A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inflação Conceito: “Inflação é uma alta generalizada e contínua de preços dos bens e serviços produzidos na economia durante um certo período de tempo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inflação Conceito: “Inflação é uma alta generalizada e contínua de preços dos bens e serviços produzidos na economia durante um certo período de tempo."— Transcrição da apresentação:

1 Inflação Conceito: “Inflação é uma alta generalizada e contínua de preços dos bens e serviços produzidos na economia durante um certo período de tempo (que pode ser bem longo).”

2 Inflação A inflação é medida através de números–índices:
IGP - Índice Geral de Preços: É a medida ponderada dos seguintes índices: Índice de Custo de Vida ( ICV ): Mede a evolução dos gastos das famílias que ganham até 5 salários mínimos com despesas básicas: alimentação, habitação, vestuário, transporte, saúde etc. Índice de Preços por Atacado ( IPA ): Mede a evolução dos preços a nível de comercialização no atacado. Índice da Construção Civil ( ICC ): Mede a evolução dos preços dos materiais, equipamentos e mão-de-obra na construção civil - índices: ICV (peso 3 ); IPA (peso 6) e ICC (peso 1).

3 Inflação Exemplo: Em um determinado ano o Índice de Custo de Vida (ICV) teve um aumento de 5%, o Índice de Preços por Atacado (IPA) aumentou 4% e o Índice da Construção Civil (ICC) aumentou em 3%. IGP = (6 x IPA) + (3 x ICV ) + (1 x ICC ) IGP = (6 x 4) + (3 x 5 ) + (1 x 3 ) 10 IGP = 4,2 % ( Inflação )

4 Inflação Tipos de inflação
Inflação de demanda – Procura maior que a oferta. Inflação de custos – Aumento dos Custos de Produção. Inflação inercial ( expectativa ) – Cultura.

5 Inflação Conseqüências da inflação
Perda do poder aquisitivo e redistribuição de renda Perda de arrecadação Perda da competitividade externa Dificuldade de estabelecer preços relativos Dificuldade de planejar no longo prazo Políticas contra a inflação Políticas Monetárias – Medida do governo que reduz a quantidade de moeda em circulação na economia. Políticas Fiscal – Medida do governo para diminuir/ aumentar a demanda através da carga tributária.


Carregar ppt "Inflação Conceito: “Inflação é uma alta generalizada e contínua de preços dos bens e serviços produzidos na economia durante um certo período de tempo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google