A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESDOBRAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESDOBRAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA"— Transcrição da apresentação:

1 DESDOBRAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA
Prof: Mariana Giannecchini Ferrari DESDOBRAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA

2 CONCEITOS: INTROJEÇÃO: o mundo que o bebê vive,seus impactos e os objetos que ele encontra e se relaciona não são vivenciados somente como externos, mas são levados para dentro como parte do self. PROJEÇÃO: ocorre simultaneamente a INTROJEÇÃO, mas corresponde a capacidade da criança ( e do adulto) e atribuir a outras pessoas a sua volta sentimentos de diversos tipos, predominantemente o amor e o ódio.

3 MUNDO INTERNO: Mundo externo:
As vozes e a influencia dos pais reais instalados dentro do ego e um complexo mundo de objetos, percebido pelo sujeito, nas camadas mais profundas do inconsciente, como algo que tem uma existência concreta dentro de si. A princípio a mãe significa todo o mundo externo do bebê. Tanto o amor e a compreensão, quanto a frustração, o desconforto e a dor que são sentidos e expressos pelo modo que a mãe lida com o seu bebê.

4 Mas como um bebê pode iniciar processos mentais tão complexos tão precocemente?
Para Melanie Klein o ego é arcaico, ou seja ele opera e existe desde o nascimento

5 Frida khalo "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade"

6 O ego imaturo do bebê é exposto à ansiedade provocada pela polaridade entre pulsão de morte e pulsão de vida. Separação entre as duas pulsões e dentro das mesmas.

7 SPLITTING (DIVISÃO) Assim como uma parte da agressividade é projetada para fora afim de evitar a ansiedade despertada para conte – lo. Uma parte também da libido e projetada, para satisfazer o ego e preservar a vida.

8 O medo que um objeto bom seja expelido junto com o objeto mau faz com que o s mecanismos de projeção e expulsão percam seu valor e o ego passa a recorrer mais a introjeção.

9 AS SENSAÇÕES DO BEBÊ: A privação que ocorre na vida do bebê é sentida não somente como falta, mas também como ameaça de aniquilação. A gratificação não existe somente para preencher a sensação de conforto e de amor, mas também para manter sob controle o medo aterrorizante e a sensação de perseguição.

10 posição esquizo - paranóide
O objetivo do bebê é manter dentro de si algo que lhe dá a vida (OBJETO IDEAL) e manter fora o objeto mau. Contra a aniquilação o ego usa a projeção e a introjeção como defesas.

11 IDEALIZAÇÃO/NEGAÇÃO/ONIPOTÊNCIA
OBJETO IDEAL Se o bebê não acredita em uma superioridade de objeto bom e na sua capacidade de ser igualar a ele, nunca vai acreditar na possibilidade de aniquilação do objeto mau. IDEALIZAÇÃO/NEGAÇÃO/ONIPOTÊNCIA

12 Fantasias onipotentes
Controlam os objetos maus Salvam e restauram os objetos amados Quanto mais a criança acredita na sua força mais cindida ela ficará!!!

13 SPLIT A pessoa tenta constantemente manter os objetos perseguidores fora de si, separados dos ideais.

14 Objeto total Objeto se totaliza no momento da perda. A mãe passa a ser entendida como objeto total, que se move por iniciativa própria, não mais como continuação do corpo infantil.

15 A ausência da mãe desperta na criança uma ansiedade (medo) de ser entregue a objetos maus tanto internos quanto externos. Isso pode ocorrer por sua morte ou volta da mãe má. Para que a criança possa manter o objeto bom internalizado ela precisa vencer o medo paranóide dos perseguidores internalizados.

16 Capacidade de reparação
Se a criança ainda não consegue acreditar em sua capacidade de reparação ela recorre a onipotência maníaca. EU SOU O BOM E POSSO TUDO!!! Esse comportamento acaba levando a obsessão e a compulsão a repetição.

17 Mecanismos obsessivos
Para Klein os mecanismos obsessivos são uma defesa contra as ansiedades paranóides. O desejo de controlar o objeto, a gratificação sádica de domina –lo , o triunfo sobre ele, podem fazer uma força tão grande no ato da reparação que o que era benigno se rompe e acaba reforçando a paranóia já que a tentativa deu errado!

18 CRESCER ALÉM DAS DIFICULDADES!!!
Por exemplo o desejo de reverter a relação pai – filho e triunfar. Se o sujeito desenvolver a partir da sensação de onipotência e desprezo, surgirá a desconfiança do outro querer triunfar sobre ele.

19 O início de tudo.... Será que o começo da transformação é a capacidade do bebê de agüentar olhar o objeto com o dano que foi feito e suportar a dor, o sofrimento e a culpa? .

20 REPARAÇÃO A partir de provas e contra provas que a criança tem através do teste da realidade externa, ela ganha mais confiança no seu poder de amar e reparar na intenção e segurança do seu mundo interno bom, a onipotência maníaca diminui junto com a natureza obsessiva dos impulsos voltados a reparação.

21 POSIÇÃO DEPRESSIVA O aumento da tolerância do bebê ao seus instintos de morte dentro de si mesmo e diminuição de seus medos paranóides, faze com que a divisão (splitting) e a projeção diminuam e o impulso para integração do ego e do objeto pode tornar – se gradualmente preponderante.

22 O bebê se relaciona cada vez mais não apenas com o seio, mãos, face, olhos da mãe, como objetos separados, mas com ela própria como uma pessoa total, que as vezes pode ser boa e as vezes pode ser má, presente ou ausente, e que pode ser tanto amada quanto odiada!

23 A mãe se torna um objeto total, o ego se torna um ego total, e é cada vez menos dividido (split) entre seus componentes bons e maus!!!

24 luto Quando o sujeito perde alguma coisa ele precisa mesmo frente ao medo (pois tem fantasias inconscientes de perda de seus objetos internos bons- como só sobram objetos maus, existe um medo de desintegração) manter os objetos bons internalizados e reinstalar dentro de si o objeto de amor perdido. No caso do bebê, ele faz isso com seus pais.

25 Diferentes relações com objetos amorosos
POSIÇÃO DEPRESSIVA POSIÇÃO ESQUIZO PARANÓIDE sentimento: O PESAR E A PREOCUPAÇÃO. medo: DE PERDER OBJETO AMADO. defesas: PRESERVAÇÃO DOS OBJETOS INTERNOS BONS - REPARAÇÃO. sentimento: PERSECUTÓRIO. medo: DA DESTRUIÇÃO DO EGO POR PERSEGUIDORES INTERNOS. defesas: DESTRUIÇÃO DOS PERSEGUIDORES ATRAVÉS DE MÉTODOS VIOLENTOS. Diferentes relações com objetos amorosos


Carregar ppt "DESDOBRAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google