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Teoria da Cor Trabalho realizado por: Catarina Ferreira nº4 12ºB.

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1 Teoria da Cor Trabalho realizado por: Catarina Ferreira nº4 12ºB

2 Conceito de cor A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais que é interpretada no cérebro. Os corpos iluminados absorvem parte das ondas eletromagnéticas e refletem as restantes. Essas ondas refletidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelo cérebro. Então, os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.

3 Visão fotópica Visão escotópica
É assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina, que são sensíveis ao brilho e não detetam a cor, ou seja, são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível. Visão fotópica É assegurada por um conjunto de três tipos diferente de cones existentes na retina, estes são sensíveis à cor e portanto aos comprimentos de onda da luz visível. Nota ! Para compreendermos como são geradas, armazenadas, manipuladas e reproduzidas as imagens pelos diferentes dispositivos físicos que utilizam a cor é necessário representar as cores através de modelos que se aplicam a diferentes situações reais.

4 Modelo subtrativo Modelo aditivo
Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor. Modelo aditivo Modelo subtrativo A mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-se à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim refletido. É usado nas impressoras para representar a cor (modelo CMYK). A ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a mistura das cores vermelho, verde e azul indicam a presença de luz ou da cor branco. Assim se explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida. É usado em monitores e televisores para representar a cor (modelo RGB).

5 Modelos de cores (categorias):
Sistema de cores: Modelos de cores (categorias): Standard (CIE – XYZ) Percetual (Luv e Lab) Linear (RGB e CMYK) Artístico (Munsell, HSV e HLS) Transmissão de sinais de televisão (YIQ e YUV) RGB CMYK HSV YUV

6 Cores HTML

7 Geração e captura de Imagem
Catarina Ferreira nº4 12ºB

8 Existem duas formas elementares de gráficos de computador:
Bitmaps Gráficos vetoriais. De Vetor para Bitmap

9 Formatos de imagem Os formatos de imagem geram ficheiros que contêm informações complementares sobre a imagem, tais como identificador e dados sobre a imagem, tais como identificador e dados sobre a codificação da imagem (compressão, dimensões, resolução e profundidade).

10 Exemplos de formatos de imagens Bitmap

11 Exemplos de formatos de imagens vetorial

12 Imagens Bitmap Imagens Bitmap (mapa bits) são imagens que contêm a descrição de cada pixel. A cada ponto da imagem exibida na tela ou papel corresponde um pixel, de forma a que a maioria das imagens requer um número muito grande de pixels para ser representada completamente. Por exemplo, uma imagem comum de 800 pixels de largura por 600 de altura necessita de 3 bytes para representar cada pixel (um para cada cor primária RGB) e mais 54 bytes de cabeçalho. Isso totaliza bytes.

13 Imagem Vetorial Imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Por serem baseados em vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos espaço de armazenamento) e não perdem qualidade ao serem ampliados.

14 Gráficos Vetoriais As imagens criadas com programas vetoriais, ou de desenho, baseiam-se em fórmulas matemáticas e não em coordenadas dos pixéis. Os gráficos ou desenhos vetoriais são descritos por equações matemáticas que representam uma série de elementos bidimensionais ou tridimensionais O Adobe Illustrator, o CorelDRAW, o Macromedia Freehand e o AutoCad são exemplos de programas que criam e manipulam imagens em formato vetorial.

15 Gráficos Bitmapped As imagens criadas com programas bitmap são constituídas por uma grelha de pequenos quadrados chamados pixéis. Cada quadrado é localizado de uma forma exata e representado pela interseção de uma linha com uma coluna. Neste formato as imagens são trabalhadas ao nível do pixel onde pode estar disponível uma vasta gama de cores. O Photoshop, o Photo Paint, o Paint Shop Pro e o Microsoft Paint são exemplos de programas que usam imagens bitmap.

16 Tipos de compressão de imagens
Compressão sem perdas Compressão com perdas

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18

19 Retoques de imagens Alteração dos atributos das imagens
Alteração dos atributos da imagem ao tipo de documento Alteração da resolução; Alteração das dimensões; Alteração do modelo de cor; Alteração da profundidade de cor; Alteração do formato do ficheiro; Alteração de brilho, contraste e saturação. Documentos impressos; Vídeos; Apresentações gráficas e páginas web.

20 Captura de imagens por scanner e por câmaras fotográficas
Os dispositivos de captura de imagem digital mais comuns são os scanners e as máquinas digitais. Estes dispositivos de digitalização convertem fotografias, trabalhos de arte e outros materiais do mundo real em dados digitais, que podem, depois, ser editados por programas bitmap.

21 Scanner A imagem digital proveniente de um scanner é constituída por uma série de pontos armazenados sob a forma de linhas e colunas, onde cada ponto representa a intensidade luminosa recebida pelo scanner.

22 Máquina Fotográfica Digital
Podemos fotografar os objetos desejados utilizando máquinas digitais e transferindo os ficheiros resultantes para o computador.


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