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MICROECONOMIA. LEI DA OFERTA E DA DEMANDA PRINCÍPIOS A DEMANDA ACONTECE PRIMEIRO. A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA. A PRODUÇÃO EXIGE TEMPO. O EQUILÍBRIO É.

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1 MICROECONOMIA

2 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA PRINCÍPIOS A DEMANDA ACONTECE PRIMEIRO. A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA. A PRODUÇÃO EXIGE TEMPO. O EQUILÍBRIO É UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA. O MERCADO DETERMINA PREÇO E PRODUÇÃO. MACROAMBIENTE

3 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA 1. A DEMANDA ACONTECE PRIMEIRO. A DEMANDA É UM FATO EXTERNO, FORA DE CONTROLE DA EMPRESA. ESTIMULAR A EMPRESA PODE ESTIMULAR A DEMANDA. DETERMINAR A EMPRESA NÃO PODE DETERMINAR A DEMANDA. ACEITA A EMPRESA ACEITA A DEMANDA QUE EXISTE. MACROAMBIENTE

4 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA 2. A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA:  ALTERANDO A TABELA DE PREÇOS.  ALTERANDO A PRODUÇÃO. MACROAMBIENTE

5 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA 3. A PRODUÇÃO EXIGE TEMPO. A CURTO PRAZO NÃO HÁ EQUILÍBRIO, A QUANTIDADE PRODUZIDA É DIFERENTE DA QUANTIDADE VENDIDA. 4. O EQUILÍBRIO É UM ESTADO IMAGINÁRIO DE LONGO PRAZO. MACROAMBIENTE

6 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA 5. O PREÇO E A PRODUÇÃO RESULTAM: a) DA INTERAÇÃO ENTRE PRODUTORES E CONSUMIDORES, NUM CERTO AMBIENTE SOCIAL E COM PODERES POLÍTICOS DIFERENCIADOS, b) DOS NÍVEIS DAS VARIÁVEIS EXÓGENAS: NATUREZA, EXTERIOR E POLÍTICA ECONÔMICA. MACROAMBIENTE

7 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA: A ECONOMIA É PUXADA PELA DEMANDA. MACROAMBIENTE

8 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA A DEMANDA MACROAMBIENTE

9 QUEM DEMANDA O CONSUMIDOR MACROAMBIENTE A EMPRESA O GOVERNO O EXPORTADOR

10 MACROAMBIENTE TIPOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS DEMANDADOS

11 BRASIL: COMPOSIÇÃO DA DEMANDA TOTAL (em %) MACROAMBIENTE

12 BRASIL: COMPOSIÇÃO DAS COMPRAS DAS EMPRESAS, em % DA DEMANDA TOTAL

13 MACROAMBIENTE BRASIL: DEMANDA DE BENS FINAIS (CONSUMO E INVESTIMENTO, em %)

14 AS NECESSIDADES HUMANAS MACROAMBIENTE

15 A CURVA DE DEMANDA RELAÇÃO É UMA RELAÇÃO ENTRE DUAS GRANDEZAS: O PREÇO E A QUANTIDADE DE UM PRODUTO OU SERVIÇO. (NÃO É SÓ A QUANTIDADE COMPRADA) MACROAMBIENTE

16 A CURVA DE DEMANDA COMO A RENDA É SEMPRE A MESMA, SE O PREÇO SOBE AS COMPRAS CAEM. PORTANTO, A DEMANDA É UMA RELAÇÃONEGATIVA ENTRE O PREÇO E A QUANTIDADE. MACROAMBIENTE

17 O QUE PODE MUDAR A (POSIÇÃO DA) DEMANDA? MACROAMBIENTE

18 O QUE PODE MUDAR A (POSIÇÃO DA) DEMANDA? AS VARIÁVEIS EXÓGENAS: A RENDA DO CONSUMIDOR O GOVERNO A CONCORRÊNCIA O MARKETING OS COMPLEMENTOS OS HÁBITOS MACROAMBIENTE

19 PRINCIPAIS VARIÁVEIS EXÓGENAS DE DESLOCAMENTO DA DEMANDA

20 MUDARINCLINAÇÃO O QUE PODE MUDAR A INCLINAÇÃO DA DEMANDA? MACROAMBIENTE

21 PREÇO DA DEMANDA A ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA MACROAMBIENTE

22 PREÇO DA DEMANDA A ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA MACROAMBIENTE

23 PREÇO DA DEMANDA A ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA MACROAMBIENTE

24 ELASTICIDADE A ELASTICIDADE DA DEMANDA É A MEDIDA DA REAÇÃO DO CONSUMIDOR PERANTE VARIAÇÕES NOS FATORES DETERMINANTES DE SUAS COMPRAS:  O PREÇO  A RENDA  A CONCORRÊNCIA MACROAMBIENTE

25 ELASTICIDADE A ELASTICIDADE DA DEMANDA DO PRODUTO DE UMA EMPRESA EM PARTICULAR A ELASTICIDADE DA DEMANDA DO PRODUTO DE UMA EMPRESA EM PARTICULAR É INVERSAMENTE PROPORCIONAL AO TAMANHO DA EMPRESA NO MERCADO. MACROAMBIENTE

26 ELASTICIDADES PREÇO E RENDA ELASTICI- DADES MACROAMBIENTE

27 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA A OFERTA MACROAMBIENTE

28 A OFERTA PRINCÍPIO 1: A DEMANDA ACONTECE PRIMEIRO. PRINCÍPIO 2: A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA. MACROAMBIENTE

29 A OFERTA TEM DOIS LADOS PRINCÍPIO 1: A DEMANDA ACONTECE PRIMEIRO. PRINCÍPIO 2: A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA, MUDANDO O QUE A EMPRESA PODE MUDAR: O PREÇO DE VENDA E A PRODUÇÃO. MACROAMBIENTE

30 A OFERTA TEM DOIS LADOS 1. O PREÇO (MARKETING). 2. A PRODUÇÃO. MACROAMBIENTE

31 A OFERTA TEM DOIS LADOS O MARKETING: 1. O MARKETING: O PREÇO PEDIDO PELO PRODUTOR A PRODUÇÃO: 2. A PRODUÇÃO: A DECISÃO DE QUANTO PRODUZIR MACROAMBIENTE

32 A OFERTA TEM DOIS LADOS 1. O MARKETING: O PREÇO PEDIDO PELO PRODUTOR, QUE DEPENDE DO CUSTO DE PRODUÇÃO, DA DEMANDA E CONCORRÊNCIA 2. A PRODUÇÃO: A DECISÃO DE QUANTO PRODUZIR, QUE DEPENDE DO LUCRO, DA DEMANDA E DA CONCORRÊNCIA MACROAMBIENTE

33 A OFERTA TEM DOIS FATORES BÁSICOS ESTOQUE 1. O ESTOQUE INDICA A POSIÇÃO DA DEMANDA DE MERCADO E O EFEITO DA CONCORRÊNCIA. CUSTO DE PRODUÇÃO 2. O CUSTO DE PRODUÇÃO, QUE DETERMINA O LUCRO. MACROAMBIENTE

34 A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA 1. O PREÇO SOBE COM A DEMANDA 2. A PRODUÇÃO AUMENTA COM A DEMANDA. PORTANTO, A OFERTA É UMA RELAÇÃOPOSITIVA ENTRE O PREÇO E A QUANTIDADE. MACROAMBIENTE

35 A CURVA DE OFERTA 1. O PREÇO SOBE COM A DEMANDA 2. A PRODUÇÃO AUMENTA COM A DEMANDA. PORTANTO, A OFERTA É UMA RELAÇÃOPOSITIVA ENTRE O PREÇO E A QUANTIDADE. MACROAMBIENTE

36 O QUE PODE MUDAR A (POSIÇÃO DA) OFERTA? MACROAMBIENTE

37 O QUE PODE MUDAR A (POSIÇÃO DA) OFERTA? A POSIÇÃO DA CURVA DE OFERTA DEPENDE DO CUSTO DE PRODUÇÃO MAIOR O CUSTO, MAIS À ESQUERDA ESTARÁ A CURVA DE OFERTA. MACROAMBIENTE

38 AUMENTAR O QUE PODE AUMENTAR A OFERTA? REDUÇÃO SÓ A REDUÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO: A. DENTRO DA FÁBRICA: REDUZIR SALÁRIO DO TRABALHADOR INVESTIR EM TECNOLOGIA B. FORA DA FÁBRICA: CORTAR IMPOSTOS REDUZIR A TAXA DE JUROS REDUZIR OS FRETES AUMENTAR A EDUCAÇÃO MELHORAR A SAÚDE DO TRABALHADOR MACROAMBIENTE

39 MUDARINCLINAÇÃO O QUE PODE MUDAR A INCLINAÇÃO DA OFERTA? MACROAMBIENTE PRINCIPAL FATOR DA EMPRESA:  DISPONIBILIDADE DE CAPITAL PRINCIPAL FATOR DO PRODUTO:  PERECIBILIDADE DO PRODUTO PRINCIPAL FATOR DAS PESSOAS:  CONCORRÊNCIA

40 ELASTICIDADE A ELASTICIDADE DA OFERTA MACROAMBIENTE

41 ELASTICIDADE A ELASTICIDADE DA OFERTA MACROAMBIENTE

42 ELASTICIDADE A ELASTICIDADE DA OFERTA MACROAMBIENTE

43 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA O MERCADO MACROAMBIENTE

44 EQUILÍBRIO DO MERCADO MACROAMBIENTE

45 A EXPANSÃO DA DEMANDA CAUSA CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO E AUMENTO DE PREÇO (NÃO É POSSÍVEL CRESCER SER TER ALGUMA INFLAÇÃO) MACROAMBIENTE

46 A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA QUANDO AUMENTA A RENDA DO CONSUMIDOR: A. SE O PRODUTO É AGRÍCOLA (DEMANDA INELÁSTICA) O PREÇO SOBE MAIS QUE A PRODUÇÃO. B. SE O PRODUTO É INDUSTRIALIZADO (DEMANDA ELÁSTICA) A PRODUÇÃO SOBE MAIS QUE O PREÇO. MACROAMBIENTE

47 A RETRAÇÃO DA OFERTA CAUSA RECESSÃO E AUMENTO DE PREÇO MACROAMBIENTE

48 LEI DA OFERTA E PROCURA O PREÇO E A PRODUÇÃO DE EQUILÍBRIO TEÓRICO DEPENDEM: 1. DA INTERAÇÃO ENTRE VENDEDORES E COMPRADORES 2. DOS DESLOCAMENTOS DAS CURVAS DE OFERTA E DEMANDA PROVOCADOS POR FATORES EXÓGENOS E POR DECISÕES DE POLÍTICA ECONÔMICA MACROAMBIENTE

49 LEI DA OFERTA E DA PROCURA O PREÇO E A PRODUÇÃO DEPENDEM: 1. DA INTERAÇÃO ENTRE VENDEDORES E COMPRADORES 2. DAS MUDANÇAS DA OFERTA E DA DEMANDA CAUSADAS POR FATORES FORA DE CONTROLE DA EMPRESA E POR DECISÕES DE POLÍTICA ECONÔMICA E TUDO O MAIS DEPENDE DE PREÇO E PRODUÇÃO (emprego, salário, lucro, investimento, crescimento, consumo, poupança, aposentadoria, saúde, educação, arrecadação de impostos, estradas...) MACROAMBIENTE

50 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA INTERVENÇÃO DO GOVERNO MACROAMBIENTE

51 INTERVENÇÃO NO MERCADO O PREÇO MÍNIMO MACROAMBIENTE

52 DEMANDA QUE GARANTE O PREÇO MÍNIMO INTERVENÇÃO NO MERCADO DEMANDA QUE GARANTE O PREÇO MÍNIMO MACROAMBIENTE

53 O MERCADO FINANCEIRO MODERNO MACROAMBIENTE

54 INTERVENÇÃO NO MERCADO O PREÇO MÁXIMO (TABELAMENTO) MACROAMBIENTE

55 O MERCADO CAMBIAL ANTIGO MACROAMBIENTE

56 OFERTA QUE GARANTE O PREÇO MÁXIMO INTERVENÇÃO NO MERCADO OFERTA QUE GARANTE O PREÇO MÁXIMO MACROAMBIENTE

57 O MERCADO CAMBIAL MODERNO MACROAMBIENTE


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