A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnólogos: profissionais do século XXI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnólogos: profissionais do século XXI"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnólogos: profissionais do século XXI

2 Vanessa Camara Direito – Universidade Ibirapuera Gestão em RH – FECAP
10 anos de experiência – atuação como Consultora Interna de RH Empresas: CH2M HILL Ericsson Telecomunicações IOB Informações Objetivas

3 HISTÓRIA Entre nós, os cursos tecnólogos são tidos como novos. Surgiram no Brasil há muito tempo atrás, mais precisamente a partir de 1808 com a vinda da família Real. Ano em que Dom João VI criou a Academia da Marinha e dois anos depois, a Academia Real Militar, além de instalar hospitais militares para funcionarem como escolas técnicas. Portanto a educação brasileira começa com a educação tecnológica.

4 CENÁRIO ANTIGO O perfil clássico de quem cursava o tecnólogo era o de pessoas que já estavam no mercado, mas pensavam em fazer um curso superior porque não haviam concluído a faculdade ou mesmo nunca haviam tido a oportunidade de começar uma graduação. Em regra esse profissional tinha entre 25 e 30 anos e não possuía curso superior.

5 CENÁRIO ATUAL O período de 2004 a 2006 foi a volta por cima dos tecnólogos com mais de cursos de tecnologia. Cada vez mais o profissional tecnólogo tem se tornado uma peça chave no mercado de trabalho, pois são cursos focados a empreendimentos específicos para atender as rápidas mudanças do mundo!

6 CENÁRIO ATUAL O mercado de curso superior de tecnologia, pela existência de novas profissões, se expandiu. Em vez de ser curso de curta duração para adulto, o tecnólogo virou opção para novas profissões, e com isso, o público se diversificou. Temos desde o jovem que saiu do ensino médio e quer seguir uma carreira que nem tem uma graduação tradicional como opção até o médico que faz o curso de gastronomia por hobby.

7 ALGUNS NÚMEROS O número de cursos superiores de tecnologia cresceu 96,67% entre 2004 e 2006, passando de para em todo o país, segundo dados do Ministério da Educação. Só no Estado de SP, de 1998 a 2004, a quantidade de alunos ingressantes nas graduações tecnológicas aumentou 395% de acordo com o Censo Nacional da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

8 RESUMINDO Os cursos de graduação tecnológica são de nível superior, de curta duração (dois a três anos), com foco nas necessidades do mercado, abertos a concluintes do ensino médio ou equivalente aos que já têm diploma universitário e querem se especializar. Foram criados para responder a demanda por preparação, formação e aprimoramento educacional e profissional, quando nem o mercado pode esperar tanto tempo por profissionais qualificados, nem estes querem despender 04 ou mais anos de sua vida em uma graduação convencional.

9 RESUMINDO O tecnólogo é um profissional capaz de desenvolver tarefas próprias de uma determinada área profissional. Tem formação mais específica, voltada à gestão, desenvolvimento e difusão de processos tecnológicos. Contemplam pontos disciplinares e interdisciplinares que dão ao aluno sólida formação científica, voltados à compreensão teórica das operações a executar em área e nicho de mercado bem determinados.

10 COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DO FUTURO
Atualização constante Idiomas Multidisciplinar Habilidade para trabalhar em vários cenários Hands on Energia Comunicação Carisma Foco no cliente

11 CURRÍCULO O primeiro passo para disputar uma vaga é saber preparar um bom currículo. A falta de informação pode atrapalhar, mas o excesso também. Fazer um currículo não se resume a sentar diante do computador e escrever tudo o que fez. Ele tem que ser atraente o suficiente para o empregador ter vontade de ler até o final.

12 CURRÍCULO O que deve conter no currículo: * dados pessoais * objetivo/área de interesse * resumo das experiências e habilidades * formação * histórico profissional * cursos e informações complementares O currículo deve conter no máximo 02 páginas 1ª análise do recrutador leva em média 7 segundos

13 CURRÍCULO Não minta no currículo – os profissionais de Recursos Humanos sabem como descobrir se as informações são verdadeiras ou não: * experiência * idiomas * idade * local de residência Não mencione no currículo o salário que você quer ganhar; não pega bem. Depois de ter feito um bom currículo, certamente você será chamado para uma entrevista e aí sim terá a chance de dizer quanto quer ganhar, pessoalmente.  

14 CURRÍCULO 1 - Elabore seu currículo tendo em mente seu objetivo e procure colocar as informações por ordem de importância. Informe primeiro as suas realizações/conquistas, atividades mais significativas e mais diretamente relacionadas com o cargo desejado, depois inclua as informações acessórias que podem ser úteis. 2 - Não usar abreviações. Se utilizar siglas, escrever logo de seguida o seu significado. Se utilizar números, não escrever por extenso; 3 - Somente use outro idioma em seu currículo quando enviar o currículo a uma multinacional ou quando o próprio anúncio exija. 4 - Use a primeira pessoa. Exemplo: Implantei, construí, vendi, organizei etc.

15 CURRÍCULO 5 - Cuidado com erros de ortografia e gramática. A redação deve ser clara, objetiva, em ótimo português ou idioma em que seja elaborado o mesmo, mas completo nas informações relevantes. Solicite uma revisão para um amigo que tenha bom domínio do português escrito. 6 - A informação apresentada deve ser honesta e verídica e sem exageros. 7 - Não utilize formulário-padrão. Ao responder a um anúncio personalize o currículo para aquela empresa valorizando pontos em função dos requisitos do anúncio. 8 - A realização de muitos estágios/empregos pode indicar instabilidade.

16 CURRÍCULO 9 - Use palavras positivas e que revelem dinamismo. 10 - Não junte cartas de referencias ou certificados de conclusão. Somente envie se solicitado. 11 - Não envie fotos com seu currículo exceto se solicitado. Neste caso envie uma foto séria. 12 - Não cite dados como nome dos pais, cor, altura, números de documentos (CPF, RG, titulo de eleitor etc). 13 - Somente coloque referencias pessoais no currículo se a empresa solicitar. Informe nomes de pessoas que possam fornecer informações sobre sua identidade/ capacidade /honestidade pessoal. Deve-se ter cuidado todo especial na seleção de pessoas indicadas como fontes de referencias, quer pelo grau de amizade, como de confiabilidade.

17 Você tem um excelente currículo e foi chamado para a entrevista......
e agora???

18 MARKETING PESSOAL Marketing é o conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Marketing pessoal é um profissional fazer exatamente a mesma coisa, só que em benefício da própria carreira

19 MARKETING PESSOAL Nós começamos a aplicar isso às nossas carreiras a partir do momento em que o nível dos candidatos no mercado de trabalho começou a ficar muito igual. É a habilidade que um funcionário tem de aparecer sem ser chato e de conseguir a simpatia da chefia sem ser puxa-saco.

20 MARKETING PESSOAL 1 - Liderança 6 - Integridade
2 – Confiança 7 – Otimismo 3 – Visão Responsabilidade 4 – Espírito de equipe 9 - Empatia 5 – Maturidade Foco

21 MARKETING PESSOAL Instrumento fundamental para que você se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado. Ninguém compra seu talento e competência se não descobrir que você os tem. Entre dois candidatos a uma vaga de emprego ou promoção na carreira, certamente a escolha irá recair naquele com melhor imagem, trato e apresentação.

22 MARKETING PESSOAL / ETIQUETA PROFISSIONAL
A importância de se preocupar com a etiqueta profissional é não colocar negócios a perder, porque a imagem mal colocada põe a carreira em risco. É uma grande responsabilidade, pois o comportamento do profissional funciona como um espelho da instituição que o contratou, perante os clientes

23 DICAS PARA VALORIZAR SUA IMAGEM
INVISTA EM SUA SAÚDE As empresas estão dando um valor cada vez maior às suas atitudes, à sua postura e ao seu modo de proceder. Alimente-se muito bem. Durma o necessário. Mantenha a forma.

24 Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica.
DICAS PARA VALORIZAR SUA IMAGEM INVISTA EM SEU VISUAL Faça a barba diariamente. Não abuse da maquiagem. Cuide de seus dentes. Use roupas apropriadas à cada ocasião. Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica.

25 DIVULGUE SUA MARCA / IMAGEM
Cartão de apresentação sempre à mão. Diga sempre quem você é. Divulgue o que você faz. Pontualidade: Marca das pessoas bem-educadas. No Brasil, é um atributo ainda desprezado por muitos. Exatamente por isso, destaca positivamente o profissional que faz uso dela.

26 Quando não faz isso, comete extrema grosseria.
DIVULGUE SUA MARCA / IMAGEM Resposta: Adote como norma de conduta responder sempre à sua correspondência (cartas e s) e aos seus telefonemas. Quando não faz isso, comete extrema grosseria. Sorriso: Estabeleça como meta dar no mínimo cinco sorrisos por dia. O sorriso é a mais poderosa arma para você fazer amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas.

27 VALORIZE SUAS QUALIFICAÇÕES
Seu valor é único Faça da melhor forma possível Não faça nada pela metade Impressione de cara Perca a humildade e quando errar, assuma. Quando apontar um problema, tente trazer a solução Não dê opiniões sem ter certeza.

28 PLANEJANDO O SUCESSO Liste seus pontos fortes bem como os fracos. Estabeleça objetivos e defina metas. Seja rigorosamente determinado. Fale sempre bem da sua empresa e defenda-a, pois você a representa.

29 ATITUDES QUE VOCÊ DEVE EVITAR
Nunca abandone um trabalho sem mais nem menos. Não faça entrevistas ou fale em público sem estar preparado. Não fale mal da vida alheia. Falar mal da empresa onde trabalhou é pecado mortal. Valorize colegas e chefes, mostrando que acredita em trabalho em equipe. Negatividade: Aprenda a ser positivo nas palavras, pensamentos e ações. Ninguém gosta de conviver nem empregar uma pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de tudo e de todos.

30 ETIQUETA GLOBAL - HOMENS
ATITUDES POSITIVAS Ternos: azul-marinho, preto e cinza Calças cinza e caqui sociais Camisas sociais brancas e azuis Sapatos sociais pretos Gravatas de vários padrões Relógio de boa qualidade Pasta de boa qualidade

31 ETIQUETA GLOBAL - MULHERES
ATITUDES POSITIVAS Tailleur de saia Ternos e blazers Vestidos de corte retos Saias retas Camisas e blusas com calças e saias Malhas avulsas Sapatos com e sem saltos Poucas jóias Bolsa de cor neutra

32 ETIQUETA GLOBAL - MULHERES
ATITUDES NEGATIVAS Short e bermuda Combinação de cores e estampas berrantes Excesso de bijouterias Maquiagem forte Perfumes fortes Tecidos transparentes Tubo preto justo Saias muito curtas, com fendas e decotes acentuados Barriga de fora

33 DÚVIDAS???

34 Contato: vancsousa@gmail.com
MUITO OBRIGADA !! Contato:


Carregar ppt "Tecnólogos: profissionais do século XXI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google