Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEstela Montalto Alterado mais de 10 anos atrás
1
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID Profa. Dra. Renata do Carmo – Coordenadora Institucional Profa. Dra. Daisy Rodrigues do Vale – Coordenadora Institucional Prof. Dr. Vlademir Marim – Coordenador de Gestão Prof. Dr. Deividi Márcio Marques – Coordenador de Gestão Profa Dra Marili Junqueira- setor de acompanhamento de bolsistas
2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD Pró-Reitor: Prof. Dr. Waldenor Barros Moraes Filho Diretoria de Ensino – DIREN Diretora: Profª Drª Camila Lima Coimbra Divisão de Licenciaturas – DLICE Supervisora: Profª Drª Daisy Rodrigues do Vale
3
A DLICE – Divisão de Licenciaturas
Desenvolvimento de projetos/ações que visem o aprimoramento d a qualidade dos Cursos de Licenciatura da UFU por meio de formação inicial e continuada. DLICE
4
PROGRAMAS, PLANOS E PROJETOS VINCULADOS À DLICE
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência DLICE PIBID PLI REDE MINEIRA FÓRUM DE LICENCIATURAS PRO DOCÊNCIA PARFOR Plano Nacional de Professores para a Educação Básica Programa de Licenciaturas Internacionais Programa de consolidação de Licenciaturas Rede Mineira de Formação Profissional
5
bolsas de iniciação à docência
no ambiente de escolas públicas antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas estaduais e municipais.
6
Objetivos unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas incentivar profissionais da educação à carreira do magistério nas áreas da educação básica
7
Objetivos unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas incentivar profissionais da educação à carreira do magistério nas áreas da educação básica
8
dlice OBJETIVOS incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública; valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; promover a melhoria da qualidade da educação básica; promover a articulação integrada da educação superior do com a educação básica do sistema público, em proveito de uma sólida formação docente inicial; elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas das instituições públicas de educação superior;
9
estimular a integração da educação superior com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública; fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem; valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.
10
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – 1ª EDIÇÃO 2007/2008
11
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – 2ª EDIÇÃO 2009/2010
12
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – 3ª EDIÇÃO 2011/2013
13
Áreas SUBPROJETO NÚMERO BOLSITAS DE ID FÍSICA 2 30 QUÍMICA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATEMÁTICA HISTÓRIA 18 GEOGRAFIA 29 LÍNGUA PORTUGUESA 1 20 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS HISTÓRIA E CULTURA AFRO 24 MÚSICA 8
14
SUBPROJETO NÚMERO BOLSISTAS ID ARTES VISUAIS 1 8 TEATRO PEDAGOGIA 24 PEDAGOGIA EM 20 SOCIOLOGIA FILOSOFIA EDUCAÇÃO FÍSICA TOTAL SUBPROJETOS: 23
15
TOTAL BOLSISTAS 403 BOLSISTAS: 337 BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
23 BOLSISTAS DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 40 BOLSITAS DE SUPERVISÃO (PROFESSORES DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA) 2 COORDENADORES INSTITUCIONAIS 1 COORDENADOR DE GESTÃO PEDAGÓGICA 21 ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO 10 COLABORADORES DE COORDENAÇÃO DE ÁREA
16
22 LICENCIATURAS ATENDIDAS CADA QUAL COM UM SUBPROJETO ESPECÍFICO DA ÁREA:
Física (INFIS); Matemática (FACIP); Química (IQUFU); Pedagogia (FACIP); Biologia (INBIO); Artes Visuais (IARTE); Matemática (FAMAT); Biologia (FACIP); Geografia (IGUFU); Educação Física (FAEFI); Sociologia (INCIS); Geografia (FACIP); Letras – Língua Portuguesa (ILEEL); História (FACIP); Letras – Línguas Estrangeiras (ILEEL); História (INHIS); Pedagogia (FACED); Música (IARTE); Química (FACIP); Teatro (IARTE); Física (FACIP); Filosofia(IFILO); 01 Subprojeto Temático: HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, que atende as licenciaturas: Pedagogia (FACED); Sociologia (INCIS); História (INHIS); Química (IQUFU); Biologia(INBIO); Geografia (IGEUFU); Filosofia (IFILO);
17
Proposta de crescimento PIBID considerando subprojetos existentes e novos subprojetos propostos em novembro de 2011
18
NOVOS SUBPROJETOS 2012
20
ESTIMATIVA DE BOLSISTAS 2012/2013
594 BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 34 BOLSISTAS DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 72 BOLSITAS DE SUPERVISÃO (PROFESSORES DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA) 2 COORDENADORES INSTITUCIONAIS 2 COORDENADORES DE GESTÃO PEDAGÓGICA
21
O BOLSISTAS DE ID EM AÇÃO
Inserção dos licenciandos em escolas do sistema público (estaduais e municipais); Biologia Física - Pontal
22
Produção de recursos didáticos
Biologia Física – Santa Mônica Geografia
23
Oficinas na universidade
Matemática – Santa Mônica Filosofia
24
Reuniões de estudo e planejamento
Pedagogia Línguas Estrangeiras
25
Análise de materiais didáticos utilizados nas escolas
Línguas Estrangeiras
26
Atividades didáticas integradas com uso de tecnologias
Matemática, Física, Química e Biologia
27
Atividades de sensibilização e dramatizações
História e Cultura Afro-brasileira Sociologia
28
Valorização das potencialidades artísticas
Sociologia História e cultura afro-brasileira Línguas Estrangeiras
29
Brinquedoteca – USP - SP
Visitas Técnicas Pedagogia – Pontal Brinquedoteca – USP - SP Química – Santa Mônica Estação Ciências - SP
30
Viagens e visitas técnicas
Língua Portuguesa Museu da Língua Portuguesa - SP Matemática e Pedagogia – Pontal USP, Bienal do Livro e Museu da Língua Portuguesa Línguas Estrangeiras – UFSC Troca de experiências com o PIBID/UFSC e curso com especialista em TBLT
31
Seminários e Palestras
Línguas Estrangeiras Inglês, Francês e Espanhol Biologia
32
Monitorias, mini-cursos e atividades de estudo com os alunos da educação básica
Química - Pontal Língua Portuguesa
33
Abertura 2ª. Edição – Uberlândia (2010)
Eventos PIBID Abertura 2ª. Edição – Uberlândia (2010)
34
Abertura 2ª. Edição – Ituiutaba (2010)
Eventos PIBID Abertura 2ª. Edição – Ituiutaba (2010)
35
Eventos PIBID Abertura 3ª. Edição Seminário 2009
36
Eventos PIBID Seminário 2011
37
Participação em eventos
Seminário de Educação, Raça e Etnia Uberlândia MG Workshop Alfabetização USP - SP
38
Os sujeitos do programa: algumas elementos identificatórios
Os alunos de iniciação à docência Os sujeitos do programa: algumas elementos identificatórios Os alunos de iniciação à docência
39
Alguns dados…
40
Alguns dados…
41
Alguns dados…
42
Alguns dados…
43
Alguns dados…
44
Alguns dados…
45
Alguns dados…
46
Alguns dados…
47
Alguns dados…
48
Alguns dados…
49
Alguns dados…
50
NÍVEL DE SATISFAÇÃO NO PIBID-UFU
51
Possibilidades para os alunos da licenciatura na UFU
O PIBID incrementou significativamente o número de bolsas para alunos da licenciatura na UFU, colaborando com as políticas de fixação desses alunos e contribuindo para sua profissionalização. OUTRAS: Bolsas como monitoria, estágios, bolsas de graduação, Programa de Bolsa de Extensão (PIBEX) Dados preliminares apontam que de 80% das bolsas, 18% são de alunos da licenciatura, portanto, o PIBID mais que dobrou a participação dos alunos das licenciaturas nos programas de bolsas da UFU em 2010.
52
Muito obrigada! PIBID –
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.