A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética. Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida. 1° Ano, Adm.; Turma: “A”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética. Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida. 1° Ano, Adm.; Turma: “A”."— Transcrição da apresentação:

1 VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética. Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida. 1° Ano, Adm.; Turma: “A”.

2  Nesse texto o autor busca mostrar a evolução da Ética atrelada a Religião; desde seus primórdios na Grécia como deuses e ética relacionada a natureza. Já com o pensamento cristão deus é visto como acima do natural devendo o homem agir de acordo com a vontade de Deus e pregando o amor ao próximo.

3  Dessa forma viver virou sinônimo de santidade e com o passar dos séculos na Idade Média fundaram-se várias formas de pensar a questão de religião e ética sendo esta ligada ou não a questão religiosa; por exemplo: teoria determinista, racionalista, o utilitarismo, etc.

4  Pode se dizer que a evolução da Ética esta atrelada a religião. Desde o pensamento grego antigo em que tinham-se deuses e o pensamento ético estava ligada a natureza até o pensamento cristão que tinha Deus como ser maior que a natureza em si.  Nesse sentido o homem deve agir de acordo com a vontade desse deus. Para tanto o homem deve conhecer a vontade desse deus para buscar ser santo como este.

5  Já a religião de Abraão e Moisés tem-se Jesus Cristo e o amor ao próximo como temas principais. É notável que a religião influenciou a moral de muitas formas sendo que viver moralmente virou sinônimo de santidade.

6  Nessa caso a Ética que conhecemos hoje está ligado à religião, à interpretação da Bíblia e à Teologia. Na Idade Moderna, buscava-se uma ética laica, racional; em que pensadores como Kant e Sartre, por exemplo, tentam formular teorias Éticas aceitáveis usando a razão. Já pensadores como Hegel, Schelling,Kierkegaard e Gabriel Marcel, ou mesmo Martin Buber, buscavam maneiras de relacionar as doutrinas religiosas com a reflexão filosófica.

7  Nos século XIX Marx desenvolve, então, uma nova visão do mundo e da história humana, que de certa forma deveria tomar o lugar da religião. Tinham-se temas como que provinham do pensamento cristão como conversão,redenção, sacrifício, martírio e espera do Reino que está sendo construído.

8  O marxismo é, no século XX, não deve ser sinônimo de cristianismo, na medida em que este trata de temas como fé, revelação, paternidade divina e pecado, com a possibilidade do perdão.

9  No que diz respeito a Ética limita a liberdade do homem, mas se ele vive para fazer o bem, de certa forma ajuda-o a seguir uma vida plena e que não venha a passar dos limites do que se tem como humano.  Ele é livre, mas quando sua liberdade passa a cruzar com a de outras pessoas se perde todo o sentido de fazer o bem ao próximo.

10  Atualmente se tem positivismo lógico, se dedicam apenas a pesquisar as formas da linguagem moral, os tipos válidos de formulações éticas, a lógica e a sintaxe dos imperativos éticos, etc.  Vê-se também que o homem é livre, no que diz respeito não fazer mal ao próximo. E que mesmo sendo livre há restrições no que diz a essa suposta liberdade.

11  Se sabe que desde antigamente o ser humano vem buscando ser bom e fazer o bem. De certa forma a religião acalma e leva as pessoas a viverem virtuosamente; a terem uma moral e fazerem o bem ao proxímo.  E por mais que o home seja livre deve seguir determinadas regras para assim dizer que é civilizado e não apenas mais um animal dentre os que habitam nosso planeta.


Carregar ppt "VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética. Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida. 1° Ano, Adm.; Turma: “A”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google