A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação. A pesquisa científica exige um mergulho nos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos que envolvem inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados (Gil, 1996).

3 CARACTERIZAÇÃO DA Pesquisa CIENTÍFICA
Pesquisa Quantitativa – considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Pesquisa Qualitativa – considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, que não pode ser traduzido em números.

4 O que é ARTIGO CIENTÍFICO?
Artigos Científicos - É um trabalho acadêmico que investiga um determinado assunto ou apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico, aceito pela comunidade acadêmica.

5 Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu
Projeto de Pesquisa? O que será pesquisado? Onde vou pesquisar? Qual é o tipo de desenho da minha pesquisa? Que procedimentos serão seguidos? Quais os instrumentos que serão utilizados?

6 Qual é o perfil do pesquisador?
Alguns atributos são fundamentais ao bom pesquisador, vejamos: Conhecimento sobre o assunto Curiosidade Autonomia intelectual Humildade para autoavaliação e autocorreção Disciplina e planejamento Paciência Boa leitura Domínio da escrita

7 Segmentos de ensino condicionados à produção de
conhecimentos científicos Graduação : (monografias, artigos científicos, projetos de pesquisa) Especialização lato sensu: (monografias, artigos científicos ou projetos) Especialização strictu sensu : Mestrado (dissertações) / Doutorado (teses)

8 ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA
Escolha do tema Formulação e delimitação do problema Seleção do Referencial Teórico Definição dos objetivos e justificativas Elaboração das hipóteses e/ou questões norteadoras do estudo Metodologia do estudo (instrumento para coleta de dados) Tabulação dos dados, análise e apresentação dos resultados Redação Referências

9 Escolha do tema, formulação e delimitação do problema
ETAPAS 1 e 2 Escolha do tema, formulação e delimitação do problema Característica de um problema O tema da pesquisa sempre antecede a formulação do problema, porque ele é a temática sobre a qual o pesquisador trabalha até que tenha definido o seu problema. Entretanto, qualquer que seja o problema a ser estudado, ele deve ser escrito de forma clara e não ambígua, normalmente em forma de perguntas. Ao formular uma pergunta o pesquisador está, de certa forma, facilitando a identificação do problema. É a maneira simples e direta de apresentar o foco da investigação. Exemplo de problema de pesquisa: Qual a importância da inclusão de informática aplicada à educação em cursos de licenciatura?

10 Seleção do Referencial Teórico
ETAPAS 3 Seleção do Referencial Teórico A Seleção do Referencial Teórico é uma etapa de suma importância ma elaboração de qualquer trabalho científico, seja uma monografia, dissertação ou tese. É o referencial teórico que dá sustentação à investigação que o pesquisador desenvolverá para atingir seus objetivos. As fontes de referência podem ser encontradas nas bibliotecas, em livros, revistas e listas de revisão recentes da literatura envolvendo o tema.

11 FONTES BIBLIOGRÁFICAS
Fontes primárias: são trabalhos com conhecimento original, publicado pela primeira vez pelos autores, tais como as teses universitárias, livros, relatórios técnicos, artigos em revistas científicas e anais de congresso. Fontes secundárias: contém trabalhos não originais e que basicamente citam, revisam e interpretam trabalhos originais. Ex.: Artigos de revisão bibliográfica.

12 Definição dos objetivos e justificativas
ETAPA 4 Definição dos objetivos e justificativas Objetivo O objetivo deve ser apresentado de forma clara evitando possíveis ambiguidades. Ele define o cerne da investigação, ou seja, o que se pretende estudar. Justificativa: O pesquisador deve demonstrar a importância do trabalho, sua relevância no campo da ciência. Assim como o objetivo, a justificativa do estudo deve ser escrita de forma clara e objetiva. Todo trabalho científico deve primar pela clareza e objetividade textual.

13 Elaboração das hipóteses e/ou questões norteadoras do estudo
ETAPA 5 Elaboração das hipóteses e/ou questões norteadoras do estudo A hipótese é uma resposta provisória para solucionar o problema levantado. É, na verdade, o que se pretende comprovar. Ao final do estudo ela será comprovada ou não. A questão ou questões do estudo têm a mesma função da hipótese; a diferença encontra-se na forma. A hipótese é formulada como uma afirmativa, enquanto a questão, como o próprio nome indica, é uma pergunta que é formulada no início da pesquisa e que norteará toda a investigação.

14 Exemplos de hipóteses de estudo e questões norteadoras
A informática aplicada à educação está inserida na formação dos professores e garante as demandas tecnológicas escolares na preparação de profissionais com domínio dessas tecnologias. As tecnologias de informação e de comunicação estão contempladas nos cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

15 Questões norteadoras do estudo
O presente estudo pretende responder às seguintes questões: Até que ponto a informática aplicada à educação está inserida na formação dos professores e garante as demandas tecnológicas escolares na preparação de profissionais com domínio dessas tecnologias? Até que ponto as tecnologias de informação e de comunicação estão contempladas nos cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ?

16 ETAPA 6 Metodologia Na metodologia, o pesquisador deverá explicitar o passo a passo de sua investigação e apresentar o tipo de pesquisa e as razões para a sua escolha (caracterização do estudo). Em uma segunda etapa, o pesquisador deve apresentar o método propriamente dito: indicar o contexto, os participantes do estudo, os instrumentos a serem utilizados para a coleta de dados, etc. É também nessa seção que são definidos os prazos para a coleta de dados, a forma como ela será feita e a maneira como se pretende organizar os resultados obtidos.

17 Tabulação dos dados, análise e apresentação dos resultados
ETAPA 7 Tabulação dos dados, análise e apresentação dos resultados ETAPA 8 Redação Produção textual: introdução, desenvolvimento, considerações finais.

18 Introdução Na introdução, o pesquisador apresenta um panorama do assunto a ser investigado, ou seja, é nela que será anunciado o que se pretende estudar. É preciso que, nesse momento, o pesquisador já tenha bastante conhecimento sobre o tema de seu estudo e tenha selecionado parte do material que servirá de referencial teórico para a sua pesquisa. Na introdução são apresentados o objetivo, a justificativa e as questões norteadoras.

19 Desenvolvimento O desenvolvimento é a parte do trabalho na qual o pesquisador expõe o assunto de seu estudo com bastante fundamentação teórica, apresentando diferentes “visões” de autores, resultados de pesquisas, etc. Na verdade, é nessa fase que o pesquisador organiza e sistematiza o seu conhecimento sobre o assunto em tela Considerações Finais A conclusão é o “fechamento” do trabalho e deve expressar o objetivo da investigação, de forma clara e concisa, respondendo às questões iniciais apresentadas e discutidas no decorrer do estudo.

20 ETAPA 9 REFERÊNCIAS Nesta seção, devem ser incluídas, em ordem alfabética, todas as obras efetivamente citadas para a elaboração do projeto, seguindo as normas da ABNT. todo trabalho precisa ser ordenado alfabeticamente pelo sobrenome do autor; se alguma fonte de referência for uma publicação anônima, deve-se citar o nome do órgão responsável pelas informações utilizadas; caso haja necessidade, respeitando a ordem alfabética estabelecida, as obras devem aparecer segundo o ano de publicação, das mais antigas até as mais recentes.

21 As referências devem estar com espaço simples e fonte 12, à margem esquerda e separadas umas das outras por espaço duplo. O título REFERÊNCIAS deve vir após a margem superior, centralizado, em negrito e em letras maiúsculas. A seguir, seguem alguns exemplos de referências. Vale lembrar que a indicação de maiúsculas, destaque em negrito, itálico ou sublinhado, assim como a pontuação, têm que ser seguidas à risca.

22 Exemplos de Referências
1 Autor ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1989. 2 ou 3 Autores JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001 Mais de 3 autores URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília. DF: IPEA, 1994.

23 Artigo de revista/jornal
TEIXEIRA, Anísio. O manifesto dos pioneiros da educação nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 65, n. 150, p , maio/ago Site A ARTE DE PENSAR. [S.I.], Disponível em: Acesso em: 10 jun Não paginado. Monografia/dissertação/tese ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

24 ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA
Elementos pré-textuais Capa – deve conter nome da instituição, nome do curso, nome do autor, título do trabalho, cidade, mês e ano de conclusão do projeto. Folha de rosto – deve conter a natureza do trabalho, nome da instituição a que se destina e nome do orientador. Sumário – capítulos, subcapítulos – sistema progressivo e alfanumérico. Todas as páginas são numeradas. Exceção: folha de rosto.

25 Resumo – . – deve conter até 500 palavras digitadas em espaço simples e parágrafo único. Reúne, de forma sintética, os aspectos essenciais da dissertação e/ou do artigo, a saber: objetivos, procedimentos metodológicos, principais resultados e conclusões, Apresenta as palavras-chave e/ou descritores (mínimo de 3 e máximo de 5), que se relacionam ao estudo, logo abaixo do resumo.

26 Lista de abreviaturas (siglas, sinais e símbolos) – deve ser apresentada em ordem alfabética a relação das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, cada uma seguida das palavras ou expressões correspondentes grifadas por extenso.

27 Caracterização do Estudo
Elementos textuais Introdução Objetivo Justificativa do estudo Questões do estudo/hipóteses 2. Metodologia Caracterização do Estudo Contexto e Participantes do Estudo Instrumentos de Medida Coleta e Tratamento dos Dados Limitações e Aspectos Favoráveis do Método de Pesquisa Adotado 3. Cronograma Elementos pós-textuais 4. Referências

28 Característica Adotada
FORMATAÇÃO GRÁFICA PAPEL Característica Adotada Tamanho Orientação Margens Folha A4, nas medidas 210 x 297 mm Retrato 3 cm para as margens superiores e esquerda, 2cm para as margens inferiores e direita

29 Característica Adotada
FORMATAÇÃO GRÁFICA TEXTO Característica Adotada Alinhamento Recuo dos parágrafos Recuo de alíneas Espaçamento antes e depois Espaçamento entrelinhas Espaçamento para citações em bloco, notas de rodapé, referências, ficha catalográfica, resumos e informações sobre a natureza da dissertação. Justificado 7 espaços a partir da margem esquerda 7 espaços da margem do parágrafo 0 pt Espaço 1,5 para o texto Espaço simples

30 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724/2005: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2005 CARRANCHO, Angela. Metodologia da pesquisa aplicada à Educação. Rio de Janeiro: Waldyr Lima Editora, 2005.


Carregar ppt "O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google