A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transtornos Alimentares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transtornos Alimentares"— Transcrição da apresentação:

1 Transtornos Alimentares
Outros Transtornos Transtornos Alimentares

2 TRANSTORNOS ALIMENTARES
São transtornos mentais graves, crônicos, que acometem principalmente os adolescentes e adultos jovens, mais do sexo feminino, levando a danos psicológicos, sociais e clínicos, podendo, nos casos extremos, acarretar a morte. Cada vez mais freqüentes no cultura do excesso e da insegurança -

3 Transtornos Alimentares
As características comportamentais gerais são a preocupação excessiva com o peso e a aparência do corpo acarretando comportamentos alimentares prejudiciais a saúde, dificuldades no relacionamento social e sofrimento.

4 CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES PELO CÓDIGO INTERNACIONAL DE DOENÇAS - CID 10
-ANOREXIA NERVOSA – - ANOREXIA NERVOSA ATÍPICA - Transtornos que apresentam algumas das características da anorexia nervosa mas cujo quadro clínico global não justifica tal diagnóstico. Por exemplo,ausência do temor acentuado de ser gordo na presença de uma acentuada perda de peso e de um comportamento para emagrecer.

5 CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES PELO CÓDIGO INTERNACIONAL DE DOENÇAS - CID 10
-BULIMIA NERVOSA – -TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA – O paciente come sem fome até sentir-se repleto e com culpa. Pode ter relação com a obesidade, as dietas para emagrecer não funcionam. Apresentam auto-crítica negativa com sintomas depressivos e ansiosos. -TRANSTORNO ALIMENTAR NÃO ESPECIFICADO. Incluem todos outros transtornos, inclusive a orthorexia, vigorexia, drunkorexia,diaberexia etc...

6 Transtornos Alimentares

7 Anorexia Nervosa Ocorre em cerca de 1 a 2% da população feminina, freqüentemente com início entre 13 e 20 anos.

8 Anorexia Nervosa Distúrbio psicológico - essencialmente um comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo”.

9 Anorexia Nervosa O cliente tem um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando abaixo do peso.

10 Subtipos da Anorexia Nervosa
Tipo Restritivo: através de dietas, jejuns e exercícios excessivos. Tipo Periódico purgativo

11 Como ele se vê... Distorção da imagem corporal e o comportamento irracional de emagrecimento O comportamento é introvertido; Isolamento social com tendências a depressão, exagero nas atividades físicas mania de perfeição na escola e no trabalho grande cobrança em relação aos cuidados com o corpo.

12 Bulimia Nervosa É mais comum que a anorexia, com estimativa de 2 a 3% da população feminina e uma prevalência de 4 a 15% das estudantes de 2º e 3º graus.

13 Bulimia Nervosa Tipicamente, a idade de início situa-se entre 15 e 18 anos. Uma em cada cinco pessoas com bulimia é do sexo masculino.

14 Bulimia Nervosa A bulimia é um transtorno alimentar aonde as principais características são os episódios de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios para evitar o ganho de peso. As pessoas que sofrem de bulimia vivem em um circulo vicioso de compulsão-purgação.

15 Bulimia Nervosa

16 Bulimia Nervosa A pessoa pode fazer uso de laxativos ou dieta,jejum rigoroso , prática de ginástica exagerada Os comportamentos compensatórios mais comum são os vômitos para se contrapor aos efeitos da ingesta excessiva.

17 Complicações Clínicas
Inchaço e dor nas glândulas salivares (por indução ao vômito); Úlcera estomacal; Desequilíbrio na excreção; Desidratação; Arritmia cardíaca, casos severos: ataque cardíaco Aumento da probabilidade de suicídio; Diminuição do libido.

18 Como o bulímico se vê... paciente com vergonha de seu problema que causa: - sentimento de inferioridade auto-estima baixa. O paciente reconhece o absurdo de seu comportamento – não controla Geralmente estão dentro do seu peso ou um pouco acima.

19 Como o bulímico se vê... Tentativas de dieta estão sempre sendo realizadas isolamento e distanciamento social Não consegue se saciar com o que o meio oferece e depois rejeita aquilo que conseguiu colocar para dentro. Este tipo de funcionamento simboliza algo que o emocional está tentando comunicar.

20 SINTOMATOLOGIA

21 ETIOLOGIA DE AMBAS Predisposição genética Social
Pressão da família e do grupo social Alterações neuroquímicas cerebrais – nível nas concentrações de serotonina e noradrenalina (TC)

22 Ingestão Excessiva (hiperfagia)
A ingestão excessiva consiste no consumo rápido de grandes quantidades de alimentos em um período curto, embora não haja concordância sobre quantas calorias constituem exatamente uma ingesta excessiva.

23 Ingestão Excessiva (hiperfagia)

24 Ingestão Excessiva (hiperfagia)
O cliente tem uma fome insaciável, fazendo com que a pessoa coma compulsivamente, constituindo uma causa de sofrimento, com sensação de falta de controle sobre o comportamento alimentar, mas sem os comportamentos utilizados para evitar o ganho de peso.

25


Carregar ppt "Transtornos Alimentares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google