A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implantação e manejo Luciane Costa de Oliveira Fonte: Manual Agroflorestal para Mata Atlântica, 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implantação e manejo Luciane Costa de Oliveira Fonte: Manual Agroflorestal para Mata Atlântica, 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Implantação e manejo Luciane Costa de Oliveira Fonte: Manual Agroflorestal para Mata Atlântica, 2008.

2 Ingredientes para o desenvolvimento O sistema deve reunir um grande número de espécies (alto nível de biodiversidade interna do SAF) O SAF deve possibilitar a geração de produtos e alimentos limpos, isentos de contaminação por agrotóxico.

3 Ingredientes para o desenvolvimento Os agricultores devem poder contar com um forte e amplo apoio técnico, considerando desde a implantação e manejo de SAF’s até o processo de agregação de valor através do beneficiamento dos produtos gerados, e na busca de mercados que valorizem a sua origem.

4 Ingredientes para o desenvolvimento Os serviços de extensão rural nas atividades agroflorestais (governamentais e não- governamentais) devem promover intercambio de conhecimentos e experiências entre membros das comunidades agrícolas familiares;

5 Ingredientes para o desenvolvimento Os agricultores e os extensionistas devem aumentar sua capacidade de observar, de pesquisar e intercambiar suas experiências com os outros membros da sua associação ou comunidade; os extensionistas devem aprender a falar o linguajar dos agricultores.

6 Ingredientes para o desenvolvimento A partir das observações feitas na roça e no seu entorno, o agricultor e os técnicos da extensão passam a consolidar e diversificar seus próprios conhecimentos. Escolher espécies em função do clima e do solo (fertilidade e umidade)

7 Ingredientes para o desenvolvimento Escolher espécies prioritárias em função da segurança alimentar da família rural e/ou da sua capacidade de diversificar a renda familiar (espécies prioritárias comerciais). As espécies comerciais são escolhidas em função das demandas existentes no mercado presente e futuro.

8 Ingredientes para o desenvolvimento Acumular matéria orgânica no sistema através de capina seletiva e podas periódicas, e não utilizar fogo. Ficar atento às pragas e doenças, que indicam que está sendo feita alguma coisa de errado no manejo da agrofloresta.


Carregar ppt "Implantação e manejo Luciane Costa de Oliveira Fonte: Manual Agroflorestal para Mata Atlântica, 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google