A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecanismos de defesa Sandra Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecanismos de defesa Sandra Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Mecanismos de defesa Sandra Silva

2 Escolha um objeto que você esteja vendo ao seu redor.
Dinâmica Escolha um objeto que você esteja vendo ao seu redor.

3 Escreva o nome do objeto, anote 5 qualidades objetivas, e 5 qualidades subjetivas referente ao mesmo.

4 Agora, leia seu nome no lugar do nome do objeto e atribua a você estas qualidades.

5 Atribuir a um objeto ou pessoa qualidades que pertencem a você mesmo, é chamado de projeção. A Projeção faz parte dos mecanismos de defesa.

6 MECANISMOS DE DEFESA A presença dos mecanismos de defesa é freqüente em indivíduos saudáveis, mas, em excesso é indicação de sintomas neuróticos ou, em alguns casos extremos, o excesso indicaria até sintomas psicóticos, como por exemplo e principalmente, o excesso dos mecanismos de projeção.

7 Repressão Inconsciente Consciente
A essência da Repressão consiste em afastar uma determinada coisa do consciente, mantendo-a à distância (no inconsciente) . A repressão afasta da consciência um evento, idéia ou percepção potencialmente provocadoras de ansiedade e impede, dessa forma, qualquer "manipulação" possível desse material. Entretanto, o material reprimido continua fazendo parte da mente, apesar de inconsciente, e que continua causando problemas. Consciente Inconsciente

8 Projeção O ato de atribuir a uma outra pessoa, animal ou objeto as qualidades, sentimentos ou intenções que se originam em si próprio, é denominado projeção. É um mecanismo de defesa através do qual os aspectos da personalidade de um indivíduo são deslocados de dentro deste para o meio externo. (sapato)

9 Negação é a tentativa de não aceitar algum fato que perturba a consciência.
Uma mulher foi levada à Corte a pedido de seu vizinho. Esse vizinho acusava a mulher de ter pego e danificado um vaso valioso. Quando chegou a hora da mulher se defender, sua defesa foi tripla: "Em primeiro lugar, nunca tomei o vaso emprestado. Em segundo lugar, estava lascado quando eu o peguei. Finalmente, Sua Excelência, eu o devolvi em perfeito estado".

10 Racionalização é o processo de achar motivos lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis. Ex. Computador. Racionalização

11 Formação reativa: Esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que são diametralmente opostos ao desejo real. Trata-se de uma inversão clara e, em geral, inconsciente do verdadeiro desejo. Ex.Filhos

12 Regressão Regressão é um retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo de expressão mais simples ou mais infantil..

13 Deslocamento: É o mecanismo psicológico de defesa em que a pessoa substitui a finalidade inicial de uma pulsão por outra diferente e socialmente mais aceita. Durante uma discussão, por exemplo, a pessoa tem um forte impulso em socar o outro, entretanto, acaba deslocando tal impulso para um copo, o qual atira ao chão.

14 Sublimação A energia associada a impulsos e instintos socialmente constrangedores, na impossibilidade de realização destes, é canalizada para atividades socialmente meritosas e reconhecidas.


Carregar ppt "Mecanismos de defesa Sandra Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google