A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

13. Uma comunidade expansiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "13. Uma comunidade expansiva"— Transcrição da apresentação:

1 13. Uma comunidade expansiva
26 DE SETEMBRO DE 2015 13. Uma comunidade expansiva Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. (At 2:41)

2 OBJETIVO Ensinar ao estudante da Bíblia, com base no exemplo da igreja primitiva, que a igreja de Cristo cresce em números e em qualidade. Por isso, é necessário que façamos a nossa parte, sendo atuantes e zelosos.

3 TEXTO BÁSICO Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas (At 2:41)

4 Introdução O evangelho invadiu Jerusalém e a igreja de Jesus não parou de crescer (At 2:41, 4:4, 5:14). Tal crescimento, porém, não foi fácil. As condições não lhe eram favoráveis. Contra o crescimento da igreja lutavam os líderes religiosos incrédulos, o Estado, o mundo, a carne e o diabo (cf. At 5:17-18, 8:1). Mas a perseguição não impedia a igreja de crescer em quantidade, muitos menos em qualidade. É sobre esse crescimento que iremos tratar neste estudo.

5 O EXEMPLO DA IGREJA PRIMITIVA
A igreja de Cristo é uma comunidade crescente. Isso porque, segundo Lucas, Deus é quem concede esse crescimento (At 2:47). Contudo, o crescimento da igreja, em Atos, tinha critérios, já que os fins não justificam os meios. Logo, é necessário que se trate, neste estudo, sobre como acontece expansão da igreja primitiva. 1. A expansão quantitativa 2. A expansão qualitativa

6 REFLETIDO SOBRE A IGREJA PRIMITIVA
01. Com base em At 1:8, 5:28, 9:31, e no item 1, responda: Podemos dizer que a igreja primitiva cresceu geograficamente? Qual deve ser a visão da igreja de nossos dias? 02. Podemos dizer que igreja primitiva cresceu em números? Qual deve ser a nossa atitude em relação aos números? Explique, com base em At 2:47, 6:7 e no item Por que a disposição para aprender indica crescimento qualitativo da igreja primitiva? A espiritualidade negligencia o intelecto? Baseie-se em At 2:42 e no item A preocupação em cuidar e a conversão verdadeira são características do crescimento qualitativo da igreja? Por quê? Comente baseando-se em At 4:32, 19:18-20 e no item 2.

7 A PRÁTICA DA IGREJA ATUAL
1. Em busca do crescimento, sejamos atuantes. Nós também precisamos fazer a nossa parte, compartilhando o evangelho aos nossos amigos, vizinhos, parentes; abrindo nossas casas para receber um pequeno grupo, onde o evangelho é compartilhado. Podemos ser atuantes encorajando e convidando pessoas não-convertidas a participarem de um pequeno grupo. Nosso desafio, em pleno século XXI, é tal qual nos tempos da igreja primitiva: conquistar a simpatia de todo o povo (At 2:47).

8 A PRÁTICA DA IGREJA ATUAL
2. Em busca da maturidade, sejamos zelosos. Existem algumas ferramentas importantes para ajudar a igreja a crescer qualitativamente: a Escola Bíblica, um culto com a centralidade na Palavra, programas de discipulado, treinamento de cristãos para o ministério etc. Contudo, além destes, podemos citar o Pequeno Grupo. Ele pode ser muito útil para que os cristãos alcancem maturidade e desenvolvimento da fé, pois possibilita uma aplicação mais eficaz das Escrituras na vida das pessoas, facilitando a sua aplicabilidade.

9 REFLETIDO SOBRE A IGREJA PRIMITIVA
05. Com base na primeira aplicação, responda: De que maneira podemos ser mais atuantes, em busca do crescimento da igreja? 06. Com base na segunda aplicação, responda: Por que é necessário que haja zelo na busca da maturidade?

10 DESAFIO DA SEMANA Mediante o estudo de hoje, seu desafio para esta semana é tirar um momento, durante o dia, para orar pelo crescimento da igreja em que você congrega. Peça ao Senhor que o ajude a ser mais atuante na busca do crescimento e mais zeloso na busca da maturidade. É muito importante que cada um de nós faça a sua parte.


Carregar ppt "13. Uma comunidade expansiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google