A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2 Energia Tudo o que acontece é produzido pela energia. É tudo o que produz ou pode produzir acção. É um recurso imprescindível para a existência de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2 Energia Tudo o que acontece é produzido pela energia. É tudo o que produz ou pode produzir acção. É um recurso imprescindível para a existência de."— Transcrição da apresentação:

1

2 2

3 Energia Tudo o que acontece é produzido pela energia. É tudo o que produz ou pode produzir acção. É um recurso imprescindível para a existência de vida na Terra. Necessitamos dela para tudo: movimento, comunicação, conforto (térmico, por exemplo), … Pode tomar as mais variadas formas: energia mecânica, calorífica, cinética, gravítica, nuclear, magnética, radiante, … 3

4 4 Medidas para melhorar a eficiência energética EM CASA:  Apagar todas as luzes, sempre que não são precisas.  Escolher electrodomésticos “classe A”, isto é, energeticamente mais eficientes.

5 5 Medidas para melhorar a eficiência energética EM CASA:  Utilizar lâmpadas de baixo consumo.  Optar por fontes de energia renováveis (por exemplo, painéis solares/fotovoltaicos).

6 6 Medidas para melhorar a eficiência energética EM CASA:  Desligar os equipamentos (como a televisão) no botão e não somente no comando (em stand by)  Tomar duches em vez de banhos de imersão.

7 7 Medidas para melhorar a eficiência energética EM CASA:  Pensar no que se vai buscar ao frigorífico.  Evitar deixar a porta (do frigorífico) aberta durante muito tempo.

8 8 Medidas para melhorar a eficiência energética EM CASA:  Não guardar alimentos quentes no frigorífico.  Não deixar acumular gelo nas paredes (do frigorífico).

9 9 Medidas para melhorar a eficiência energética EM CASA:  Regular a temperatura de acordo com a utilização que o aparelho terá (por exemplo, a do frigorífico).  Enquanto se cozinha, tapar os tachos, pois assim retemos mais calor, cozinhando mais rapidamente.

10 10 Medidas para melhorar a eficiência energética EM CASA:  Utilizar vidros duplos com caixilharias de baixa transmissão térmica.  Economizar, ao lavar a roupa ou a loiça com a carga máxima, utilizando o programa mais apropriado e que permita poupar mais energia.

11 11 Medidas para melhorar a eficiência energética EM CASA:  Andar a pé ou de bicicleta e/ou utilizar mais os transportes públicos.  Preferir carros com baixa cilindrada e eficientes ou híbridos.

12 12 Medidas para melhorar a eficiência energética NA ESCOLA:  Na escolha de frutas e legumes, escolher produtos nacionais ou locais, pois quanto menos quilómetros se fizerem, mais eficiente se consegue ser.  Instalar detectores de presença que activem a iluminação apenas na presença de pessoas.

13 13 Medidas para melhorar a eficiência energética NA ESCOLA:  Plantar mais árvores.  Utilizar autoclismos mais eficientes, isto é, com mecanismo de descarga dupla.

14 14 Medidas para melhorar a eficiência energética NA ESCOLA:  Ensinar os alunos a fazer papel reciclado.  Incentivar os alunos a aderirem às energias renováveis.

15 15 Medidas para melhorar a eficiência energética NA ESCOLA:  Apelar à “Política dos Três R’s”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

16 16 Este trabalho foi realizado por: Rafaela da Costa Pereira – nº.22 9ºA Agrupamento Vertical Eugénio de Andrade Escola E.B. 2/3 de Paranhos


Carregar ppt "2 Energia Tudo o que acontece é produzido pela energia. É tudo o que produz ou pode produzir acção. É um recurso imprescindível para a existência de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google