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DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA MARKETING DINÂMICO

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Apresentação em tema: "DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA MARKETING DINÂMICO"— Transcrição da apresentação:

1 DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA MARKETING DINÂMICO
Acyr José Tedeschi DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA MARKETING DINÂMICO

2 Objetivos Desenvolver um sistema que permita uma segmentação mais refinada nas mensagens de marketing dirigidas ao consumidor final Utilizar das informações pré configuradas, pelo próprio consumidor, para adequar tais mensagens às suas preferências

3 Telefonia Celular História
Martin Cooper

4 Telefonia Celular História
Motorola/1973 Motorola DynaTAC 8000X 2kg, autonomia 20 min Bell Labs/1982 Advanced Mobile Phone System (AMPS) Primeira Geração

5 Telefonia Celular História
Segunda Geração Sinais digitais, Short Messages Service Terceira Geração Máquina de jogos, multimídia, leitor de e- books, navegador web e até aparelho telefônico

6 Telefonia Celular História
Quarta Geração (Segundo a ITU*) Dispositivos podem ser utilizados em qualquer lugar do mundo Roaming internacional Melhoria nas taxas de transferência para suportar novos serviços Serviços móveis de alta qualidade TV Interativa, vídeo blogging móvel, realidade aumentada * International Telecommunication Union

7 Telefonia Celular Mundo
Aumento do número de celulares no mundo ( ) Fonte: ITU 5.3 Bilhões deles

8 Telefonia Celular Mundo
Redes móveis disponíveis para 90% da população mundial 80%, para zona rural Em 2007, 95 países ofereciam serviços 3G contra 147 em 2010 Taxa de crescimento de 1,6% em países desenvolvidos entre Nos outros, a taxa foi de 73% no mesmo período

9 Telefonia Celular Brasil
Expansão do setor de telefonia. Fonte: Anatel.

10 Parênteses (

11 Parênteses Países em desenvolvimento:
Infraestrutura precária não oferece disponibilidade de Internet para computadores Locais densamente populados, mas sem interesse comercial, tais como favelas Dispositivos móveis irão romper a barreira digital, não os computadores

12 Parênteses Segundo Comitê Gestor da Internet, 81% dos celulares vendidos pertenciam à planos pré- pagos A segunda onda não ocorre em países em desenvolvimento Tecnologias de rede sem fio tornarão a terceira onda realidade

13 Parênteses Ondas Computacionais: Mark Weiser
Mainframes: Um computador, muitos usuários Computadores Pessoais: Um computador, um usuário Computação ubíqua: Muitos computadores, um usuário

14 Parênteses )

15 Telefonia Celular Agricultores sabem do clima
Policiais têm informações sobre placas Índios descobrem as condições da água Sistemas de educação à distância, capazes de perceber o contexto do aluno e então, oferecer recomendações de aprendizado Sistemas de realidade aumentada

16 Tecnologia Java Android WebServices GPS

17 Tecnologia Java Java Projeto “Green” da Sun/1991
Linguagem para dispositivos com baixa capacidade de memória, baixa capacidade de processador e que fosse interoperável UCSD Pascal, baseada em Pascal e orientada à procedimentos Java, baseada em C++ e orientada à objetos

18 Tecnologia Java J2ME JavaOne/1999
Linguagem para dispositivos com baixa capacidade de memória, baixa capacidade de processador e que fosse interoperável Connected Limited Device Configuration e Connected Device Configuration Mobile Information Device Profile Pacotes adicionais

19 Tecnologia Android Open Handset Alliance
Conjunto de softwares para dispositivos móveis: Sistema operacional, middleware e aplicações móveis Base no Kernel Linux, (administração de memória e recursos, segurança, processos e threads) Licença Apache 2.0

20 Tecnologia Android Utiliza a máquina virtual Dalvik
Aplicações geradas têm seus bytecodes convertidos em .dex e então, empacotados em .apk (Android Package File) Utilizado em smartphones, netbooks, tablets e na Google TV. Persistência através do SQLite Suporte à GSM, Bluetooth, CDMA, LTE, WiMax

21 Tecnologia Android A plataforma pode fazer uso de GPS, acelerômetros, giroscópios, controles de vídeo game dedicados, sensores de pressão, de proximidade e termomêtros. Reconhece multitoque, suporta video- chamadas, acionamentos através de voz e Tethering.

22 Tecnologia Android Desenvolvimento
Android Development Kit, utilizando Java C e C++, através do Native Development Kit e Google App Inventor, para iniciantes Google Market, dividindo seus lucros de venda de softwares na base de 70/30.

23 Tecnologia Web Services
Uma funcionalidade de uma aplicação, criada segundo padrões da Internet, acessível através da rede. W3C Permite a integração de sistemas distribuídos Interface descrita através de WSDL, Web Service Description Language. Interação através de SOAP, Simple Object Access Protocol, utilizando HTTP como protocolo de transporte

24 Tecnologia Web Services
Serviço: Abstrato, será implementado Agente: Concreto, implementação Provedor: Provider entity, Provider agent Solicitante: Requester entity, Requester agent Descrição do Serviço: WSD, definições de formatos, dados e protocolos Semântica: Expectativa do comportamento do serviço.

25 Tecnologia Web Services

26 Tecnologia GPS Global Positioning System
1969 Defense Navigation Satellite System NAVSTAR GPS 24 Satélites, 6 por plano orbital de modo que um receptor acesse, pelo menos, 4 deles Controle em terra que monitora e atualiza dados nos satélites

27 Tecnologia GPS Possuem relógios atômicos para sincronização
Enviam mensagens em broadcast, receptores são passivos Trilateração 3D, princípio matemático por trás dos cálculos Se o receptor souber a distância e posição de 4 satélites, é capaz de calcular sua localização na terra

28 Tecnologia GPS GALILEO, União Européia GLONASS System, Rússia
BeiDou System, China

29 Proposta Cliente É o software cliente que será utilizado no dispositivo móvel do usuário que tem interesse em comprar algum item Responsável pelas informações de procura Desenvolvido para Android, necessitará de acesso à Internet e ao GPS

30 Proposta Cliente

31 Proposta Cliente

32 Proposta Cliente

33 Proposta Mídia Software que será utilizado no dispositivo móvel do usuário que deseja vender seus itens Responsável pelas informações de oferta Faz a divulgação da lista de itens desejados pelos Clientes Desenvolvido para Android, necessitará de acesso à Internet e ao GPS

34 Proposta Mídia

35 Proposta Mídia

36 Proposta Mídia

37 Proposta Servidor Receberá informações de procura, do software Cliente e as armazenará Receberá requisições do software Mídia Calculará a distância geográfica Comparará as listas de oferta e procura Retornará com a lista de divulgação Desenvolvido em Java com Axis2, necessitará dos servidores Apache, Tomcat e MySql

38 Proposta Servidor

39 Proposta Servidor

40 Proposta Servidor

41 Proposta Interação

42 Proposta Interação

43 Conclusões O cenário tecnológico envolvido simplificou a implementação do sistema. Android, rápido desenvolvimento, fácil implementação de recursos GPS e de Internet Web Services, tornando as camadas de comunicação transparentes Solução centraliza as mensagens num servidor

44 Conclusões Cenários para alta disponibilidade precisam de estudos mais rigorosos quanto ao SGBD Mídia foi tratado como um dispositivo móvel, mas a realidade pode ser outra Para uma maior penetração de usuários, o Cliente precisará ser re escrito para outra plataforma

45 Acyr José Tedeschi Obrigado! Fim?


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