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Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A 1.

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1 Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A 1

2 Análise novembro| 2014 As redes sociais da BIC registraram aumento espetacular no número de fãs e nas taxas de engajamento. Em apenas um mês, mais de 9 mil pessoas curtiram nossa página no Facebook. Em termos de engajamento, registramos média de quase 19 mil pessoas únicas alcançadas por post. No Twitter, houve aumento de 174 seguidores. Além do investimento em mídia realizado no futuro, destaque para o interesse por parte do público no conteúdo que divulgamos. Em novembro, elaboramos posts institucionais com linguagem adaptada para o público jovem e com foco em assuntos quentes. O desafio é inserir os produtos da BIC em situações divertidas. Chamamos a atenção para os seguintes conteúdos: posts de oportunidade fazendo referência ao programa televisivo MasterChef, da Rede Bandeirantes; a série de posts sobre a importância do trabalho manuscrito, dicas de viagens por meio da hashtag #BICdeférias, dicas de presentes de Natal e posts quentes, como o lançamento do filme Jogos Vorazes e o pouso do primeiro robô em um cometa. Em relação aos produtos, abordamos novamente o maior número possível deles, com destaque para Colorir, BIC Cristal, Pimaco e Marking. A campanha #fazerobemébom e a série sobre os vestibulares, por meio da hashtag #amigogentefina, permaneceram ativas. Dicas de português e culturais também marcaram presença.

3 Principais assuntos: Série de posts “Agenda Positiva” Vestibular Datas Comemorativas Posts de oportunidade Institucional Natal e férias 9.341 fãs 49 18.787 343 236 9.044 Análise novembro| 2014

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5 O post elaborado pela G&A que obteve o melhor desempenho recebeu o investimento de R$ 400,00 e foi visualizado por mais de 45 mil pessoas únicas. O conteúdo recebeu 1.498 curtidas. Percebemos, portanto, que o vídeo foi muito bem recebido pela audiência. Análise novembro| 2014

6 O post acima sobre o concurso BIC-se também recebeu investimento, razão pela qual alcançou mais de 490 mil pessoas únicas. O conteúdo obteve ainda 6.246 curtidas e 104 compartilhamentos. Análise novembro| 2014

7 O post do dia 27 de novembro apresentou o menor destaque do período. O conteúdo foi visualizado por apenas 475 pessoas únicas, tendo sido curtido 21 vezes. Análise novembro| 2014

8 O gráfico abaixo analisa a evolução da fan page BIC Brasil e das páginas dos principais concorrentes. A BIC encontra-se na quinta posição. Análise novembro| 2014

9 Principais assuntos: Vestibular Posts quentes Institucional Personalidade da marca Datas Comemorativas Natal e Férias Análise novembro| 2014 174 novos seguidores

10 O perfil da BIC Brasil no Twitter ocupa a sétima posição quando comparado aos perfis dos principais concorrentes, conforme o gráfico abaixo demonstra. Análise novembro| 2014

11 Listamos abaixo as datas comemorativas dos meses de dezembro e janeiro que sugerimos trabalhar de alguma forma nas redes sociais. Dezembro 01/12 – Dia Internacional de Combate à AIDS 02/12 – Dia Nacional do Samba 08/12 – Dia Nacional da Família 25/12 – Natal 31/12 – Ano Novo Janeiro 08/01 – Dia Nacional da Fotografia 18/01 – Dia Internacional do Riso 25/01 – Aniversário da cidade de São Paulo

12 Produzir conteúdo quente é preocupação constante da G&A. Desejamos aproveitar as últimas oportunidades de viralização oferecidas pela internet. Para obter mídia espontânea, precisamos inserir a marca nessas situações. Para que o post seja oferecido a tempo, precisamos que a aprovação ocorra rapidamente. Permanecer investindo na promoção de posts considerados estratégicos para a marca. Neste mês, infelizmente, só obtivemos a aprovação da BIC para investir no post da série Traquitana. Como aconselhamos todos os meses, o ideal é realizar outros investimentos durante o mês. Vale lembrar que encaminhamos um plano de investimento em ads alguns meses atrás. Continuar trabalhando com conteúdo educativo, como dicas culturais, de português e de preservação do meio ambiente, para que a BIC mantenha imagem de marca preocupada com o mundo ao seu redor. Seguindo a estratégia dos últimos meses, continuaremos valorizando o conhecimento nas peças produzidas por nós. O Concurso Cultural de Natal proposto não foi aprovado. Mesmo assim, estamos falando sobre o Natal com frequência. A intenção é aumentar ainda mais os posts a respeito agora em dezembro. Manter o monitoramento das mensagens recebidas nos canais e continuar conversando com os blogueiros e demais influenciadores de opinião digitais. Análise novembro| 2014

13 Bruno Toranzo Coordenador de Comunicação Digital brunotoranzo@gaspar.com.br Beatriz Bianco Analista de Comunicação Digital beatrizbianco@gaspar.com.br Análise novembro| 2014 Equipe de Comunicação Digital G&A


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