A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Água Componentes: Maria Eduarda Fontenelle Maria Eduarda Pessôa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Água Componentes: Maria Eduarda Fontenelle Maria Eduarda Pessôa"— Transcrição da apresentação:

1 Água Componentes: Maria Eduarda Fontenelle Maria Eduarda Pessôa
Maria Luisa Martins Mariana S. Nunes Giovanna de Andrade Beatriz Rodrigues Turma: 902

2 Cuidados com a água Para um mundo melhor e um meio ambiente mais saudável podemos prestar atenção em pequenos gestos. Como evitar o desperdício: - Se ensaboar com o chuveiro fechada -Lavar a calçada com a utilização de um balde -Não lavar o carro com mangueira -Mantenha válvula de descarga regulada. Uma válvula desregulada pode gastar até 3 vezes mais água! -Feche a torneira enquanto ensaboa a roupa, abrindo-a só na hora de enxaguar. Você já pensou em utilizar essa água para lavar a calçada? -Escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada podem economizar mais de 21 litros;

3 A utilização da água como fonte de energia
A utilização da água como fonte de energia é muito antiga. Os moinhos que trituravam grãos, por exemplo, eram movidos pela força da água. Atualmente, a energia potencial da água é aproveitada para a geração de energia elétrica. A energia elétrica é um importante recurso energético das sociedades industrializadas. A energia hidroelétrica é considerada uma das mais vantajosas fontes de energia do ponto de vista ambiental, pois não gera resíduos tóxicos ou qualquer outro tipo de poluente; é renovável e, além disto, é uma das mais baratas formas de geração de energia. Isso, contudo, não faz da hidroeletricidade a fonte de energia mais usada no mundo. Muito pelo contrário, ela ocupa posição de pouco destaque, quando comparada com outras fontes.

4 Água molécula da vida A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal. No entanto existem organismos que possuem homeostase (equilíbrio interno) submetida às condições sazonais do ecótopo onde estão inseridos, conseguindo sobreviver na ausência de água. A este estado denominamos de anidrobiose, onde todas as reações metabólicas: nutrição, locomoção e reprodução ficam suspensas, em estado latente, aguardando condições propícias para sua expressão. Esta substância compõe proporção de 75 – 85% da estrutura corpórea dos seres vivos. Sua origem pode ser endógena: quando proveem de reações internas, ou exógenas: através da ingestão direta de água ou alimentos. Assim, o teor de água em um organismo pode variar segundo três fatores: a atividade funcional do tecido ou órgão, faixa etária do organismo e estudos envolvendo a espécies.

5 A molécula de água (H2O) é formada pelo grupamento de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. O arranjo destes átomos no espaço, com disposição não linear das ligações (pontes de hidrogênio) estabelece zonas positivas e negativas na molécula que assim forma um ângulo de 104,5°, garantindo propriedades intrínsecas e fundamentais a vida. Devido esta polaridade, as moléculas de água se organizam através da atração mantida entre polos opostos (+ com –) entre moléculas distintas. Isso permite uma forte atração, denominada coesão molecular, que no estado líquido desta substância promove alta tensão superficial. A polaridade também garante à molécula de água, desempenhar importantes reações extra e intra- celular, como: a solubilidade de outros compostos (proteínas, carboidratos, lipídios) na presença de água, sendo denominadas hidrofílicas, as que se dissolvem na água e hidrofóbicas, as que não se dissolvem na água; bem como participando de reações metabólicas (catabólicas ou anabólicas), que podem ser sínteses por desidratação (ligação peptídica entre dois aminoácidos gerando uma molécula de água) ou quebra por hidrólise (hidrólise da Adenosina Trifosfato – ATP, para geração de “energia” Celular).

6 Esta incrível molécula, se não bastasse, também tem grande participação na regulação térmica dos seres vivos. Seu alto calor específico permite a absorção de uma elevada quantidade de calor, com baixa variação de temperatura, ou seja, uma pessoa em estado febril tem sua sudorese aumentada para que a evaporação da água contida no suor absorva o calor corpóreo, para diminuição da temperatura do indivíduo. Sem estas propriedades físico-químicas, da substância água: insípida, inodora e incolor, provavelmente não existiria vida neste magnífico planeta.

7 A impotância da água na vida das pessoas
Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. É fundamental importância do ser humano buscar formas de usar a água de forma racional e inteligente. Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental neste início de milênio. Principais usos da água: - Funcionamento e manutenção do corpo humano Irrigação na agricultura e também na pecuária Funcionamento dos ecossistemas (tanto quanto terrestre tanto no aquático) Uso da água na produção industrial (bens materiais, medicamentos, alimentos industrializados, etc.) Geração de energia nas usinas hidrelétricas A evaporação da água doce das principais fontes hídricas (rios, lagos, açudes e represas) são importantes na formação de chuvas e da umidade do ar. A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

8 A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.. A conservação da quantidade e da qualidade da água depende das condições naturais e antrópicas das bacias hidrográficas, onde ela se origina, circula, percurla ou fica estocada, fora de lagos naturais ou reservatórios artificiais. Isso porque, ao mesmo tempo em que os rios, riachos e córregos alimentam uma determinada represa, por exemplo, eles também podem trazer toda a sorte de detritos e materiais poluentes que tenham sido despejados diretamente neles ou no solo por onde passaram.

9 Curiosidades da água - A água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio Á água é vital para a existência de todas as formas de vida conhecidas em nosso planeta A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra Em condições normais de temperatura e pressão, a água é encontrada em estado líquido. - Cerca de 75% do corpo humano é composto por água Cerca de 70% da água existente na Terra é salgada (encontrada nos oceanos). - A água está presente nos cometas na forma de gelo. A cauda de um cometa é formada, principalmente, por água em estado gasoso (vapor) Já no estado sólido (gelo) a água assume uma tonalidade azulada quando presente em grande quantidade Cerca de 70% da água doce do nosso planeta é usado nas atividades da agricultura. - O consumo residencial é responsável pelo consumo de, aproximadamente, 10% da água doce Se toda água da terra  – doce, salgada e congelada fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias. Mas se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas 5 litros de água.

10

11 Fim P.S: Marcele nós te amamos


Carregar ppt "Água Componentes: Maria Eduarda Fontenelle Maria Eduarda Pessôa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google