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O que é Patrimônio Cultural?

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Apresentação em tema: "O que é Patrimônio Cultural?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é Patrimônio Cultural?
O patrimônio cultural é um conjunto de bens culturais que estão muito presentes na história do grupo, que foram transmitidos entre várias gerações. Ou seja, são os bens culturais que ligam as pessoas aos seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas. Professor : Edilson José – O bom Artes Visuais Cênicas e Música

2 O patrimônio cultural faz parte da vida das pessoas de uma maneira tão profunda, que algumas vezes elas não conseguem nem mesmo dizer o quanto ele é importante e por quê. Mas caso elas o perdessem, sentiriam sua falta. Como, por exemplo, a paisagem do lugar da infância; o jeito de preparar uma comida; uma dança; uma música; uma brincadeira.

3 Existem instituições que são responsáveis por identificar, preservar e promover o patrimônio cultural: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é responsável pelas políticas nacionais de patrimônio cultural. Existe até uma instituição responsável por declarar o que é o patrimônio do mundo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Estas instituições trabalham para preservar o patrimônio cultural.

4 O que é o tombamento? O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público, nos níveis federal, estadual ou municipal com o objetivo de preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens. Viola-de-cocho

5 Tipos de patrimônio Cultural
Patrimônio Material composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em: BENS IMÓVEIS como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos. MÓVEIS como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

6 Tipos de patrimônio Cultural
Patrimônio Imaterial Esse patrimônio cultural imaterial – que se transmite de geração em geração – é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu entorno, de sua interação com a natureza e sua história, e lhes fornece um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo assim a promover o respeito pela diversidade cultural e a criatividade humana. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define como Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – assim como os instrumentos, objetos, artefatos e espaços culturais que lhes são associados

7 • As práticas sociais, os rituais e eventos festivos,
De acordo com essa definição, o patrimônio cultural imaterial se manifesta particular nos seguintes âmbitos: • As tradições e expressões orais, incluindo a língua como veículo do patrimônio cultural imaterial; • Dança música e artes da representação tradicionais; As práticas sociais, os rituais e eventos festivos; • As práticas sociais, os rituais e eventos festivos, • Os conhecimentos e os usos relacionados à natureza e ao universo; • As técnicas artesanais tradicionais.

8 "São Francisco de Assis". do artista alagoano Beto Pezão
ARTE POPULAR A Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa. "São Francisco de Assis". do artista alagoano Beto Pezão Bloco de maracatu Olinda

9 A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, etc.

10 No Brasil, costumamos chamar de “arte popular”, a produção de pinturas, esculturas e modelagens feitas por homens e mulheres que não receberam ensino ou treinamento profissional específico, mas criam obras de reconhecido valor estético e artístico.

11 Os objetos de arte popular normalmente têm fins decorativos e as peças ora podem ser independentes, ora podem ser criadas para enfeitar outros objetos ou substituir aqueles de uso doméstico. A arte sacra sempre foi importante meio de expressão de nossos artistas. populares.

12 normalmente encomendadas e ditadas pela sociedade em que ela se insere, que determina tanto a temática como, em alguns casos, a própria forma que o trabalho deva assumir. Bichinhos, figuras humanas e tipos (como o cangaceiro, a lavadeira, o padre), além de santos são os temas mais frequentes da arte popular.

13 Além de inventar seu próprio instrumental, certos artistas populares chegam a criar, com materiais mais acessíveis, produtos que, mesmo sem conservantes ou fixadores, produzem efeitos semelhantes a outros, desenvolvidos pela indústria química com largo uso no mercado. As manifestações artísticas acontecem em todas as regiões do Brasil, e seus autores utilizam os materiais que têm à mão, como barro ou madeira, e ainda outros, como areia, palha, contas, tecidos e penas de aves.

14 AS FESTAS DE JUNHO NA CULTURA POPULAR BRASILEIRA
As festas juninas são, na sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc.) No Brasil, recebeu o nome de "junina" (chamada inicialmente de "joanina", de São João), porque acontece no mês de junho. Herança dos portugueses a tradição das festa junina logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. Foto tirada no Colégio VIP ..

15 As comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica, a pamonha, o curau, o milho cozido, a pipoca e o bolo de milho. Também pratos típicos como, por exemplo, o arroz-doce, a broa de milho, a cocada, o bom-bocado, o quentão, o vinho quente, o pé-de-moleque, a batata-doce, o bolo de amendoim, o bolo de pinhão etc. O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são erguidas unicamente para o evento, ou um galpão já existente com dependências já construídas e adaptadas para a festa. Geralmente, o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiais, acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos.

16 O CRESCIMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL INVENÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL
Cada geração passa por processos de aprendizagem, nos quais assimila a cultura de seu tempo e se torna apta a enriquecer o patrimônio cultural das gerações futuras. É na capacidade que os grupos têm de perpetuar e acrescentar novos valores à cultura que reside a possibilidade de progresso. Desse modo, apesar das mudanças, alguns valores culturais tendem a permanecer, assegurando a continuidade da cultura de uma sociedade entre uma geração e outra geração. Por mais viva e inventiva que seja uma nova cultura, as gerações quase nunca rompem inteiramente com seu passado. Em geral, o enriquecimento do patrimônio cultural de uma sociedade se faz por meio de dois processos: a Invenção e a Difusão Cultural. INVENÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL Em meados do séc. XIX, o uso do motor a vapor para mover um veículo correndo sobre trilhos criou um meio de transporte que teria importância decisiva no mundo moderno. O TREM. Impacto maior ainda foi provocado no fim daquele século pela invenção do AUTOMÓVEL. As invenções são geradas pela combinação entre o patrimônio cultural da sociedade e determinadas necessidades sociais, além, é claro, da criatividade dos inventores. Em seu trabalho de criação, ele se apoia no conhecimento acumulado de sua cultura, combinando elementos preexistentes para produzir algo novo. Alguns traços culturais, como uma nova moda ou o uso de um equipamento recentemente inventado, difundem-se não só na sociedade em que tiveram origem, mas também entre outras culturas, geralmente por intermédio dos meios de comunicação ( Jornais, revistas, televisão, cinema, rádio, internet, etc ) Quando isso ocorre, dizemos que está havendo um processo de difusão cultural. Pode-se afirmar que o enriquecimento cultural se verifica mais frequentemente por difusão do que por invenção. Geralmente, o patrimônio de uma cultura cresce de geração em geração.

17 RETARDAMENTO CULTURAL
As invenções, por exemplo, acarretam mudanças mais aceleradas na cultura material do que na cultura não material: os instrumentos, as máquinas e as técnicas mudam mais rapidamente do que a religião, os padrões familiares e etc... Essa diferença de ritmo provoca descompasso entre os diversos componentes da cultura. A introdução da pílula anticoncepcional na década de 1960, por exemplo, encontrou grande resistência por parte dos setores religiosos, enquanto milhões em todo o mundo já se beneficiavam com a invenção. Toda vez que há um desequilíbrio no ritmo de desenvolvimento dos diversos aspectos da cultura, pode-se falar de retardamento ou demora cultural.

18 FIM!!!


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