A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2° Encontro do GD de TIC 07/05/2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2° Encontro do GD de TIC 07/05/2015"— Transcrição da apresentação:

1 2° Encontro do GD de TIC 07/05/2015
Evasão em EAD 2° Encontro do GD de TIC 07/05/2015

2 Informes Informes gerais Escolha de quem fará a síntese do encontro
Proposta de mudanças no Blog Ensinar a assinar o Blog

3 Compartilhamento Google Analytics - apresentação dos principais dados oferecidos pela ferramenta. (Fernanda Ribeiro e Thiago Luis)

4 Pauta do 2° encontro do GD TIC
Apresentação dos dados de evasão em EAD do Censo EAD/ABED – 2013 Apresentação dos dados de evasão em EAD dos Projetos Prêmio Itaú-Unicef (PIU) e Olimpíada da Língua Portuguesa (OLP) Apresentação e contextualização da pesquisa de evasão dos cursos do PIU Trabalho em grupo

5 Dados nacionais - CENSO EAD.BR 2013
De acordo com o CENSO EAD.BR 2013 realizado pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância -, o CENPEC oferece cursos livres não corporativos, definidos como: curso que não precisa de autorização de órgão normativo para ser oferecido ao público interessado. Nesse levantamento, um curso de extensão é considerado livre. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EaD.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: Ibpex,

6 Obstáculos em relação a EAD
Além da evasão, que é o maior obstáculo para a realização de cursos a distância, há outros importantes itens apontados pela pesquisa que se relacionam com a implementação de tais cursos como: a falta de adaptação dos alunos à metodologia - 19,6% a migração do curso presencial para o a distância - 12,8% a resistência dos alunos - 10,7% a resistência dos professores - 9,8%

7 Evasão – Censo.br - ABED A evasão de alunos é apontada como o maior obstáculo enfrentado na execução de cursos de EAD (15,4%)

8 Conceito Evasão: s.f. - que nomeia o ato de evadir-se, de fuga, de escape, de sumiço. É a ação de abandono de alguma coisa; desistência, abandono de algo. Abandono: s.m. - ação ou resultado de abandonar; condição ou estado do que foi abandonado; situação de desamparo, desistência. Adesão: s.f. - ação ou resultado de aderir, de ligar-se ou estar ligado fisicamente a algo; postura favorável a uma ideia, movimento, apoio; filiação a partido, associação etc. Referência: Aulete digital Evasão e abandono estão relacionados a uma adesão inicial? O que podemos considerar como tal?

9 Cursos online do CENPEC
Os cursos da Olimpíada da Língua Portuguesa e do Prêmio Itaú-Unicef consideram, para elaboração de seus relatórios quantitativos em relação a adesão/evasão de participantes, as seguintes categorias: INSCRITOS: fizeram sua inscrição preenchendo seus dados no sistema. MATRICULADOS: aqueles que acessaram o ambiente do curso pelo menos uma vez (Inscritos – [nunca acessaram + desistentes]) CURSISTAS: aqueles que realizaram ao menos uma atividade no curso CERTIFICADOS: aqueles que cumpriram os requisitos mínimos necessários para obtenção de certificado, explicitados no momento da inscrição e de início do curso. DESISTENTES: aqueles que oficializaram por a solicitação de cancelamento da inscrição no curso em qualquer momento

10 Dados dos cursos online do CENPEC
Como calcular a evasão nos cursos? = Certificados – Inscritos PIU = 69% OLP = 71% = Certificados – matriculados PIU = 58% OLP = 65% = Certificados – cursistas PIU = 45% OLP = 35%

11 Pesquisa de Evasão em EAD - PIU
Perfis de participantes dos cirsos Durante o ano de 2014 foi feita uma pesquisa com todos os participantes dos cursos a distância do Prêmio Itaú- Unicef em 2013 dentro dos seguintes perfis: Inscritos: Matriculados Cursistas que não atingiram a certificação O formulário da pesquisa pode ser acessado no seguinte endereço:

12 Pesquisa de Evasão em EAD - PIU
Campos da pesquisa Para o trabalho de hoje foram selecionadas somente as questões fechadas da pesquisa sobre os seguintes campos: Perfil Perfil de usuário Perfil de uso da internet Experiência com curso a distância Hipóteses sobre a evasão Motivação para a realização do curso Clareza das informações fornecidas sobre o curso Problemas técnicos enfrentados e suporte oferecido Adaptação à metodologia

13 Pesquisa de Evasão em EAD
Em relação a evasão, com base nas ligações que eram realizadas para os usuários nos anos de a 2013, partiu das seguintes hipóteses: Motivação para a realização do curso Clareza das informações fornecidas sobre o curso Problemas técnicos enfrentados e suporte oferecido Adaptação à metodologia

14 Causas da evasão em cursos livres EAD - ABED

15 Trabalho em grupo Cada grupo vai olhar os dados da pesquisa separados por perfil de participação e observar: O que mais chama atenção nos dados apresentados em cada bloco? Por quê? Vocês sugerem algum cruzamento de dados no grupo analisado?


Carregar ppt "2° Encontro do GD de TIC 07/05/2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google