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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

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Apresentação em tema: "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID"— Transcrição da apresentação:

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID Profa. Dra. Renata do Carmo – Coordenadora Institucional Profa. Dra. Daisy Rodrigues do Vale – Coordenadora Institucional Prof. Dr. Vlademir Marim – Coordenador de Gestão Prof. Dr. Deividi Márcio Marques – Coordenador de Gestão Profa Dra Marili Junqueira- setor de acompanhamento de bolsistas

2 Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD Pró-Reitor: Prof. Dr. Waldenor Barros Moraes Filho Diretoria de Ensino – DIREN Diretora: Profª Drª Camila Lima Coimbra Divisão de Licenciaturas – DLICE Supervisora: Profª Drª Daisy Rodrigues do Vale UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

3 A DLICE – Divisão de Licenciaturas Desenvolvimento de projetos/ações que visem o aprimoramento d a qualidade dos Cursos de Licenciatura da UFU por meio de formação inicial e continuada. DLICE

4 PROGRAMAS, PLANOS E PROJETOS VINCULADOS À DLICE DLICE PIBID PLI REDE MINEIRA FÓRUM DE LICENCIATU RAS PRO DOCÊNCIA PARFOR Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Programa de Licenciaturas Internacionais Rede Mineira de Formação Profissional Programa de consolidação de Licenciaturas Plano Nacional de Professores para a Educação Básica

5 bolsas de iniciação à docência no ambiente de escolas públicas antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas estaduais e municipais.

6 Objetivos unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas incentivar profissionais da educação à carreira do magistério nas áreas da educação básica

7 Objetivos unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas incentivar profissionais da educação à carreira do magistério nas áreas da educação básica

8 OBJETIVOS incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública; valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; promover a melhoria da qualidade da educação básica; promover a articulação integrada da educação superior do com a educação básica do sistema público, em proveito de uma sólida formação docente inicial; elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas das instituições públicas de educação superior;

9 estimular a integração da educação superior com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública; fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem; valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.

10 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – 1ª EDIÇÃO 2007/2008

11 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – 2ª EDIÇÃO 2009/2010

12 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – 3ª EDIÇÃO 2011/2013

13 Áreas SUBPROJETONÚMEROBOLSITAS DE ID FÍSICA230 QUÍMICA230 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS230 MATEMÁTICA230 HISTÓRIA218 GEOGRAFIA229 LÍNGUA PORTUGUESA120 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS120 HISTÓRIA E CULTURA AFRO124 MÚSICA18

14 SUBPROJETONÚMEROBOLSISTAS ID ARTES VISUAIS18 TEATRO18 PEDAGOGIA124 PEDAGOGIA EM120 SOCIOLOGIA120 FILOSOFIA120 EDUCAÇÃO FÍSICA18 TOTAL SUBPROJETOS: 23

15 TOTAL BOLSISTAS 403 BOLSISTAS: 403 BOLSISTAS: 337 BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 337 BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 23 BOLSISTAS DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 23 BOLSISTAS DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 40 BOLSITAS DE SUPERVISÃO (PROFESSORES DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA) 40 BOLSITAS DE SUPERVISÃO (PROFESSORES DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA) 2 COORDENADORES INSTITUCIONAIS 2 COORDENADORES INSTITUCIONAIS 1 COORDENADOR DE GESTÃO PEDAGÓGICA 1 COORDENADOR DE GESTÃO PEDAGÓGICA 21 ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO 21 ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO 10 COLABORADORES DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 10 COLABORADORES DE COORDENAÇÃO DE ÁREA

16 Física (INFIS); Química (IQUFU); Biologia (INBIO); Matemática (FAMAT); Geografia (IGUFU); Sociologia (INCIS); Letras – Língua Portuguesa (ILEEL); Letras – Línguas Estrangeiras (ILEEL); Pedagogia (FACED); Química (FACIP); Física (FACIP); Matemática (FACIP); Pedagogia (FACIP); Artes Visuais (IARTE); Biologia (FACIP); Educação Física (FAEFI); Geografia (FACIP); História (FACIP); História (INHIS); Música (IARTE); Teatro (IARTE); Filosofia(IFILO); 22 LICENCIATURAS ATENDIDAS CADA QUAL COM UM SUBPROJETO ESPECÍFICO DA ÁREA: 01 Subprojeto Temático: HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, que atende as licenciaturas: Pedagogia (FACED); História (INHIS); Biologia(INBIO); Filosofia (IFILO); Sociologia (INCIS); Química (IQUFU); Geografia (IGEUFU);

17 Proposta de crescimento PIBID considerando subprojetos existentes e novos subprojetos propostos em novembro de 2011

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20 ESTIMATIVA DE BOLSISTAS 2012/ BOLSISTAS: 704 BOLSISTAS: 594 BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 594 BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 34 BOLSISTAS DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 34 BOLSISTAS DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 72 BOLSITAS DE SUPERVISÃO (PROFESSORES DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA) 72 BOLSITAS DE SUPERVISÃO (PROFESSORES DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA) 2 COORDENADORES INSTITUCIONAIS 2 COORDENADORES INSTITUCIONAIS 2 COORDENADORES DE GESTÃO PEDAGÓGICA 2 COORDENADORES DE GESTÃO PEDAGÓGICA

21 Inserção dos licenciandos em escolas do sistema público (estaduais e municipais); Biologia Física - Pontal O BOLSISTAS DE ID EM AÇÃO

22 Produção de recursos didáticos BiologiaFísica – Santa Mônica Geografia

23 Oficinas na universidade Matemática – Santa Mônica Filosofia

24 Reuniões de estudo e planejamento Pedagogia Línguas Estrangeiras

25 Análise de materiais didáticos utilizados nas escolas Línguas Estrangeiras

26 Atividades didáticas integradas com uso de tecnologias Matemática, Física, Química e Biologia

27 Atividades de sensibilização e dramatizações História e Cultura Afro-brasileira Sociologia

28 Valorização das potencialidades artísticas Sociologia História e cultura afro-brasileira Línguas Estrangeiras

29 Visitas Técnicas Química – Santa Mônica Estação Ciências - SP Pedagogia – Pontal Brinquedoteca – USP - SP

30 Viagens e visitas técnicas Língua Portuguesa Museu da Língua Portuguesa - SP Matemática e Pedagogia – Pontal USP, Bienal do Livro e Museu da Língua Portuguesa Línguas Estrangeiras – UFSC Troca de experiências com o PIBID/UFSC e curso com especialista em TBLT

31 Seminários e Palestras Línguas Estrangeiras Inglês, Francês e Espanhol Biologia

32 Monitorias, mini-cursos e atividades de estudo com os alunos da educação básica Química - Pontal Língua Portuguesa

33 Eventos PIBID Abertura 2ª. Edição – Uberlândia (2010)

34 Eventos PIBID Abertura 2ª. Edição – Ituiutaba (2010)

35 Eventos PIBID Abertura 3ª. Edição Seminário 2009

36 Eventos PIBID Seminário 2011

37 Participação em eventos Workshop Alfabetização USP - SP Seminário de Educação, Raça e Etnia Uberlândia MG

38 Os sujeitos do programa: algumas elementos identificatórios Os alunos de iniciação à docência

39 Alguns dados…

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50 NÍVEL DE SATISFAÇÃO NO PIBID-UFU

51 Possibilidades para os alunos da licenciatura na UFU OUTRAS: Bolsas como monitoria, estágios, bolsas de graduação, Programa de Bolsa de Extensão (PIBEX) O PIBID incrementou significativamente o número de bolsas para alunos da licenciatura na UFU, colaborando com as políticas de fixação desses alunos e contribuindo para sua profissionalização. Dados preliminares apontam que de 80% das bolsas, 18% são de alunos da licenciatura, portanto, o PIBID mais que dobrou a participação dos alunos das licenciaturas nos programas de bolsas da UFU em 2010.

52 Muito obrigada! PIBID –


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