A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Prof. Dr. Corlett,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Prof. Dr. Corlett,"— Transcrição da apresentação:

1 Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Prof. Dr. Corlett, F.M.F Introdução à Fruticultura

2 Perfil profissional Participa do planejamento, executa e monitora as etapas da produção de plantas frutíferas; Planeja e acompanha a colheita e a pós-colheita de frutas, incluindo o controle de qualidade do produto; Atua no mercado de distribuição e comercialização de frutas, além de poder desempenhar atividades de extensão e associativismo;

3 Campo de atuação As possibilidades de atuação do Técnico em Fruticultura, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (BRASIL, 2009), incluem: – atividades em propriedades rurais; – empresas de consultoria na produção de frutas; – instituições de assistência técnica; – extensão rural e pesquisa; – comércio de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas e associações.

4 Campo de atuação Assim, os campos do profissional Técnico em Fruticultura incluem instituições e empresas que atuam em pesquisa e desenvolvimento; Prestação de serviços de assessoria e acompanhamento de atividades ligadas à fruticultura; Produção em complexo agroindustrial ou no desenvolvimento de empreendimentos próprios.

5 Competências profissionais identificar e analisar as características econômicas, sociais e ambientais da região/propriedade, identificando o tipo de pomar a ser implantado; planejar, organizar e monitorar: a exploração e manejo do solo de acordo com suas características; as alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento de frutíferas; a propagação em cultivos abertos ou protegidos, em viveiros e em casas de vegetação; o processo de aquisição, preparação, conservação e armazenamento da matéria prima e dos produtos agroindustriais; a produção de mudas (viveiros) e sementes.

6 Competências profissionais identificar os processos simbióticos, a absorção, de translocação e os efeitos alelopáticos entre solo e planta, planejando ações referentes aos tratos das culturas.

7 Competências profissionais selecionar e aplicar métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas, responsabilizando-se pela emissão de receitas de produtos agrotóxicos; planejar a acompanhar processos de colheita e a pós-colheita; identificar famílias de organismos e microorganismos, diferenciando os benéficos ou maléficos;

8 Competências profissionais implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção frutícola; identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de frutas; projetar e aplicar inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão de empreendimentos.


Carregar ppt "Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Prof. Dr. Corlett,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google