A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
Esta apresentação demonstra os novos recursos do PowerPoint e é visualizada com melhor resolução no modo Apresentação de Slides. Esses slides foram projetados para fornecer a você idéias excelentes de criação de apresentações no PowerPoint 2010. Para obter mais exemplos de modelos, clique na guia Arquivo e, na guia Novo, clique em Exemplos de Modelos.

2 Introdução 1 Natureza e cultura são dois conceitos que estão ligados 2 A natureza é tudo que existe no universo sem sofrer a intervenção humana. 3 Já o ser humano faz parte de um mundo cultural Kant diferencia natureza de ser humano; o reino da natureza é regido por leis necessárias de causa e efeito, é determinado, ao passo que o reino hu- mano, ou da cultura, é dotado de liberdade e razão.

3 Conceito antropológico de cultura.
1 Conceito antropológico de cultura. Cultura é o modo como os indivíduos e comunidade respondem às suas necessidades e aos seus desejos simbólicos.

4 A função da cultura: TORNAR A VIDA SEGURA E CONTÍNUA PARA A SOCIEDADE HUMANA. Podemos dizer que tudo o que faz parte do mundo humano é cultura. Se as necessidades de um grupo são complexas logo a cultura também é complexa; quando as necessidades são mais básicas, a cultura é menos complexa.

5 PALAVRA FILOSÓFICA Segundo Marilena Chauí:
O momento da separação entre natureza e cultura é o do surgimento da lei humana, em substituição à lei natural. “ A lei humana é um imperativo social que organiza toda a vida dos indivíduos e da comunidade, determinando o modo como são criados os costumes, como são transmitidos de geração em geração, como fundam as instituições sociais (religião, família, formas de trabalho, guerra e paz, distribuição de tarefas, formas de poder etc.) A lei não é uma simples proibição para certas coisas e obrigação para outras, mas é a afirmação de que os humanos são capazes de criar uma ordem de existência que não é simplesmente natural (física e biológica). Esta ordem é a ordem simbólica” CHAUI, Marilena. “Natureza, cultura, patrimônio ambiental”. In: Comissão de Patrimônio Cultural da USP, Meio Ambiente: patrimônio cultural da USP. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial, 2005 p.52 PALAVRA FILOSÓFICA

6 2 Conceito restrito de Cultura
Maja Cubista moderna, desenho humorístico de Lailson de Holanda Cavalcanti, 2009. Este conceito se refere-se tão somente á produção ligada às práticas artísticas: pintura, dança, cinema, literatura, música, vídeo, escultura, performance, teatro, etc. Essa produção cultural, além do caráter simbólico que toda cultura tem, existe independentemente das relações utilitárias e funcionais.

7 3 Pluralidade Cultural Temos que aceitar a existência de várias culturas, porque tanto as necessidades e os desejos variam de grupo para grupo quanto a maneira de suprir a ambos é múltipla. É só olhar ao redor para constatar que a própria “cultura brasileira” é bastante diversificada e composta por muitas culturas.

8 Cultura: Tradição e Inovação
4 Cultura: Tradição e Inovação Observe como o pintor belga Magritte representante do surrealismo. O que lhe sugere essa “chuva” de homenzinhos de chapéu-coco iguais caindo sobre a cidade?

9 Vamos Filosofar...

10 Cultura em seu sentido lato, antropológico, consolida o que costumamos chamar de tradição, pois compreende os usos e costumes, os modos habituais de um grupo se comportar, trabalhar, pensar. Ela também se cristaliza nas instituições. Família religião política

11 Nesse sentido... ... A cultura tem uma função instrumental: serve para nos treinar a viver dentro de uma determinada comunidade, conhecendo direitos e deveres, regras de funcionamento, possibilidades e proibições. Segundo a CULTURA uma construção dos grupos humanos, anterior a cada um de nós precisamos, aprender os modos, os modos de nossa cultura.

12 É impossível mudar a cultura em que vivermos?
Claro que NÃO. Apenas não é uma façanha a ser realizada sozinho, deve ser feita COLETIVAMENTE! A CULTURA de um grupo ou de uma comunidade se modifica quando pelo menos parte deste grupo percebe que suas necessidades e seus anseios também se modificaram e não estão mais sendo atendidos , fazendo-se indispensável procurar outras maneiras de satisfazê-los.

13 E se der errado? ACULTURAÇÃO.
Caso não der certo essa mudança cultural do grupo, a cultura deste grupo pode desaparecerem um processo chamado de: ACULTURAÇÃO.

14 REFLITA! Definição de Aculturação:
PROCESSO DE MUDANÇA NOS ARTEFATOS, NOS COSTUMES E NAS CRENÇAS RESULTANTE DO CONTATO ENTRE SOCIEDADES COM TRADIÇÕES CULTURAIS DIFERENTES. HÁ DOIS TIPOS DE ACULTURAÇÃO: >> INCORPORAÇÃO: É QUANDO OS NOVOS ELEMENTOS SÃO INTEGRADOS À CULTURA JÁ EXISTENTE >> ASSIMILAÇÃO: É QUANDO A CULTURA ORIGINAL É QUASE TOTALMENTE SUBSTITUÍDA POR OUTRA DOMINANTE. REFLITA!

15 CONCLUSÃO. O mundo humano é o mundo cultural que vai sendo construído de acordo com as necessidades e os desejos dos grupos e das comunidades. A cultura é uma invenção necessária para integrar as pessoas entre si e ao ambiente em que vivem.


Carregar ppt "O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google