de 1991, com a implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Em janeiro de 1994, foram formadas as primeiras equipes de Saúde da Família, incorporando e ampliando a atuação dos agentes comunitários.

3 Conceito O principal propósito da estratégia é de reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional. Levar a saúde para mais perto das família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais que compõem as equipes. Esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.

4 Princípios Básicos: A estratégia do PSF incorpora e reafirma os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS): universalidade, descentralização, integralidade participação popular.

5 1) Integralidade e hierarquização
Diretrizes 1) Integralidade e hierarquização Está inserida no primeiro nível de ações e serviços do sistema local de assistência, denominado Atenção Básica. Vinculada à rede de serviços, para garantir a atenção integral aos indivíduos e famílias assistidas. Assegurada em referência e contra- referência para clínicas e serviços de maior complexidade.

6 Diretrizes 2)Territorialização e cadastramento da clientela
Território de abrangência Cadastramento e o acompanhamento da população vinculada (adscrita) a este território. Recomenda-se que uma equipe seja responsável por, no máximo, pessoas.

7 3) Equipe multiprofissional
Diretrizes 3) Equipe multiprofissional Cada equipe mínima é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Outros profissionais - a exemplo de dentistas, assistentes sociais e psicólogos - poderão ser incorporados às equipes ou formar equipes de apoio, de acordo com as necessidades e possibilidades locais. A Unidade de Saúde da Família pode atuar com uma ou mais equipes, dependendo da concentração de famílias no território sob sua responsabilidade.

8 Atribuições dos membros da equipe
Médico: Atende a todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolve com os demais integrantes da equipe, ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população. Enfermeiro: Supervisiona o trabalho do ACS e do Auxiliar de Enfermagem, realiza consultas na unidade de saúde, bem como assiste às pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem, no domicílio. Auxiliar de enfermagem: Realiza procedimentos de enfermagem na unidade básica de saúde, no domicílio e executa ações de orientação sanitária. Agente Comunitário de Saúde: Faz a ligação entre as famílias e o serviço de saúde, visitando cada domicílio pelo menos uma vez por mês; realiza o mapeamento de cada área, o cadastramento das famílias e estimula a comunidade.

9 Cada equipe é capacitada para:
Conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas; Identificar os principais problemas de saúde e situações de risco aos quais a população que ela atende está exposta; Elaborar, com a participação da comunidade, um plano local para enfrentar os determinantes do processo saúde/doença; Prestar assistência integral, respondendo de forma contínua e racionalizada à demanda, organizada ou espontânea, na Unidade de Saúde da Família, na comunidade, no domicílio e no acompanhamento ao atendimento nos serviços de referência ambulatorial ou hospitalar; Desenvolver ações educativas e intersetoriais para enfrentar os problemas de saúde identificados.

10 Monitoramento e avaliação
O SIAB (sistema de informação da atenção básica) criado em 1998, é um sistema de informação territorializado, cujos dados são gerados por profissionais de saúde das equipes de saúde da família, coletados em âmbito domiciliar e em unidades básicas nas áreas cobertas pelo PACS/PSF. O fato da coleta de dados se referir a populações bem delimitadas tem possibilitado a construção de indicadores populacionais referentes às áreas de abrangência do Programa, que podem ser agregadas em diversos níveis.

11 Monitoramento e avaliação:
Os principais instrumentos de coleta do SIAB são: Ficha de cadastro das famílias e levantamento de dados sócio-sanitários, preenchida pelo agente comunitário de saúde (ACS) no momento do cadastramento das famílias,  sendo atualizada permanentemente. Ficha A Fichas de acompanhamento de grupos de risco e de problemas de saúde prioritários, preenchidas mensalmente pelos agentes comunitários de saúde, no momento de realização das visitas domiciliares. Fichas B e C Fichas de registro de atividades, procedimentos e notificações, produzidas mensalmente por todos os profissionais das equipes de saúde. Ficha D

12 Monitoramento e avaliação:
Os dados coletados são agregados, e alguns deles são consolidados antes de serem lançados no programa informatizado. Uma vez processados os dados, são produzidos os relatórios de indicadores do SIAB. São eles: Consolidado de famílias cadastradas – apresenta os indicadores demográficos e sócio-sanitários. Relatório de Situação de Saúde e Acompanhamento das Famílias - que consolida mensalmente as informações sobre situação de saúde das famílias acompanhadas. SSA Relatório de produção e marcadores para avaliação - que consolida mensalmente as informações sobre produção de serviços e a ocorrência de doenças e/ou situações consideradas como marcadoras. PMA

13 Observações Funcionando adequadamente cada equipe está capacitada para resolver 85% dos problemas de saúde da região que atende. O SIAB fornece dados importantes na construção de indicadores que possibilitam a avaliação adequada da estratégia e um meio de orientação das condutas futuras para solução real dos problemas de saúde da população adscrita.


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