A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,"— Transcrição da apresentação:

1 III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília, DF.

2  Iniciação à docência: fortalecendo compromisso entre universidade e escolas de educação básica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS.  Pró-reitoria de Ensino  Inicio: 2010, Dourados, MS  6 cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Química  6 escolas: 2 munic. 4 estaduais

3  2011: 14 licenciaturas em 10 Unidades Universitárias  2012: + 3 UU E mais 8 subprojetos(Ciências Sociais, História)  Subprojetos: Artes Cênicas e Dança; Letras/Espanhol e Inglês; Pedagogia; Interdisciplinar; Lic. Computação e Geografia  Reorganização dos Subprojetos

4  Postura dos gestores das escolas  Supervisor  Divisão dos subprojetos – 16 a 24 bolsistas  Ampliamos para mais 8 escolas = 14 escolas

5

6  178 de iniciação a docência  30 SUPERVISORES  14 COORD. Área  Colaboradores:  6 professores universitários;  7 professores da escola básica;  o1 técnica administrativa;  Secretaria de educação (Artes e art. Pibid)

7  Coordenadores de área:  2009  2011 e 2012 – Edital de Seleção  Critérios: prof. de estágio, projetos de ensino e projetos ligados a ed. básica

8  período de estudos = imersão ao processo de formação e o papel que desempenhará junto as escolas  Acompanhamento inicial pelo coord. Área  Conhecimento do PPP da escola  Estudos diagnósticos

9  Articulação entre educação básica e a Universidade não é uma tarefa fácil  As escolas possuem sua própria dinâmica e o planejamento sofre em decorrência dessa dinâmica da escola.  A escola não compreende que os objetivos do Pibid e da escola são os mesmos, ou seja, promover uma educação de qualidade.  Na percepção da escola as atividades diferenciadas desenvolvidas pelo Pibid faz com que a escola “perca tempo”.

10  Fatores para o sucesso do subprojeto e das experiências na escola  Coordenador de Área  A presença do bolsista supervisor  Sessões de estudo  Envolvimento das professoras das escolas.  Sentimento de Pertencimento: bolsistas/supervisor  Participação de uma das Supervisoras do PIBID em cursos realizados pelo CERN, no LHC (Large Hadron Collider) em Genegra, Suiça.

11  Uma das maiores contribuições à licenciatura é a permanência maior de estudantes até as séries finais, e por fim a conclusão do Curso.  Mudança no perfil dos egressos  maturidade acadêmica dos estudantes  Outra contribuição para a graduação é a percepção dos demais estudantes do valor da licenciatura em si.

12  Os pibidianos têm apresentando um aproveitamento distinto dos demais estudantes de Física e Química, em especial a partir do 3º e 4º ano, em disciplinas consideradas mais “difíceis”, o que tem desmistificado que o ganho seria somente nos conteúdos pedagógicos, mas também nos específicos.  O PIBID oferece uma experiência mais ampla que os estágios curriculares. A vivência do PIBID é mais rica. O formato do estágio leva a um não envolvimento.

13  O pibid oferece tempo para estabelecer relações sociais mais sólidas com todo o conjunto escolar.  Nota-se um cuidado dos estudantes ao falar sobre a escola, percebem as limitações da mesma e dos métodos empregados pelos professores, porém não se colocam em um referencial privilegiado, isento de responsabilidades, comum nos discursos dos estagiários.   O bolsista envolvido em todo o universo cotidiano escolar e não esporadicamente como ocorre com o estágio e, assume uma posição responsável e consequente com o contexto que envolve a escola.

14  Reconhece a necessidade de um bom planejamento para o sucesso das ações desenvolvidas em sala de aula e o desenvolvimento de atividades e materiais didáticos inovadores nas salas de aulas.

15  Possibilita ao professor da Educação Básica a troca de conhecimentos, de ideias, de experiências, de reflexão, por meio dos estudos, a fim de ampliar conhecimentos para sua atuação efetiva, buscando uma melhoria na qualidade de ensino; consequentemente uma melhor qualidade de vida para os seus alunos.

16 Bartolina Ramalho Catanante bartolina@uems.br Pibid UEMS


Carregar ppt "III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google