A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controvérsias Públicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controvérsias Públicas"— Transcrição da apresentação:

1 Controvérsias Públicas
Clonagem

2 Clonagem No filme “Godsend” a controvérsia sugerida é a clonagem .
A clonagem permite de forma natural ou artificial a produção de cópias geneticamente iguais de dois seres. É aplicada desde à muito a plantas, mais recentemente a animais, e agora chega a possibilidade ao homem.

3 Clonagem Natural Ocorre na natureza com naturalidade sendo comum a várias espécies. Os seres são originados a partir de reprodução assexuada, ou seja: não participam células sexuais. Como exemplos temos as bactérias e os seres unicelulares. Pode também ocorrer em mamíferos como o tatu e gémeos uni vitelinos (resultam da fecundação de um único óvulo por um único espermatozóide).

4 Clonagem Artificial São retiradas células somáticas a um animal adulto e os núcleos destas células são introduzidos dentro dos óvulos de uma fêmea hospedeira, de onde se retiraram os núcleos. Ao estimular as células artificiais com um choque eléctrico estimulam-se e formam-se novos embriões que são introduzidos no útero de uma mãe hospedeira.

5 Aplicada em animais Em 1996 nasceu a primeira ovelha clonada: Dolly. Há quem pense que se trata de um processo simples, mas não é tão prático como se pensa. Trata-se de um processo difícil e delicado. Até surgir a ovelha Dolly foram feitas inúmeras tentativas, com a grande maioria a não ter sucesso. Com todas essas dificuldades que existem a clonagem de seres humanos traz grande controvérsia.

6 Clonagem Reprodutiva Nunca foi objectivo clonar pessoas ou bebés para serem dadores no futuro. A investigação tem como objectivo obter células estaminais para curar doenças. Mas já há várias pessoas com a intenção de clonar um bebé. O objectivo deste tipo de clonagem é mesmo o de fazer uma cópia de um ser que já existe.

7 Clonagem Reprodutiva A clonagem reprodutiva é proibida no nosso país e eu concordo com isso. Somos únicos e com identidade própria que se deve preservar. Também porque há pessoas que iam usar a clonagem como um capricho. Poderiam nascer com deficiências físicas e morrerem de forma precoce, o que seria ainda mais negativo. Eu não gostaria de viver num mundo com um clone de mim mesma.

8 Clonagem Terapêutica Este tipo de clonagem tem como objectivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante. Difere da clonagem reprodutiva, porque neste caso a forma vesicular do embrião que se forma a seguir à segmentação do ovo (blastocisto), não é introduzido no útero da mulher. É utilizado em laboratório.

9 Clonagem Embrionária Consiste em remover uma ou mais células de um embrião e provocar o desenvolvimento completo. Forma-se um novo embrião com a mesma carga genética daquela que lhe deu origem. Obtêm-se indivíduos pela divisão das células de um embrião. É um processo similar ao que acontece na natureza.

10 A Controvérsia Pública
Sempre que há controvérsia existem opiniões diferentes sobre um determinado assunto. O debate está sempre presente. A discussão. Ela está presente em muitas áreas da nossa vida. As pessoas vivem em controvérsia. Muitas são as vezes em que não concordamos com alguma coisa que outra pessoa diz ou faz. Há sempre conflito de ideias. Um programa que é usado para tratar esses assuntos é o programa que passa na RTP “Prós e Contras”.

11 Responsabilização da Ciência
Na clonagem a controvérsia pública é importante na responsabilização da ciência. Tal como noutras controvérsias, nesta as pessoas responsabilizam a ciência se algo corre mal. As experiências científicas fazem parte da investigação. Até onde deve ir essa investigação, como deve ser feita? Os problemas éticos que surgem são muitos, e só na clonagem para fins terapêuticos parece haver maior aceitação.

12 Clonagem Humana Problemas éticos
Ao fazer-se a clonagem está a criar-se um novo ser, com a sua personalidade própria. Fazer um clone de um filho por exemplo eu acho negativo. Se acontecesse algo ao meu filho, para mim ele nunca poderia ser substituído. Seria sempre um novo ser com uma personalidade diferente. Apenas seria semelhante fisicamente. No filme também é demonstrado como as diferenças podem causar ainda mais impacto negativo nas pessoas.

13 Clonagem Humana Problemas éticos
Não gostaria de ser um clone porque seria marginalizada socialmente ao ser vista como uma cópia. Teria dificuldades a nível afectivo e de relacionamento com as pessoas à minha volta. Se eu fosse um clone o que acharia de mim ao descobrir isso? É uma pergunta que para mim é assustadora. A imagem ao lado mostra o que eu podia sentir.

14 Pesquisa com o uso de embriões
Muitas pessoas e em especial a religião continuam a ser contra o uso de embriões para pesquisa. As células podem ser obtidas a partir de adultos, mas os embriões jovens, um pequeno grupo de células, são usados, mas os embriões são destruídos durante os testes. Também sou contra, mas há quem diga ser possível outras técnicas em que não é necessária destruição de embriões. Se for verdade, sou a favor..

15 Terapêutica contra doenças
Há muitas doenças que poderão ter tratamentos. Se for conseguido essas células poderão transformar-se em células de qualquer parte do corpo e poderão a ajudar a combater doenças como o cancro, diabetes ou Parkinson e Alzheimer e até a criar órgãos que já não seriam rejeitados num transplante. Acho que seria muito bom. Só não acharia bem se fosse usada para retardar o envelhecimento. Seria algo contra a própria natureza.

16 Conclusão A clonagem tem ainda muito para explorar. É preciso maior conhecimento e seguir os passos da investigação com cuidado. Para fins terapêuticos seria bom, mas não sei até que ponto é possível. A nível humano, mesmo que tal se torne possível e em que não haja deficiências nem outros problemas serei sempre contra. A clonagem humana reprodutiva por mim nunca seria realidade. A ciência continua a investigar, as pessoas continuam atentas. A clonagem apresenta muitos riscos e perigos. Continuará sempre a existir controvérsia. Cada um tem a sua opinião, e devem existir pessoas que nem sequer sabem o que é. No futuro será um tema debatido.

17 Trabalho elaborado por:
Susana Moreira


Carregar ppt "Controvérsias Públicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google