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MÓDULO VII – Airport Safety
OPERAÇÕES EM AEROPORTOS Prof. Anderson Ribeiro Correia, Ph.D.
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SEGURANÇA OPERACIONAL
distribuição dos acidentes undershoot,veer-off, overrun não-conformidades situação brasileira referências internacionais
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Distribuição dos Acidentes
SEGURANÇA OPERACIONAL 01-38 Distribuição dos Acidentes Pesquisa Internacional de 25 anos da Associação de Pilotos de Empresas Aéreas (Ashford and Wright, 1992): 5%: em rota 15%: entorno de aeroportos 80%: dentro do sítio aeroportuário
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Distribuição Geográfica Média dos Acidentes
SEGURANÇA OPERACIONAL 02-38 Distribuição Geográfica Média dos Acidentes No. de Acidentes Local 466 Overrun 402 Veer-off 278 Undershoot
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SEGURANÇA OPERACIONAL
03-38 Undershoot
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SEGURANÇA OPERACIONAL
04-38 Veer-off
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SEGURANÇA OPERACIONAL
05-38 Overrun
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Frequência de anomalias por categoria em overrun no pouso
SEGURANÇA OPERACIONAL 06-38 Frequência de anomalias por categoria em overrun no pouso Hall et al, 2008
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Frequência de anomalias por categoria em undershoot no pouso
SEGURANÇA OPERACIONAL 07-38 Frequência de anomalias por categoria em undershoot no pouso Hall et al, 2008
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Frequência de anomalias por categoria em overrun na decolagem
SEGURANÇA OPERACIONAL 08-38 Frequência de anomalias por categoria em overrun na decolagem Hall et al, 2008
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Não-conformidades em Aeroportos
SEGURANÇA OPERACIONAL 09-38 Não-conformidades em Aeroportos Obstáculos e objetos no sítio aeroportuário podem agravar a severidade dos acidentes. Exemplos: Ausência de área de segurança no final de pista; Obstáculos na faixa de pista; Valas de drenagem na faixa de pista; Distância insuficiente entre pistas e entre pistas e terminais.
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Situação Brasileira em 8 Aeroportos Medeiros (2009)
SEGURANÇA OPERACIONAL 10-38 Situação Brasileira em 8 Aeroportos Medeiros (2009)
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Ilustração da RESA “Runway End Safety Area”
SEGURANÇA OPERACIONAL 11-38 Ilustração da RESA “Runway End Safety Area”
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SEGURANÇA OPERACIONAL
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SEGURANÇA OPERACIONAL
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SEGURANÇA OPERACIONAL
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Referências Internacionais
SEGURANÇA OPERACIONAL 16-38 Referências Internacionais Um estudo (Eddowes et al, 2001) estimou a frequência desses eventos: - Veeroff / operação de decolagem: 1,9 x 10-7 - Veeroff / operação de pouso: ,6 x 10-7 - Overrun / operação de decolagem: 4,7 x 10-7 - Overrun / operação de pouso: ,7 x 10-7 - Undershoot / operação de pouso: 2,5 x 10-7
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Comparativo Nacional vs. Internacional Medeiros (2009)
SEGURANÇA OPERACIONAL 17-38 Comparativo Nacional vs. Internacional Medeiros (2009) Evento Média Nacional ( ) Eddowes Veeroff por operação de decolagem 1,2 x 10-7 1,9 x 10-7 Veeroff por operação de pouso 9,8 x 10-7 5,6 x 10-7 Overrun por operação de decolagem - 4,7 x 10-7 Overrun por operação de pouso 11,0 x 10-7 15,7 x 10-7 Undershoot por operação de pouso 2,5 x 10-7
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SEGURANÇA OPERACIONAL
18-38 Aeroportos mais Críticos ( ) Valores superiores à media nacional Medeiros (2009) Alguns aeroportos mais expostos ao risco de acidentes nas categorias em questão, em função do movimento operacional, em nível nacional: Manaus Carajás Navegantes Florianópolis Goiânia Vitória Brasília Santos Dumont Congonhas Guarulhos Londrina Porto Alegre Cuiabá
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Resumo de Eventos por Aeroporto (1991-2006)
SEGURANÇA OPERACIONAL 19-38 Resumo de Eventos por Aeroporto ( ) Fonte: CENIPA
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Frequência de Eventos (1991-2006)
SEGURANÇA OPERACIONAL 20-38 Frequência de Eventos ( )
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SEGURANÇA OPERACIONAL
21-38 Conclusões Média nacional está próxima a valores de referência internacional; Indicação dos aeroportos com maior incidência em nível nacional nas categorias de acidentes apresentadas neste trabalho; Recomendações: Implementar ações práticas para reduzir risco em aeroportos com incidência acima de valores aceitáveis. Aeroportos: projeto e manutenção adequada para reduzir risco e severidade de acidentes.
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SEGURANÇA OPERACIONAL
22-38 Anexo I: Modelagem da probabilidade de acidentes Anexo II: Metodologia OACI para avaliação de risco
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SEGURANÇA OPERACIONAL
23-38 Anexo I: Modelagem da probabilidade de acidentes (Estudo ACRP – TRB: Airport Cooperative Research Program / Transportation Research Board )
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SEGURANÇA OPERACIONAL
24-38 Modelagem de Overrun
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Modelagem de Undershoot
SEGURANÇA OPERACIONAL 25-38 Modelagem de Undershoot
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Modelagem de Desvio Lateral
SEGURANÇA OPERACIONAL 26-38 Modelagem de Desvio Lateral
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SEGURANÇA OPERACIONAL
27-38 Tendência Típica
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Referências para Desvio Lateral
SEGURANÇA OPERACIONAL 28-38 Referências para Desvio Lateral
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SEGURANÇA OPERACIONAL
29-38 Anexo II: Metodologia OACI para avaliação de risco Safety Management Manual (SMM)
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Condições Latentes de um Acidente
SEGURANÇA OPERACIONAL 30-38 Condições Latentes de um Acidente
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Processo para Melhoria de Processos Organizacionais
SEGURANÇA OPERACIONAL 31-38 Processo para Melhoria de Processos Organizacionais
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SEGURANÇA OPERACIONAL
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Violações da Segurança
SEGURANÇA OPERACIONAL 33-38 Violações da Segurança
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Importância de Atuar nas Etapas Preditivas e Pró-ativas
SEGURANÇA OPERACIONAL 34-38 Importância de Atuar nas Etapas Preditivas e Pró-ativas
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SEGURANÇA OPERACIONAL
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SEGURANÇA OPERACIONAL
36-38
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SEGURANÇA OPERACIONAL
37-38 Matriz de Severidade
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Gerenciamento do Risco
SEGURANÇA OPERACIONAL 38-38 Gerenciamento do Risco
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obrigado pela atenção
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