A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Agrícola Redes – Cabo de Fibra Óptica “José Bonifácio”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Agrícola Redes – Cabo de Fibra Óptica “José Bonifácio”"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Agrícola Redes – Cabo de Fibra Óptica “José Bonifácio”
Prof. Carlos Eduardo Caraski

2 Introdução O cabo de fibra óptica é o tipo de cabo mais sofisticado utilizado na área de redes hoje em dia e o cabo que mais futuro tem na área de comunicação, pelas velocidades que pode alcançar. O cabo de fibra óptica caracteriza-se por utilizar um núcleo de fibra de vidro ou acrílico e transmitir pulsos de luz ao invés de sinal elétrico.

3 A fibra de vidro é coberta por uma outra camada de vidro que tem a função de espelhar o sinal de luz para o núcleo de fibra, impedindo assim o sinal de luz de dissipar pelas laterais da fibra. Em torno dessa camada existem fios de uma fibra denominada Kevlar que tem a função de dar resistência ao cabo contra a ruptura por esticamento e também funciona como isolante térmico. Recobrindo toda esta estrutura está uma camada de proteção externa plástica.

4 O cabo de fibra óptica só transmite em uma direção, portanto é sempre encontrado aos pares, um cabo transmitindo em uma direção e o outro recebendo na direção oposta.

5 Uma característica importante dos cabos de fibra óptica é que não está sujeito a interferência eletro-magnética, portanto ideal para utilização em ambientes com muita interferência tais como hospitais e chão de fábrica, ou até em ambientes externos.

6

7 Existem dois tipos de fibras ópticas: modo múltiplo (MMF, Multiple Mode Fiber) e modo único (SMF, Single Mode Fiber). Essa classificação diz respeito a como a luz é transmitida através da fibra. As fibras de modo múltiplo são mais grossas do que as fibras de modo único. No modo múltiplo a luz reflete mais de uma vez nas paredes da fibra e, com isso, a mesma informação chega várias vezes ao destino, de forma defasada. O receptor possui o trabalho de detectar a informação correta e eliminar os sinais de luz duplicados, quanto maior o comprimento do cabo, maior esse problema.

8 Modo Único Já as fibras de modo único são finas e, com isso, a luz não ricocheteia nas paredes da fibra, chegando diretamente ao receptor. Esse tipo de fibra consegue ter um comprimento e um desempenho maiores que as fibras de modo múltiplo.

9 As fibras ópticas de modo múltiplo são as mais usadas, por serem mais baratas e também pela espessura, existe a dificuldade em fazer o acoplamento da placa de rede com a fibra óptica de modo único, ou seja , alinhar o feixe de luz produzido pela placa de rede com a fibra de transmissão de modo que a luz possa ser transmitida.

10 Outra característica importante é que os cabos de fibra óptica não podem ser “grampeados”, ou seja, serem monitorados por algum sistema de captura de sinal pela borda do cabo, pois não geram o campo eletro-magnético que é monitorado em outros tipos de cabos.

11 Conectores Existem vários conectores para utilização com fibra óptica e os principais utilizados são os conectores ST e SC. A tarefa de instalar os conectores nos cabos é bastante complexa portanto, normalmente os cabos são adquiridos prontos na medida adequada.

12 Velocidade e distâncias
Os cabos de fibra óptica atingem distâncias bem maiores do que os outros cabos. Estas distâncias dependem dos tipos de cabos utilizados: Cabos Multimode atingem até 2 km Cabos Singlemode atingem até 3 km

13

14 Escolha do tipo de cabeamento
A escolha do tipo de cabeamento leva normalmente em consideração vários fatores, sendo que os principais são:

15 Custo O cabo de par-trançado é o que apresenta menor custo e o cabo de fibra óptica o de maior custo. Os dispositivos de rede com par-trançado são mais comuns e de menor custo.

16 Facilidade de Manuseio
O cabo coaxial thinnet é o de mais fácil manuseio e instalação, mas a característica de ter de parar a rede quando é incluído um novo computador dificulta sua utilização. O cabo de fibra óptica apresenta o manuseio mais delicado pela fragilidade da fibra de vidro. Também é o que apresenta mais dificuldade na construção dos conectores.

17 Ambiente de operação O cabo de par-trançado e o coaxial thinnet são os mais indicados para uso interno em escritórios. Já o cabo de fibra óptica é mais adequado em ambientes externos e de alta interferência.

18 Segurança O cabo mais seguro é o de fibra óptica, pois não pode ser “grampeado”.

19 Distâncias O cabo que atinge as maiores distâncias é o cabo de fibra óptica, sendo adequado para backbones entre redes.

20 Velocidades Para as maiores velocidades de Gigabit Ethernet são recomendados os cabos de fibra óptica. Já no padrão 10/100 Mbps o cabo de par-trançado é mais adequado.

21 Trabalho de pesquisa Qual diferença entre Hubs e Switches?
Pesquise o preço de Switches Gibabtis 8 portas e 16 portas


Carregar ppt "Colégio Agrícola Redes – Cabo de Fibra Óptica “José Bonifácio”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google