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OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cenários e necessidades para a melhoria da qualidade.

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Apresentação em tema: "OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cenários e necessidades para a melhoria da qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cenários e necessidades para a melhoria da qualidade

2 Os resultados revelam estabilidade em patamares ainda distantes do desejável

3 EF Inic EF Fin EM L PortMatL PortMatL PortMat 1997186,5190,8250,0 283,9288,7 1999170,7181,0232,9246,4266,6280,3 2001165,1176,3235,2243,4262,3276,7 2003169,4177,1232,0245,0266,7278,7 2005172,3182,4231,9239,5257,6271,3 2007175,8193,5234,6247,4261,4272,9 2009184,3204,3244,0248,7268,8274,7 2011190,6209,6243,0250,6267,6273,6 2013185,7205,1239,4243,8256,6261,1 De fato, todas as médias, em todos os anos, estão abaixo dos níveis adequados de proficiência Língua PortuguesaMatemática 5º ano do ens. fundam.200225 9º ano do ens. fundam.275300 3º ano do ens. médio300350 Níveis Adequados de Proficiência

4 LeituraMatemática 5º ano Ensino Fundamental (2013)4035 9º ano Ensino Fundamental (2013)2311 Ensino Médio (2011)2910 Fonte: Qedu, para dados de 2013; Todos pela Educação, para 2011. Proporção de estudantes em níveis adequados de proficiência A inclusão de estudantes em níveis adequados de proficiência ainda é reduzida

5 Ensino Fundamental Anos Iniciais Ensino Fundamental Anos Finais Ensino Médio 200520072009201120132005200720092011201320052007200920112013 Total3,84,24,655,23,53,844,14,23,43,53,63,7 Pública3,644,44,74,93,23,53,73,943,13,23,4 Estad.3,94,34,95,15,43,33,63,83,9433,23,43,73,4 Munic.3,444,44,74,93,13,43,63,8 ----- Privada5,966,46,56,75,8 5,96 5,6 5,75,4 BRASIL – RESULTADOS DO IDEB – 2005 - 2013 Esse quadro emerge sintetizado no comportamento estável do Ideb, com algum progresso nos anos iniciais do ensino fundamental

6 MédiaLeituraMatemáticaCiências 2012 402410391405 2009401412386405 2006384393370390 2003383403356390 2000368396334375 Brasil – Resultados no PISA - OECD Em 2012: Média da OECD = 497 O Brasil ocupou a 57ª posição entre 65 países No Pisa, embora se observe algum progresso, o País ainda ocupa as últimas posições

7 Qualidade insatisfatória em cenário de crescimento do investimento público? Uma situação contraditória? 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 EVOLUÇÃO INVESTIMENTO EDUCAÇÃO COMO % DO PIB

8 Nível/etapaRealizado**% PIB per capita BR % PIB per capita OECD*** Mínimo necessário Educação Infantil 5.78221 23**** 6.263 E. F.–Anos Iniciais 5.87322 26 7.080 E. F. – Anos Finais 5.80921 27 7.352 Ensino Médio 5.90122 26 7.080 Fontes: MEC/INEP, IBGE e OECD (*) PIB per capita do Brasil em 2014 = R$ 27.229 (**) Atualização para 2014 pelo IPCA, a partir dos últimos valores divulgados pelo Site do INEP, relativos a 2013 (***) Proporções de 2011, no último Relatório Education at a Glance – 2014 (****) Refere-se apenas à etapa equivalente à pré-escola brasileira Brasil – Despesa pública por aluno ao ano – Gasto realizado e necessário – 2014 (em R$ e proporção do PIB per capita*) Ainda é preciso avançar em direção ao custo/aluno/qualidade

9 1.O enfrentamento das deficiências na etapa da alfabetização. 2. As coortes de estudantes nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio que trazem acúmulo de deficits de aprendizagem. 3. A expansão e a renovação das redes. 4. A valorização dos profissionais da educação e a melhoria da gestão de pessoal. 5. A melhoria da titulação formal dos profissionais e o imperativo de melhoria na qualidade dos seus cursos de formação. E os desafios são muitos, recuperando lacunas históricas:

10 6. A dificuldade de recrutamento de futuros profissionais entre os egressos com melhor desempenho no ensino médio. 7. A expansão da jornada escolar. 8. A redistribuição de recursos financeiros para os entes com menor receita (necessária) como limitador de investimentos adicionais nas redes mais avançadas. 9. A necessidade de estabelecer mecanismos cooperativos de financiamento que atendam não apenas à equidade na aplicação dos recursos mas que contemplem dotações de recursos relacionadas com o custo/aluno/qualidade. 10. A internalização efetiva dos resultados dos processos de avaliação externa como subsídio para orientação de políticas e de ação pedagógica na escola e na sala de aula.

11 Obrigado pela atenção! Contatos CONSED: Fone: (61) 2195 8650 E-mail: consed@consed.org.brconsed@consed.org.br Visite nosso portal: www.consed.org.brwww.consed.org.br


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