A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito de Inflação Como um aumento contínuo e generalizado no índice dos preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito de Inflação Como um aumento contínuo e generalizado no índice dos preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços,"— Transcrição da apresentação:

1 Conceito de Inflação Como um aumento contínuo e generalizado no índice dos preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. Fontes de inflação costumam variar de acordo com as condições do país: Tipo de estrutura de mercado; Grau de abertura da economia ao comércio exterior; Estrutura das organizações trabalhistas.

2 Números-índices para medir a inflação
inflação é medida através de NÚMEROS-ÍNDICES, que são fórmulas matemáticas que dizem qual a porcentagem de aumento nos preços dos bens e serviços num determinado período de tempo. No Brasil, são usados mais comumente os seguintes números-índices:

3 Continuidade.... Índice de Custo de Vida (ICV): mede a evolução dos gastos de famílias com renda de até 5 salários mínimos com as despesas realizadas para suprir suas necessidades básicas, tais como alimentação, habitação, vestuário, transporte, etc. Índice de Preços por Atacado (IPA): enquanto o ICV considera os preços dos bens e serviços ao nível do consumidor, o IPA considera a evolução dos preços em nível de comercialização no atacado. Outra diferença entre esses índices é que o IPA acompanha um número bem maior de bens, pois considera não apenas aqueles usados pelas famílias, mas também matérias-primas e equipamentos, por exemplo. Índice de Construção Civil (ICC): é um índice que acompanha apenas a evolução dos preços dos materiais, equipamentos e mão-de-obra empregados na construção civil. Índice Geral de Preços (IGP): este índice é a média ponderada dos índices anteriores, sendo que o IPA tem peso 6, o ICV, peso 3 e o ICC, peso 1. É a MEDIDA OFICIAL DA INFLAÇÃO NO BRASIL. Para entendermos melhor o IGP, vamos supor que num determinado mês o Índice de Custo de Vida teve um aumento de 5%, o Índice de Preços por Atacado aumentou 4% e o Índice da Construção Civil apresentou uma evolução de 3%. O cálculo do Índice Geral de Preços seria dado pela fórmula:

4 Calculo do IGP A forma como é construído o Índice Geral de Preços dá-nos a idéia clara de seu objetivo, que é medir a evolução de todos os preços da economia. É por isso que se utiliza este índice para medir a inflação do país.

5 As Causas da Inflação Forma tradicional de estudar inflação:
inflação de demanda; inflação de custos; inflação inercial.

6 “Dinheiro demais a procura de poucos bens”.
Inflação de Demanda Refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. A probabilidade de Ocorrer inflação de demanda aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos. Nessa situação, aumentos da demanda agregada de bens e serviços, com a economia já em plena capacidade, conduzem a elevações de preços. “Dinheiro demais a procura de poucos bens”.

7 Continuidade... Inflação de demanda
Para combater um processo de inflação de demanda, a política econômica deve basear-se em instrumentos que provoquem redução da procura agregada por bens e serviços( como redução dos gastos do governo, aumento da carga tributária, controle de crédito e elevação da taxa de jutos).

8 Inflação de Custos A inflação de custo pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta, o nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Causas comuns do aumento dos custos de produção: aumentos do custo de matérias-primas; aumentos salariais acima da produtividade; estrutura de mercado.

9 Inflação Inercial É o processo automático de realimentação de preços. Ou seja, a inflação corrente decorre da inflação passada, perpetuando-se uma inércia ou memória inflacionária. Ela é provocada, fundamentalmente, pelos mecanismos de indexação formal (salários, alugueis, contratos financeiros) e indexação informal( preços em geral e impostos, preços e tarifas públicas) .

10 As distorções provocadas por altas taxas de inflação
O processo inflacionário, especialmente aquele caracterizado por elevadas taxas e particularmente por taxas que oscilam, tem sua previsibilidade dificultada por parte dos agentes econômicos e promove profundas distorções na estrutura produtiva. Diante de tais questões, os principais efeitos provocados por esse fenômeno são apontados a seguir.

11 Efeito sobre a Distribuição de Renda
Os que mais perdem são os trabalhadores de baixa renda ( Não mantêm aplicação financeira , pois tudo que ganham, gastam na subsistência). Por essa razão, custuma-se dizer que “ a inflação é uma imposto sobre o pobre” Os empresários, que conseguem repassar os aumentos de custos provocados pela inflação, garantem os lucros. O governo ganha via correção de impostos e tarifas públicas.

12 Efeito sobre o balanço de pagamentos
Elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente. Assim, tendem a provocar um estímulo às importações e desestímulos às exportações, diminuindo o saldo da balança comercial( exportações menos importações) .

13 Balanço de Pagamentos Desvalorização Cambial Aumenta a Exp.
Inflação > Nível de Preço Internacional Importações neces- sárias (Petróleo,etc.) tornam-se mais caras Encarecem o produto nacional Estimula a Importação (desestímulo a Exp.) Aumentam-se os custos de produção Diminui o Saldo da Balança Comercial Se o país estiver com Déficit Cambial Elevação de preços

14 Efeito sobre o mercado de capitais
Num processo inflacionário intenso, a moeda perde o seu valor rapidamente, diminuindo os aplicadores do mercado de capitais, que ao invés de aplicar os seus recursos em aplicações financeiras, acabam investindo na compra de bens como; terras, imóveis, etc., que costumam valorizar-se durante o processo inflacionário. No Brasil este efeito é minimizado em função da correção monetária que é indexada as aplicações financeiras.

15 Mercado de Capitais Processo Inflacionário Valor da moeda deteriora-se
Estímulo na aplicação de bens de raiz (Terra, imóveis) E desestímulo na aplicação no mercado de capitais financeiros (No Brasil, a correção monetária minimizou esse desestímulo pois, os papéis públicos e caderneta de poupança, passaram a ser reajustados por um índice próximo ao crescimento da inflação).

16 Efeito sobre as expectativas empresariais
Elevadas taxas de inflação também afetam a formação das expectativas sobre o comportamento da economia no futuro. O setor empresarial é bastante sensível a esse tipo de situação, dada a relativa instabilidade e imprevisibilidade de seus lucros.

17 Efeito sobre as expectativas empresariais
Expectativas sobre o futuro em ambiente inflacionário Produção Futura e Nível de emprego comprometidos Setor Empresarial Sensível a Investimentos

18 Inflação no Brasil Necessidade de o governo fornecer infra-estrutura para que o setor privado produza o volume de bens/serviços desejados pela sociedade. Baixa produtividade dos serviços do governo e conseqüente ineficiência na aplicação de seus recursos, associadas à impossibilidade de o governo aumentar a carga tributária dado o baixo nível de renda per capita da população. 267

19 Tratamento de choque: rígida política monetária, fiscal e salarial que mudou o patamar da inflação de cerca de 100%, em 1964, para perto de 30%, em 1967. uso da linha de pensamento econômico ortodoxa para diagnosticar as causas da inflação brasileira, atribuindo ao excesso da demanda e ao desequilíbrio das contas públicas a causa da inflação. Inflação inercial: todos os negócios eram firmados com base em um índice que procurava garantir a correção monetária dos valores envolvidos. Os aumentos de preços eram captados pelo índice e automaticamente repassados para os demais preços da economia realimentando a inflação. Plano Cruzado: rompeu com o mecanismo de propagação da inflação ao congelar preços, salários e câmbio. 267 19 19

20 Plano Bresser e Plano Verão e Plano Collor: congelaram os preços e salários para tentar conter o processo inflacionário brasileiro. Plano real: reconhece que as principais causas da inflação brasileira estavam no desequilíbrio do setor público e nos mecanismos de indexação. Âncora cambial: valorização da moeda nacional ao lado de um regime de bandas cambiais para baratear o custo dos produtos importados. Âncora monetária: elevação das taxas de juros e da taxa de reservas compulsórias dos bancos comerciais, com o objetivo de controlar a demanda agregada. Metas inflacionárias: cumprir metas de inflação estabelecidas para o ano corrente e próximo com tolerância e desvio de 2% para cima ou para baixo. 20 20


Carregar ppt "Conceito de Inflação Como um aumento contínuo e generalizado no índice dos preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google