A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vicente Salles dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vicente Salles dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Vicente Salles dos Santos
Genética e Ética Vicente Salles dos Santos

2 Áreas e Aspectos Religião Espiritualidade Leis Ciência
Eugenia- Galton Termo que significa bem nascido... Ética – do grego: modo de ser / caráter. Deriva-se do latim Mos. Filosofia: O que é bom p/ o ser e p/ sociedade.

3 Questões Éticas Diagnóstico Terapias Pesquisa

4 Diagnóstico É eticamente adequado diagnosticar doenças sem cura ?
É eticamente adequado testar indivíduos portadores assintomáticos, que apresentem risco apenas para a prole ? É eticamente adequado realizar estes testes em pacientes com possibilidade de doenças degenerativas de início tardio ? Aborto...

5 Terapias Terapias Gênicas Somáticas Doenças genéticas recessivas
Alteração do DNA. Vetor: Retrovírus, Adenovírus Tempo de vida da célula Controle da expressão genética Capacidade de ação no tecido alvo

6 Terapias terapias gênicas germinativa
Alteração de células germinativas Óvulos, espermatozóides Questões éticas Má-formação Alteração de embriões potencialmente normais Irreversibilidade das ações

7 Pesquisa Genoma Clonagem Leis Células-Tronco Doping Genético
Mutações super-humanas.

8 Leis - Brasil Lei 8974/95 Normas para o uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados - proíbe a utilização de embriões em pesquisas e a manipulação de células germinativas. Resolução 196/96 Diretrizes e Normas de Pesquisa em Seres Humanos - todas as pesquisas que envolvem genética humana, realizadas no Brasil, devem ser aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa e pelo Comitê de Biossegurança de cada instituição e submetidos, posteriormente, à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Instrução Normativa 08/97 CTNBio/MCT - proíbe manipulação genética de células germinais e totipotentes e de clonagem em seres humanos.

9 Células-Tronco Potencialmente úteis em terapias de combate a:
doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.

10 Extração: Leis: Embrionárias Adultas
Células pluripotentes, Totipotentes Adultas Tecidos como: Medula Óssea, Sangue, Fígado, Cordão Umbilical, Placenta. Leis: Brasil: Permite a utilização de células-tronco produzidas a partir de embriões humanos para fins de pesquisa e terapia, desde que sejam embriões inviáveis ou estejam congelados há mais de três anos.cite_ref-3cite_ref-3[4] Em todos os casos, é necessário o consentimento dos pais. A comercialização do material biológico é crime. Em 29 de maio de 2008 o Supremo Tribunal Federal confirmou que a lei em questão é constitucional.

11 Permite todas as pesquisas com embriões, inclusive a clonagem terapêutica.
China Cingapura Coréia do Sul Rússia Inglaterra Israel Japão

12 EUA – Governo Federal não patrocina, porém Estados como a Califórnia patrocina e incentiva.
Itália – proíbe totalmente qualquer tipo de pesquisa com células-tronco embrionárias e sua importação França – não possuí legislação específica Alemanha – permite as pesquisas, mas proíbe a destruição dos embriões.

13 Discussão

14 Fim !


Carregar ppt "Vicente Salles dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google