A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,"— Transcrição da apresentação:

1 III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília, DF.

2  Iniciação à docência: fortalecendo compromisso entre universidade e escolas de educação básica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS.  Pró-reitoria de Ensino  Inicio: 2010, Dourados, MS  6 cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Química  6 escolas: 2 munic. 4 estaduais

3  2011: 14 licenciaturas em 10 Unidades Universitárias  2012: + 3 UU E mais 8 subprojetos(Ciências Sociais, História)  Subprojetos: Artes Cênicas e Dança; Letras/Espanhol e Inglês; Pedagogia; Interdisciplinar; Lic. Computação e Geografia  Reorganização dos Subprojetos

4  Postura dos gestores das escolas  Supervisor  Divisão dos subprojetos – 16 a 24 bolsistas  Ampliamos para mais 8 escolas = 14 escolas

5

6  178 de iniciação a docência  30 SUPERVISORES  14 COORD. Área  Colaboradores:  6 professores universitários;  7 professores da escola básica;  o1 técnica administrativa;  Secretaria de educação (Artes e art. Pibid)

7  Coordenadores de área:  2009  2011 e 2012 – Edital de Seleção  Critérios: prof. de estágio, projetos de ensino e projetos ligados a ed. básica

8  período de estudos = imersão ao processo de formação e o papel que desempenhará junto as escolas  Acompanhamento inicial pelo coord. Área  Conhecimento do PPP da escola  Estudos diagnósticos

9  Articulação entre educação básica e a Universidade não é uma tarefa fácil  As escolas possuem sua própria dinâmica e o planejamento sofre em decorrência dessa dinâmica da escola.  A escola não compreende que os objetivos do Pibid e da escola são os mesmos, ou seja, promover uma educação de qualidade.  Na percepção da escola as atividades diferenciadas desenvolvidas pelo Pibid faz com que a escola “perca tempo”.

10  Fatores para o sucesso do subprojeto e das experiências na escola  Coordenador de Área  A presença do bolsista supervisor  Sessões de estudo  Envolvimento das professoras das escolas.  Sentimento de Pertencimento: bolsistas/supervisor  Participação de uma das Supervisoras do PIBID em cursos realizados pelo CERN, no LHC (Large Hadron Collider) em Genegra, Suiça.

11  Uma das maiores contribuições à licenciatura é a permanência maior de estudantes até as séries finais, e por fim a conclusão do Curso.  Mudança no perfil dos egressos  maturidade acadêmica dos estudantes  Outra contribuição para a graduação é a percepção dos demais estudantes do valor da licenciatura em si.

12  Os pibidianos têm apresentando um aproveitamento distinto dos demais estudantes de Física e Química, em especial a partir do 3º e 4º ano, em disciplinas consideradas mais “difíceis”, o que tem desmistificado que o ganho seria somente nos conteúdos pedagógicos, mas também nos específicos.  O PIBID oferece uma experiência mais ampla que os estágios curriculares. A vivência do PIBID é mais rica. O formato do estágio leva a um não envolvimento.

13  O pibid oferece tempo para estabelecer relações sociais mais sólidas com todo o conjunto escolar.  Nota-se um cuidado dos estudantes ao falar sobre a escola, percebem as limitações da mesma e dos métodos empregados pelos professores, porém não se colocam em um referencial privilegiado, isento de responsabilidades, comum nos discursos dos estagiários.   O bolsista envolvido em todo o universo cotidiano escolar e não esporadicamente como ocorre com o estágio e, assume uma posição responsável e consequente com o contexto que envolve a escola.

14  Reconhece a necessidade de um bom planejamento para o sucesso das ações desenvolvidas em sala de aula e o desenvolvimento de atividades e materiais didáticos inovadores nas salas de aulas.

15  Possibilita ao professor da Educação Básica a troca de conhecimentos, de ideias, de experiências, de reflexão, por meio dos estudos, a fim de ampliar conhecimentos para sua atuação efetiva, buscando uma melhoria na qualidade de ensino; consequentemente uma melhor qualidade de vida para os seus alunos.

16 Bartolina Ramalho Catanante Pibid UEMS


Carregar ppt "III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google