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PublicouAirton Coradelli Amado Alterado mais de 8 anos atrás
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SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas
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CONTEÚDO Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG): Conceito - Entrada no SNPG : Proposta de novos cursos - Permanência no SNPG: Avaliação Desenvolvimento e atual situação do SNPG Conclusão
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SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (SNPG) Composto por Programas de Pós-Graduação de instituições públicas federais, estaduais ou municipais e de instituições privadas. Ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Responsável pela gestão, avaliação e ampliação de Programas de Pós-Graduação no Brasil.
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Formação pós-graduada de docentes para todos os níveis de ensino. Formação de recursos humanos qualificados para o mercado não-acadêmico. Contribuir para o fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação. OBJETIVOS:
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Composto 3.387 Programas de Pós-Graduação, num total de 5.211 cursos Stricto Sensu: 472 cursos de Mestrado Profissional (9%); 2.967 cursos de Mestrado Acadêmico (57%); 1.172 cursos de Doutorado (34%); SNPG – COMPOSIÇÃO ATUAL:
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Natureza acadêmica e de pesquisa. Mesmo quando voltados para setores profissionais, devem ter objetivo essencialmente científico. Oferecer dentro da universidade, o ambiente e os recursos adequados para a realização da investigação científica. SNPG – MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO
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capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento. estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. SNPG –MESTRADO PROFISSIONAL
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AVALIAÇÃO Sistema de Avaliação da Pós-Graduação ENTRADA Avaliação das Propostas de Cursos PERMANÊNCIA Avaliação Periódica dos Cursos de Pós-Graduação
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ENTRADA NO SNPG
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PERMANÊNCIA NO SNPG
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Notas da avaliação: 1 a 7. Os cursos com nota igual ou superior a 3 são recomendados pela CAPES ao reconhecimento (cursos novos) ou renovação do reconhecimento (cursos em funcionamento) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC). Somente os cursos reconhecidos pelo CNE/MEC estão autorizados a expedir diplomas de mestrado e/ou doutorado com validade nacional. AVALIAÇÃO
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48 áreas de avaliação Geociências AVALIAÇÃO – CIÊNCIA CARTOGRÁFICA Ciências Atmosféricas Ciências Oceanográficas Ciências Geofísicas Ciências Geológicas Ciências Geodésicas Geodésia Cartografia Sensoriamento Remoto
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AVALIAÇÃO – GEOCIÊNCIAS Dados Avaliação Trienal de 2010, período 2007-2009.
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Crescimento nacional do número de programas de mestrado e doutorado 1990-1999: 60% mestrado 77% doutorado 2000-2009 : 72% mestrado 88% doutorado EVOLUÇÃO DO SNPG
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EVOLUÇÃO DO SNPG - GEOCIÊNCIAS 1990: 27 programas de mestrado e 16 de mestrado e doutorado. 1999: 39 programas de mestrado e 27 programas de mestrado e doutorado. 2000-2009: 50 programas de mestrado e 37 programas de mestrado e doutorado. Evolução do número de programas de mestrado e de doutorado em Geociências no país no período de 1987-2009
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DISTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS NO BRASIL 48% 20% 8% 6%
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Média Nacional: 5,3 por 1.000 habitantes. Média na região Norte: 2,67 por 1.000 habitantes. Média na região Nordeste: 2,92 por 1.000 habitantes. Acima da média nacional: Paraná - 5,7 mestres por 1.000 habitantes. FORMAÇÃO DE MESTRES NO BRASIL
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Média Nacional: 1,9 doutores por 1.000 habitantes. Média na região Sudeste: 2,6 por 1.000 habitantes. Média na região Sul: 1,9 por 1.000 habitantes. Média na região Nordeste: 1,0 por 1.000 habitantes. Média na região Norte: 0,9 por 1.000 habitantes. FORMAÇÃO DE DOUTORES NO BRASIL
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Produção Científica: artigos científicos, livros, relatórios e patentes. 1980: 5 mil doutores e o equivalente em produtos científicos. 2011: 12 mil doutores e 16 mil produtos científicos. Crescimento evidenciado a partir de 1990. DOUTORES – PRODUÇÃO CIENTÍFICA
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1º Estados Unidos: 28,6% da produção mundial 2º China: 9,95% 3º Alemanha: 7,5%. 13º Brasil: 2,7% - 32 mil artigos publicados (2010). PRODUÇÃO MUNDIAL DE CONHECIMENTO
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Aumento do número de ofertas de programas de pós- graduação no Brasil. Crescimento do número de doutores titulados. Aumento da produção de conhecimento. Contribuição da Pós-Graduação para o avanço na produção de conhecimento, tecnologia e inovação. CONCLUSÃO
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CAPES, F. Apresenta informações gerais sobre o Sistema Nacional de Pós- Graduação brasileiro. Disponível em:. Acesso em: 11 jul, 2014. CAPES. Documento de Área 2013. Disponível em. Acesso em: 12 jul, 2014. PÁTARO, C. S. O.; MEZZOMO, F. A. Sistema Nacional de Pós-Graduação no Brasil: estrutura, resultados e desafios para política de estado – Lívio Amaral. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 2, n. 3, jul./dez. 2013. REFERÊNCIAS
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