A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

República Oligárquica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "República Oligárquica"— Transcrição da apresentação:

1 República Oligárquica

2 Aspectos Iniciais No período que ficou conhecido como a “República Velha”, o Brasil passava pela transição da fase do trabalho escravo para o regime de trabalho assalariado. A aristocracia cafeeira dominou a vida política do país nesse período, conduzindo-a de modo a defender seus interesses econômicos. Os governadores, deputados e senadores, bem como a maioria dos presidentes da república, eram ligados à monocultura do café.

3 A república e também chamada do café-com-leite
A república e também chamada do café-com-leite. São Paulo era o Estado mais rico do país por causa do café. Minas, com tradição pecuarista, era o grande produtor de leite. A Política dos Governadores – As oligarquias estaduais unidas determinavam a dominante em cada Estado, o presidente apoiava. Em troca esperava os votos e sua eleição. Havia um apoio mútuo entre o presidente e os governos estaduais.

4 Esquema da política dos governadores
Presidente Governadores Políticos locais (coronéis) Eleitores CANDIDATO

5 Os coronéis e o voto de cabresto
Em cada Estado, os governadores precisavam trocar favores com os coronéis. Os coronéis tinham força nas pequenas cidades, quase todo mundo votava nos candidatos por eles indicados. A força dos coronéis, estava no controle da vida das pessoas, nas trocas de favores e nas relações de dependências entre estes e as populações pobres da localidade.

6 Esquemas do coronelismo
Posse de Terras Saúde Empregos Eleitores (curral eleitoral)

7 Tensões da República Velha
Durante a República Velha entre 1889 e 1930, tivemos dois tipos de tensões: Rurais CANUDOS CONTESTADO CANGAÇO Urbanas REVOLTA DA VACINA REVOLTA DA CHIBATA MOVIMENTOS OPERÁRIOS MOVIMENTOS TENENTISTAS

8 Governo Prudente de Morais

9 Guerra de Canudos Conflito movido pelo misticismo e fugindo à miséria provocada pelas secas, milhares de sertanejos se reuniram em torno de Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antonio Conselheiro, que se dizia enviado por Deus. A Guerra de Canudos, foi descrita magistralmente por Euclides da Cunha no livro – Os Sertões.

10

11

12

13

14

15

16

17 Governo de Campos Sales
Recuperou a situação financeira do Brasil, abalada pelas revoltas e pelas crises econômicas ocorridas nos governos anteriores. Funding loan – Plano negociado com os banqueiros do exterior. O governo deixaria de pagar os juros durante um determinado período e faria um novo empréstimo. Garantias: rendas da alfândega, da central do Brasil e do abastecimento de água do RJ.

18

19

20

21

22 Governo Rodrigues Alves
No governo de Rodrigues Alves, a cidade do Rio de Janeiro foi saneada graças ao cientista Oswaldo Cruz. A capital brasileira também foi modernizada pelos trabalhos realizados na administração do prefeito Pereira Passos. Fase de apogeu da cafeicultura em decorrência do Convênio de Taubaté.

23 Revolta da Vacina Conflito ocorrido entre o povo e os agentes do governo. O fator principal foi a obrigatoriedade da vacinação contra varíola, Vários argumentos destacam-se como pontos importantes para o movimento: Insatisfação do povo contra o bota-abaixo. Questões morais. Possibilidade de golpe dos militares. A possível ineficiência da vacina obrigatória.

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35


Carregar ppt "República Oligárquica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google