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MÓDULO VII – Airport Safety

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Apresentação em tema: "MÓDULO VII – Airport Safety"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO VII – Airport Safety
OPERAÇÕES EM AEROPORTOS Prof. Anderson Ribeiro Correia, Ph.D.

2 SEGURANÇA OPERACIONAL
distribuição dos acidentes undershoot,veer-off, overrun não-conformidades situação brasileira referências internacionais

3 Distribuição dos Acidentes
SEGURANÇA OPERACIONAL 01-38 Distribuição dos Acidentes Pesquisa Internacional de 25 anos da Associação de Pilotos de Empresas Aéreas (Ashford and Wright, 1992): 5%: em rota 15%: entorno de aeroportos 80%: dentro do sítio aeroportuário

4 Distribuição Geográfica Média dos Acidentes
SEGURANÇA OPERACIONAL 02-38 Distribuição Geográfica Média dos Acidentes No. de Acidentes Local 466 Overrun 402 Veer-off 278 Undershoot

5 SEGURANÇA OPERACIONAL
03-38 Undershoot

6 SEGURANÇA OPERACIONAL
04-38 Veer-off

7 SEGURANÇA OPERACIONAL
05-38 Overrun

8 Frequência de anomalias por categoria em overrun no pouso
SEGURANÇA OPERACIONAL 06-38 Frequência de anomalias por categoria em overrun no pouso Hall et al, 2008

9 Frequência de anomalias por categoria em undershoot no pouso
SEGURANÇA OPERACIONAL 07-38 Frequência de anomalias por categoria em undershoot no pouso Hall et al, 2008

10 Frequência de anomalias por categoria em overrun na decolagem
SEGURANÇA OPERACIONAL 08-38 Frequência de anomalias por categoria em overrun na decolagem Hall et al, 2008

11 Não-conformidades em Aeroportos
SEGURANÇA OPERACIONAL 09-38 Não-conformidades em Aeroportos Obstáculos e objetos no sítio aeroportuário podem agravar a severidade dos acidentes. Exemplos: Ausência de área de segurança no final de pista; Obstáculos na faixa de pista; Valas de drenagem na faixa de pista; Distância insuficiente entre pistas e entre pistas e terminais.

12 Situação Brasileira em 8 Aeroportos Medeiros (2009)
SEGURANÇA OPERACIONAL 10-38 Situação Brasileira em 8 Aeroportos Medeiros (2009)

13 Ilustração da RESA “Runway End Safety Area”
SEGURANÇA OPERACIONAL 11-38 Ilustração da RESA “Runway End Safety Area”

14 SEGURANÇA OPERACIONAL
13-38

15 SEGURANÇA OPERACIONAL
14-38

16 SEGURANÇA OPERACIONAL
15-38

17 Referências Internacionais
SEGURANÇA OPERACIONAL 16-38 Referências Internacionais Um estudo (Eddowes et al, 2001) estimou a frequência desses eventos: - Veeroff / operação de decolagem: 1,9 x 10-7 - Veeroff / operação de pouso: ,6 x 10-7 - Overrun / operação de decolagem: 4,7 x 10-7 - Overrun / operação de pouso: ,7 x 10-7 - Undershoot / operação de pouso: 2,5 x 10-7

18 Comparativo Nacional vs. Internacional Medeiros (2009)
SEGURANÇA OPERACIONAL 17-38 Comparativo Nacional vs. Internacional Medeiros (2009) Evento Média Nacional ( ) Eddowes Veeroff por operação de decolagem 1,2 x 10-7 1,9 x 10-7 Veeroff por operação de pouso 9,8 x 10-7 5,6 x 10-7 Overrun por operação de decolagem - 4,7 x 10-7 Overrun por operação de pouso 11,0 x 10-7 15,7 x 10-7 Undershoot por operação de pouso 2,5 x 10-7

19 SEGURANÇA OPERACIONAL
18-38 Aeroportos mais Críticos ( ) Valores superiores à media nacional Medeiros (2009) Alguns aeroportos mais expostos ao risco de acidentes nas categorias em questão, em função do movimento operacional, em nível nacional: Manaus Carajás Navegantes Florianópolis Goiânia Vitória Brasília Santos Dumont Congonhas Guarulhos Londrina Porto Alegre Cuiabá

20 Resumo de Eventos por Aeroporto (1991-2006)
SEGURANÇA OPERACIONAL 19-38 Resumo de Eventos por Aeroporto ( ) Fonte: CENIPA

21 Frequência de Eventos (1991-2006)
SEGURANÇA OPERACIONAL 20-38 Frequência de Eventos ( )

22 SEGURANÇA OPERACIONAL
21-38 Conclusões Média nacional está próxima a valores de referência internacional; Indicação dos aeroportos com maior incidência em nível nacional nas categorias de acidentes apresentadas neste trabalho; Recomendações: Implementar ações práticas para reduzir risco em aeroportos com incidência acima de valores aceitáveis. Aeroportos: projeto e manutenção adequada para reduzir risco e severidade de acidentes.

23 SEGURANÇA OPERACIONAL
22-38 Anexo I: Modelagem da probabilidade de acidentes Anexo II: Metodologia OACI para avaliação de risco

24 SEGURANÇA OPERACIONAL
23-38 Anexo I: Modelagem da probabilidade de acidentes (Estudo ACRP – TRB: Airport Cooperative Research Program / Transportation Research Board )

25 SEGURANÇA OPERACIONAL
24-38 Modelagem de Overrun

26 Modelagem de Undershoot
SEGURANÇA OPERACIONAL 25-38 Modelagem de Undershoot

27 Modelagem de Desvio Lateral
SEGURANÇA OPERACIONAL 26-38 Modelagem de Desvio Lateral

28 SEGURANÇA OPERACIONAL
27-38 Tendência Típica

29 Referências para Desvio Lateral
SEGURANÇA OPERACIONAL 28-38 Referências para Desvio Lateral

30 SEGURANÇA OPERACIONAL
29-38 Anexo II: Metodologia OACI para avaliação de risco Safety Management Manual (SMM)

31 Condições Latentes de um Acidente
SEGURANÇA OPERACIONAL 30-38 Condições Latentes de um Acidente

32 Processo para Melhoria de Processos Organizacionais
SEGURANÇA OPERACIONAL 31-38 Processo para Melhoria de Processos Organizacionais

33 SEGURANÇA OPERACIONAL
32-38

34 Violações da Segurança
SEGURANÇA OPERACIONAL 33-38 Violações da Segurança

35 Importância de Atuar nas Etapas Preditivas e Pró-ativas
SEGURANÇA OPERACIONAL 34-38 Importância de Atuar nas Etapas Preditivas e Pró-ativas

36 SEGURANÇA OPERACIONAL
35-38

37 SEGURANÇA OPERACIONAL
36-38

38 SEGURANÇA OPERACIONAL
37-38 Matriz de Severidade

39 Gerenciamento do Risco
SEGURANÇA OPERACIONAL 38-38 Gerenciamento do Risco

40 obrigado pela atenção


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