A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas."— Transcrição da apresentação:

1 SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.
Instrução: é comando de uma operação que o computador seja capaz de executar. Programa: é um conjunto de instruções necessárias para executar tarefas de processamento de dados.

2 Tipos de Software Processadores de textos Planilhas eletrônicas
Linguagens de Programação Sistema Operacional Gráficos

3 SISTEMA OPERACIONAL É um conjunto de programas e ferramentas que nos auxiliam durante a comunicação entre o computador e o usuário. Um computador não pode funcionar, se não tiver um programa responsável pelo seu funcionamento.

4 Exemplo - Windows Área de Trabalho Ícone Atalho Barra de Tarefas

5 Exemplo Editor de Textos
Barra de Ferramentas: Padrão Formatação Desenho

6 Exemplo de Planilha Eletrônica

7 Exemplo de Apresentação

8 Browser

9 Função e Tipos de Softwares
Um programa de computador (em Inglês, software) é um conjunto de instruções específicas que serão executadas pela máquina. Assim, tudo o que um computador faz é instruído a partir de programas. Para que o micro execute funções é necessário instalar programas específicos. Podem ser basicamente de dois tipos: Programas de sistema ou softwares básicos - Sâo utilizados para operar e gerenciar a ação de outros programas e coordená-los com a atividade do equipamento, inclusive os periféricos. Esse programa é chamado de sistema operacional (DOS, Linux, Unix, Mac/OS, Windows mais recentes etc. Alguns nomes são utilizados para dar ênfase a programas úteis. Utilitários são programas que atuam sobre o sistema operacional para melhorar a performance dos mesmos ou lhes incluir novos recursos. Programas de aplicações ou softwares aplicativos - São programas específicos para as mais diversas tarefas, tais como: processador de texto, editor de imagem, agenda, jogos, pesquisa, controle de estoque, criação de banco de dados, comunicação via modem (fone, fax, , chat, videoconferência), confecção de planilhas, etc.

10 Continuação de SW Programas - aquisição
Adware = Programas gratuitos para o usuário, que exibem publicidade de empresas que patrocinam o seu desenvolvimento. Ou seja, são gratuítos enquanto a propaganda estiver sendo exibido (o banner estiver rodando). Em alguns casos pode existir a possibilidade de adquirir um registro e não ser incomodado pelas propagandas na tela. "Payware" = Programa que deve ser comprado. Shareware = Programa criado por autor independente. Uma cópia de avaliação, que se pode instalar gratuitamente, é disponibilizada, possibilitando ao usuário a instalação e o conhecimento do que o programa é capaz de fazer. Entretanto, a cópia pode ter um prazo de utilização ou não ser completa: - funciona durante um certo tempo, o período de avaliação, (geralmente 30 dias), ou possui apenas algumas de suas funções ativadas. Após o prazo de vencimento ou se mais funções são desejadas ao programa deverá ser registrado (comprado).

11 Continuação de SW Nagware = "Nags" são aquelas janelas de aviso sobre a necessidade de compra do programa que se abrem, repetidamente, na tela, quando o prazo de avaliação terminou. Portanto, Nonagged = sem nag, sem importunar. Então, Nagware = programa com nag´s. Assim, Shareware nonnaged é um programa shareware em que o autor não programou nags (assim, não há aparecimento de janelas com solicitação de registro e compra). Demo O termo "Demo" (de "demonstration", demonstração em Inglês) é aplicado a jogos. Geralmente é uma versão mais curta do jogo, que permite a instalação e utilização, para permitir que alguém o experimente e decida por sua compra. Trial Já, "Trial" (tentativa em Inglês) é mais aplicado a programas não relacionados com entretenimento. Funcionam quase da mesma maneira que os demos, mas possuem limitações ou seja, parte de seus recursos não estão disponíveis. Por exemplo: não salvam nem exportam os trabalhos realizados.

12 Continuação de SW "Opensource" = Nesse caso o código-fonte é livre ou aberto. Lembrar que o código-fonte é a seqüência de comandos, em alguma linguagem de programação, no qual o programa foi desenvolvido. Assim, quando se diz que o código de um programa é livre, não se está falando de preços, mas que outros desenvolvedores estarão livres para conhecer, adaptar, corrigir, modificar, executar, copiar, estudar, melhorar e redistribuir o código do programa. Freeware = Programa de distribuição livre. Notar que a língua inglesa tem apenas a palavra "free" para designar os termos "gratuito" e "livre", que têm significados diferentes em português. Portanto, o termo freeware nao significa necessariamente que o programa é grátis. Isso só ocorrerá se tiver uma licença. Entretanto, muitos freeware são gratuitos, especialmente quando para uso pessoal. É freqüente a utilização ser gratuita apenas para pessoa física, havendo uma versão shareware para pessoa jurídica. Outros Constituem-se em formas especiais de obtenção do registro do programa. Assim, para obter o registro: - Bookware - deve-se comprar um determinado livro. - Postcardware - deve-se enviar um cartão postal ao autor - Stampware - deve-se enviar um carta, selada, ao autor.

13 Redes É um conjunto de computares interligados, com o objetivo principal a troca de informações: Tipos: Lan – Redes Locais Wan – Redes às Longas Distâncias PDN – Redes Públicas MAN – Redes Metropolitanas

14 Internet Rede mundial de computadores Recursos: WWW, Chat,

15 Peopleware É o termo utilizado para representar uma e/ou um grupos de pessoas, que utilizam recursos de informática.


Carregar ppt "SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google