A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A crise do feudalismo História a – aula 18

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A crise do feudalismo História a – aula 18"— Transcrição da apresentação:

1 A crise do feudalismo História a – aula 18
Século xiv História a – aula 18

2 Causas Contradições Campo e Cidade. Estagnação Comercial.
A Crise Agrícola. A Superrexploração Feudal. A Grande Fome (1315 – 1317). Insurreições Camponesas.

3 A Peste Negra Nos porões dos navios que vinham do Oriente, entre os anos de 1346 e 1352, chegavam ratos. Estes ratos estavam contaminados com a bactéria Pasteurella Pestis. As pulgas destes roedores transmitiam a bactéria aos homens através da picada.

4 Entre 1348 – 1351 a terça parte do mundo morreu.
20 milhões de pessoas morreram.

5 Multiplicaram-se os cortejos flagelantes, penitentes que faziam procissões com dorso nú chicoteando o seu predecessor. Diante da morte muitos entregaram-se à religiosidade profunda e outros às devassidões.

6 Sublevação de Etienne Marcel
INSURREIÇÕES CAMPONESAS E REVOLTAS POPULARES. Sublevação de Etienne Marcel Os desastres militares, na Guerra dos Cem Anos provocaram na França oposição contra o Governo Real.

7 Jacquerie – França 1358 Sublevação dos camponeses franceses contra os pesados impostos e às consequências da guerra.

8 Rebeliões Wat Tyler (Inglaterra)
Sublevações camponesas contra a miséria, a servidão e a exploração, para financiar a guerra. Teve o apoio de setores urbanos, a quem a taxa também penalizava.

9 Revolta dos Ciompi Sublevação dos trabalhadores assalariados dos lanifícios que passaram a participar dos órgãos diretivos da cidade.

10

11 C A U S Conflito Feudal Casamento de leonor de Aquitânia com Henrique II da Inglaterra (séc.XII)

12 DISPUTA PELA REGIãO DE FLANDRES
Economicamente importante devido ao comércio e indústria têxtil. A matéria-prima usada em Flandres vinha da Inglaterra.

13 Nobre Inglês e Rei da Inglaterra.
Eduardo III Nobre Inglês e Rei da Inglaterra. Neto de Filipe o Belo – lado materno. (izabel, a mãe era filha de Filipe o Belo).

14 Filipe de Valois Nobre Francês Sobrinho de Filipe o Belo – lado paterno. (filho de um irmão de Filipe o Belo).

15 Em maio de 1337, filipe VI confiscou o Feudo Aquitano.
A Guerra Em maio de 1337, filipe VI confiscou o Feudo Aquitano. Eduardo III respondeu não reconhecendo mais “Filipe, que se diz rei da França”. Fases da guerra 1337 –  Vitória inglesa. 1420 – 1453  vitória francesa.

16 Joana D'Arc

17 Sobre esse período, é correto afirmar que:
(UFSC) “Vamos pôr de lado a circunstância de um cidadão ter repugnância de outro; de quase nenhum vizinho socorrer o outro; de os parentes, juntos, pouquíssimas vezes ou jamais se visitarem, e quando faziam visita um ao outro, ainda assim só o fazerem de longe..”  BOCCACCIO, G. O Decamerão. São Paulo: Abril Cultural, 1981. O trecho acima, extraído da obra de Boccaccio, descreve o comportamento dos moradores de Florença, atingidos pela Peste Negra em 1347. Sobre esse período, é correto afirmar que:

18 01. a Peste Negra, conhecida hoje como peste bubônica, teve como elemento facilitador as péssimas condições de higiene das cidades feudais. 02. a Peste Negra foi interpretada por muitos médicos e leigos medievais como um castigo divino. 04. nesse momento, o comércio na Europa encontrava-se em desenvolvimento, tendo como principais pólos cidades como Veneza, Gênova e Pisa

19 08. a grande circulação de diferentes moedas por ocasião das feiras fez surgir um novo personagem responsável por fazer a troca de moedas e emprestar dinheiro a juros. 16. embora as cidades tenham crescido a partir do século XIV, o comércio não se tornou uma atividade permanente. Soma 15

20 (UFSC) Os relatos sobre o período histórico conhecido como Idade Média revelam a ocorrência de conflitos bélicos, pestes e fome. Sabe-se, porém, que no mesmo período houve desenvolvimento econômico e cultural. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) nas suas referências à cultura medieval.

21 01. O caráter religioso predominou nas artes medievais, pois um dos seus objetivos era a glorificação de Deus. 02. Na literatura, além de Dante Alighieri, destacaram-se os trovadores, responsáveis pela divulgação da poesia popular e das canções de gesta. 04. O crescimento urbano e o comércio foram responsáveis pela decadência intelectual verificada na Idade Média, por dificultarem a criação de novas universidades.

22 08. Entre os pensadores medievais, destacou-se Santo Tomás de Aquino que, com a Suma Teológica, tentou resolver a controvérsia entre fé e razão. 16. Na arquitetura medieval predominaram dois estilos: o românico e o gótico. 32. Durante a Idade Média, as línguas nacionais foram denominadas “vulgares”. O latim foi a língua falada pelos eruditos. Soma: 59

23 (UFSC/04) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) nas suas referências às características do sistema feudal. 01. A sociedade feudal era agrária, sendo a terra a principal fonte de riqueza. 02. Na Alta Idade Média, a produção econômica do feudo, além de atender à subsistência, destinava-se ao mercado externo, principalmente o asiático.

24 04. Os camponeses, além de produzirem o seu próprio sustento, eram obrigados a executar tarefas suplementares para o senhor e a entregar-lhe parte da produção. 08. Na maior parte da sua existência na Europa Ocidental, o feudalismo ligou-se a formas de governo caracterizadas pela descentralização política. 16. Na sociedade feudal, a realeza, a nobreza e a burguesia constituíam-se nas classes superiores. Os clérigos, os servos de gleba e os vilões constituíam as camadas mais baixas. Era grande a mobilidade social. Soma: 13


Carregar ppt "A crise do feudalismo História a – aula 18"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google