A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA MUNICIPAL ANA CLAUDIA FERREIRA MARTINS Supervisora bolsista: Patrícia Bolsistas: Rafaela da Conceição Rodrigues Thaís Eleutério Ramos BRIQUEDOTECA ESCOLAR Portfólio

2 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: O projeto teve início com o diálogo entre as supervisoras e equipe diretiva acerca do espaço proposto para a brinquedoteca. 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Ana Claudia Ferreira Martins nas turmas de 2° e 5º ano que são compostas por 20 alunos cada turma.

3 2.1 Organização / ações: Após a definição do espaço, iniciaram-se no mês de Maio e Junho o processo de organização do espaço.

4 3. INAUGURAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA A brinquedoteca foi inaugurada no dia 23 de junho. Foram visitantes a turma de segundo ano. Foram realizadas atividades de raciocínio, lógica e física. Os alunos puderam experimentar diferentes formas de aprendizagem. Segundo Bazílio (2003) a brincadeira permite que o aluno se liberte da realidade sem cruzar a linha do real e irreal, além de estimular varias partes do seu desenvolvimento físico, emocional, e de personalidade. FOTO DA ATIVIDADE

5 4. CONCLUSÃO Por meio das atividades realizadas com os alunos no espaço da brinquedoteca, podemos observar que houve um melhor desempenho dos alunos nas atividades realizadas dentro e fora de sala. FOTO DA ATIVIDADE BIBLIOGRAFIA BAZÍLIO, Luiz Cavalieri e KRAMER, Sônia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003. CRAYDY, Carmem e KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google