A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Cultura e das Artes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Cultura e das Artes"— Transcrição da apresentação:

1 História da Cultura e das Artes
O rococó em Portugal

2 O Rococó em Portugal O Rococó chegou a Portugal por influência alemã;
Esteve presente principalmente no Norte do país, na zona do Minho e do Douro; Principais artistas Arquitetura: André Ribeiro Soares da Silva – Capela de Santa Madalena, Falperra, Braga; Robillon e Mateus Vicente de Oliveira – Palácio de Queluz; Escultura: Joaquim Machado de Castro ( ) – Estátua equestre de D. José I; Pintura: Pedro Alexandrino ( ) – decorador de tetos como o do Palácio de Queluz.

3 Capela de Santa Maria Madalena
Concebida por André Soares, talhador e arquiteto, conhecido por ser um dos maiores arquitetos do Rococó no Minho; Escolhida numa posição alta tendo em conta a vista da cidade de Braga; A forma da planta é septagonal (alia a forma quadrada à do losango); Fachada curvilínea com decoração naturalista (inspirada em conchas e vegetação variada).

4 Capela de Santa Maria Madalena, Falperra, Braga
Fachada ladeada com duas torres. Fachada construída em granito em contraste com o cal branco.

5 Fachada curvilínea com decoração vegetalista.

6 André Soares, Casa do Raio, Braga
Dois andares baixos

7 O Palácio de Queluz O Palácio de Queluz nasce a partir da antiga Casa de Campo de Queluz; É da iniciativa do futuro D. Pedro III, futuro marido de D. Maria I que é iniciada a ampliação deste espaço transformando-o num Palácio Real; Foi a residência permanente família real entre 1794 e 1807 – até à fuga da família real para o Brasil devido à primeira invasão francesa ocorrida nesse último ano; Foi residência oficial de D. Maria I e do seu filho o futuro D. João VI, onde teria os seus dois filhos, Pedro e Miguel; D. Pedro IV, filho de D. João VI morre no mesmo quarto onde nasceu vítima de tuberculose em 1834.

8 Robillon, Sala do Trono do Palácio de Queluz, 1768.
Jean-Baptiste Robillon foi um arquiteto e ourives responsável pela construção da Sala do Trono deste palácio. A sua construção teve a supervisão de Mateus Vicente de Oliveira.

9 Escultura

10 Estátua equestre de D. José I
A Escultura rococó é influenciada pela “Escola de Mafra” e pela obra de Joaquim Machado de Castro. Da autoria do escultor Joaquim Machado de Castro ( ); É de influência clássica, à maneira romana, o cavalo calca simbolicamente serpentes. O conjunto é ladeado pelos grupos alegóricos do Triunfo e Vitória.

11

12

13 Pintura

14 Pintura rococó Inspirada no rococó francês, mas menos exuberante;
Preferiu a pintura de retábulos, tetos e retratos; Nas composições destaca-se o movimento das figuras em poses delicadas e com o uso de cores suaves.

15 Pedro Alexandrino (1730-1810) Decorador de igrejas em Lisboa;
Praticou vários géneros de pintura; Destacou-se pelo colorido e pelas poses e gestos delicados das suas figuras. A obra Nossa Senhora do Livramento e D. José foi encomendada pelo facto do rei ter sobrevivido ao atentado de 1758 depois do seu encontro com Teresa Leonor de Távora.

16 Pedro Alexandrino, Cristo Salvador do Mundo, 1778, Sé de Lisboa

17 Pedro Alexandrino, Nossa Senhora do Livramento e D
Pedro Alexandrino, Nossa Senhora do Livramento e D. José, 1785, Igreja da Memória

18 Azulejaria A partir do segundo quartel do século XVIII foi retomada a policromia com predominância do amarelo suave. Representações sedutoras com motivos de inspiração naturalista (grinaldas, aves e conchas).

19 Registo representando Santo António e São Marçal, painel de 10 x 7 azulejos, faiança, século XVIII (finais)


Carregar ppt "História da Cultura e das Artes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google