A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MISSÕES NA HISTÓRIA Missões na idade antiga 100 – 500 d. C.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MISSÕES NA HISTÓRIA Missões na idade antiga 100 – 500 d. C."— Transcrição da apresentação:

1 MISSÕES NA HISTÓRIA Missões na idade antiga 100 – 500 d. C.
1.1. Fatores importantes: Pregação e ensino dos crentes devido sua Fervorosa devoção. Pregação agradável num mundo frustrado. Atos de bondade e amor p/ os necessitados. Os efeitos das perseguições sobre a opinião pública. O raciocínio intelectual dos apologistas. A história desse período se divide em antes e depois da conversão de Constantino.

2 MISSÕES NA HISTÓRIA Missões na idade antiga 100 – 500 d. C.
1.2. Fatores decorrentes da conversão de Constantino: Fatores positivos: . Os cristão passaram a ter mais liberdade. . Pregação praticamente sem impedimentos. . Periodo de muitas “conversões”. Fatores negativos: . Conversões por conveniência. (Religião da moda) . Superficialidade da fé. . Enriquecimento da igreja, sem serviço aos necessitados. . Fortalecimento da hierarquia na igreja.

3 MISSÕES NA HISTÓRIA Missões na idade antiga 100 – 500 d. C.
1.2. Fatores decorrentes da conversão de Constantino: . O cristianismo se tornou meio de favorecer a expansão territorial. . O missionário passou a ter aspecto político. 1.3. Cristãos que se destacaram em missões. Policarpo (Bispo de Esmirna). Justino Martir. Ulfilas. Patrício.

4 MISSÕES NA HISTÓRIA 2. Missões na idade antiga 500 – 1500 d. C.
2.1. Monasticismo. (razões de seu surgimento) . Motivo filosófico. . Motivo psicológico. . Motivo social. . Motivo religioso. Principais ordens monásticas: Dominicanos Franciscanos

5 MISSÕES NA HISTÓRIA 2.2. As cruzadas: (Razões de sua realização)
. Econômicas. . Religiosas. Resultados: Lesaram as relações entre o ramo oriental e ocidental do cristianismo. Rastro de amargor entre cristão e muçulmanos. Descida da temperatura moral do cristianismo.

6 MISSÕES NA HISTÓRIA 2.3. Estratégias desse período:
Substituição do trabalho dos leigos. Envolvimento da obra missionária com a política. Uso da força militar na evangelização. Criação das ordens monásticas. Início de evangelização com os governantes.

7 MISSÕES NA HISTÓRIA Missões na idade moderna (1500 – 1800)
1.1. Fatores que favoreceram a obra missionária católica. . As novas terras descobertas estavam sendo colonizadas por nações católicas. . A contra reforma investiu em outras terras. A igreja contava com vasta experiência missionária. 1.2. motivos do pequeno trabalho missionário dos protestantes. Lutavam pelo êxito da reforma. Desconheciam os ensinos das escrituras Com relação a estender a fé cristã.

8 MISSÕES NA HISTÓRIA 1.2. motivos do pequeno trabalho missionário
dos protestantes. Interpretações teológicas equivocadas. Países onde a reforma protestante era mais forte não tinham contacto com o novo mundo. Não tinham uma força missionária preparada como a igreja católica. 1.3. primeiro vislumbre de missões protestantes (Pietismo) 1.4. Movimento inspirador de missões modernas (Marávios)

9 MISSÕES NA HISTÓRIA 1.5. Aspectos importantes do movimento moraviano.
Oração como um dos seus aspectos principais. Os missionários eram “fazedores de tendas” Os missionários se esforçavam para ajudar as pessoas a melhorarem de vida. 1.6. Aspectos negativos deste movimento: Missões pequenas e equipamentos inadequados Geralmente os missionários não tinham muito preparo Trabalho em lugares e tribos atrasadas.

10 MISSÕES NA HISTÓRIA 4. Missões na idade contemporânea (1800 - ?)
4.1. Fatores importantes para seu desenvolvimento: Os avivamentos liderados pelos irmãos Wesley e Witerfield. Substituição da era do iluminismo e racionalismo pela do romantismo. Declínio das religiões não cristãs. Relativa paz no mundo. Surgimento das sociedades missionárias. Avanço do colonialismo e imperialismo.

11 MISSÕES NA HISTÓRIA 4. Missões na idade contemporânea (1800 - ?)
4.2. Missionários que se destacaram: Willian Carey - China Adoniran Júdson - China Robert Mofart - África David Livingstone - África J. Hudson Taylor – China 4.3. Fatos a destacar: Surgimento das´primeiras missionárias solteiras. Contribuição na tradução da Bíblia. Surgimento da radiofusão em missões. Surgimento da aviação missionária.

12 MISSÕES NA HISTÓRIA 5. Missões no Brasil. 5.1. Missões católicas.
A importância do tratado de tordesilhas. Os missionários que chegaram ao Brasil. O método usado pelos missionários. Divisão da história de missões católicas em três períodos: Período da expansão ( ) Período de crise ( ) Período pastoral (1962-?)

13 MISSÕES NA HISTÓRIA 5. Missões no Brasil. 5.2. Missões protestantes.
Uguenotes franceses no R.J Holandeses no Nordeste – 1624 Abertura de comércio internacional. Liberdade de culto para estrangeiros. 1823 Fundação da Igreja de Cristo no RJ. Chegada de imigrantes alemães e suiços. Fundação da Igreja Congregacional RJ Primeira Igreja Presbiteriana RJ

14 MISSÕES NA HISTÓRIA 5. Missões no Brasil. 5.2. Missões batista.
Primeira igreja Batista em Santa Barbara. Primeiros missionários. Primeira Igreja Batista da Bahia. Primeira Igreja Batista do R.J


Carregar ppt "MISSÕES NA HISTÓRIA Missões na idade antiga 100 – 500 d. C."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google