A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Técnico em Enfermagem Higiene e Profilaxia Prof. Vanessa Sampáio Cravo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Técnico em Enfermagem Higiene e Profilaxia Prof. Vanessa Sampáio Cravo."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Enfermagem Higiene e Profilaxia Prof. Vanessa Sampáio Cravo

2 É uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida.

3 Maturação sexual Métodos contraceptivos Doenças Sexualmente Transmissíveis Prevenção contra o uso de Drogas Alerta sobre os prejuízos do uso de anabolizantes. Conflitos sexuais Anorexia e bulimia nervosa

4 A medição da maturidade sexual é baseada no desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (desenvolvimento dos seios, menarca e pêlos púbicos no sexo feminino, e desenvolvimento dos órgãos reprodutores e pêlos púbicos no sexo masculino). Estes dados só podem ser utilizados para caracterizar a maturação, quando recolhidos na puberdade ou adolescência (dado que é aí que surgem)

5

6

7 Nada melhor do que poder escolher o melhor momento para ter um filho, não é verdade? Já pensou o que significa ter um filho em plena adolescência? E sem querer? Uma grande encrenca, com certeza. Mas é possível se prevenir. E fique atento porque, não sei se você sabe, muitos adolescentes têm engravidado sem querer. Então, que tal fazer a coisa certa, na hora certa?

8

9 A orientação sexual da maioria é chamada de heterossexual por se manifestar por uma pessoa do sexo diferente. Tem também a orientação chamada homossexual, pois ocorre entre pessoas do mesmo sexo, e a bissexual, quando a pessoa sente atração por pessoas dos dois sexos.

10 Primeiro: não se sabe por que algumas pessoas sentem atração sexual por pessoas do mesmo sexo. Muitas hipóteses são levantadas, mas nenhuma delas foi comprovada. Segundo: não existe nada de doentio na homossexualidade. Ela é um dos caminhos possíveis que o desejo sexual pode tomar. Tanto é assim que, hoje em dia, não se fala mais em opção sexual, mas em orientação sexual: o desejo sexual se orienta de uma maneira ou de outra, e algumas pessoas têm o desejo orientado para outras pessoas do mesmo sexo.

11 Mesmo que você não seja homossexual nem tenha ninguém próximo que seja, lute contra o preconceito. Afinal, a juventude existe para que o mundo se modifique, se torne cada vez melhor. E não existe nada mais digno, mais humano, do que aceitar as diferenças. Pense em como o mundo seria chato se todos fossem iguaizinhos.

12 Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se vê obesa. Com medo de engordar, exagera na atividade física, jejua, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos. É um transtorno que se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também em homens. Às vezes, os pacientes anoréxicos chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição e o índice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos.

13

14 Na bulimia nervosa, as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos (episódios de comer compulsivo ou episódios bulímicos) e, depois, utilizam métodos compensatórios, tais como vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar. Diferentemente da anorexia nervosa, na bulimia não há perda de peso, e assim médicos e familiares têm dificuldade de detectar o problema. A doença ocorre mais freqüentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer mais raramente em homens e mulheres com mais idade.

15

16 O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimentos de culpa e de vergonha.

17

18 VacinaPrevine contraIdade AdequadaDose Hepatite BHepetite BEntre 11 e 19 anos1ª dose DTDifeteria e tétanoEntre 11 e 19 anos1ª dose FAFebre amarelaEntre 10 e 20 anosDose inicial SCRSarampo, caxumba e rubéola Entre 11 e 19 anosÚnica Heptatite BHepatite B30 dias após a 1ª dose 2ª dose Hepatite B 6 meses após a 2ª dose 3ª dose DTDifeteria e tétano2 meses após a 1ª dose 2ª dose DTDifeteria e tétano2 meses após a 2ª dose 3ª dose DTDifeteria e tétano10 anos após a 3ªdose Reforço Febre amarela De 10 em 10 anosReforço


Carregar ppt "Curso Técnico em Enfermagem Higiene e Profilaxia Prof. Vanessa Sampáio Cravo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google