A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA DO TRABALHO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA DO TRABALHO:"— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA DO TRABALHO:
O QUE É SEGURANÇA DO TRABALHO: Conjunto de medidas e ações aplicadas para prevenir acidentes nas atividades das empresas, preservando a integridade física do trabalhador e os bens materiais da Empresa.

2 VALORIZA O SER HUMANO E A VIDA. VALORIZA O TRABALHO
SEGURANÇA DO TRABALHO : VALORIZA O SER HUMANO E A VIDA. VALORIZA O TRABALHO VALORIZA LUCROS/BENEFÍCIOS

3 Cabe ao empregado : Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre Seg. e Med. do Trabalho, inclusive ordens de serviço sobre segurança expedidas pelo empregador. Usar o EPI fornecido pela empresa. Submeter-se aos exames médicos previstos nas NRs. Colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras (NRs).

4 O QUE É ACIDENTE DE TRABALHO
É toda ocorrência que no exercício do trabalho, provoque: Lesão Corporal; Perturbação Funcional; Doença; PODENDO PROVOCAR: Morte; Perda total, parcial, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

5 DOENÇAS PROFISSIONAIS
São aquelas adquiridas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho peculiares a uma determinada atividade. Ex.. : Pneumoconiose, Dermatite, LER, etc.

6 CAUSAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Atos inseguros : São originados de erros conscientes do trabalhador, ou seja, ele sabe o que é errado, mas o faz, mesmo assim.

7 CAUSAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Exemplos de Atos inseguros : Agir sem permissão, sabendo que deve pedi-la; Brincar em local de trabalho; Inutilizar dispositivos de segurança, sendo conhecedor de suas necessidades; Dirigir perigosamente, sendo habilitado; Não usar E.P.I, sabendo que é para usá-lo; Não cumprir as normas de segurança, sendo conhecedor das mesmas; Etc.

8 CAUSAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Condições inseguras : Presentes no ambiente de trabalho, comprometem a segurança do trabalhador e a própria segurança das instalações e dos equipamentos.

9 CAUSAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Exemplos de Condições Inseguras : Deficiências na construção e instalações da empresa: piso, ruído e trepidação, falta de ordem e limpeza, etc. Deficiências no maquinário: falta de proteção, máquinas com defeito e sem manutenção, etc. Deficiências na proteção do trabalhador: roupas não apropriadas, calçados impróprios, proteção deficiente, etc.

10 CAUSAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Fator Pessoal de Insegurança : Dividem-se em dois grupos : Erro inconsciente do acidentado, ou seja, quando ele não sabe ou não percebe que está errado; Distração; Esquecimento; Falta de conhecimento. Falhas orgânicas do acidentado : Desmaios; Cãibras; Ataque epiléptico.

11 CONSEQÜÊNCIAS DO ACIDENTE :
DANOSAS PARA O ACIDENTADO/FAMÍLIA PARA A EMPRESA. SOCIAL ECONÔMICO

12 EM CASO DE ACIDENTES: PROVIDENCIAR AVISAR O RH; AVISAR O SESMT ;
SOCORRER; AVISAR O RH; AVISAR O SESMT ; PROCEDER INVESTIGAÇÃO. PROVIDENCIAR DOCUMENTAÇÃO: 24 HORAS; SE FOR ACIDENTE DE TRÂNSITO OU AGRESSÃO, FAZER O BOLETIM DE OCORRÊNCIA. PEGAR 02 TESTEMUNHAS;

13 O que são riscos ambientais
Tudo o que tem potencial para gerar acidentes ou doenças no trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição.

14 RISCOS NO SETOR DE RECEBIMENTO
RUÍDO; POSTURA, ERGONOMIA QUEDAS; TRAUMAS; QUEDAS DE PALLETTS, CAIXAS ESFORÇO FÍSICO MORTE

15 RISCOS NO SETOR DE PREPARAÇÃO
RUÍDO; QUÍMICOS, ÓLEO DE CORTE; POSTURA INADEQUADA, ERGONOMIA; QUEDAS DE CAIXAS, PALLETS; ESFORÇO FÍSICO; QUEDAS. TRAUMAS, AMPUTAÇÕES DE MEMBROS CORTES NAS MÃOS E BRAÇOS

16 RISCOS NO SETOR DE SOLDA
ELETRICIDADE; RUÍDO; POSTURA INADEQUADA, ERGONOMIA; QUÍMICOS: ANTI RESPINGO; QUEIMADURAS NA PELE, NOS OLHOS QUEDAS, TRAUMAS, ESMAGAMENTO PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS E PULMONARES

17 RISCOS NO SETOR DE FOSFATIZAÇAÕ
RUÍDO; QUÍMICOS, ÁCIDOS; POSTURA INADEQUADA, ERGONOMIA; STRESS, FADIGA; QUEIMADURAS NA PELE E OLHOS; QUEDAS, TRAUMAS;

18 RISCOS NO SETOR DE ACABEMENTO - SOLDA
RUÍDO; POSTURA INADEQUADA, ERGONOMIA; ACIDENTES COM OS OLHOS, FAGULHAS, ESTILHAÇOS; QUÍMICOS, POEIRA; CORTES, AMPUTAÇÕES; QUEDAS, TRAUMAS, AMPUTAÇÕES

19 RISCOS NO SETOR DE ACABAMENTO DE PINTURA
RUÍDO; POSTURA INADEQUADA, ERGONOMIA; QUÍMICOS: MASSA PLÁSTICA, POEIRAS, SIKAFLEX, THINNER DENTRE OUTROS; CORTES NAS MÃOS, IRRITAÇÃO NA DERMATOLÓGICAS; QUEDAS; ACIDENTES COM OS OLHOS

20 RISCOS NO SETOR DE PINTURA
RUÍDO; POSTURA INADEQUADA, ERGONOMIA; QUÍMICOS: TINTAS, SOLVENTES; IRRITAÇÃO DERMATOLÓGICA, INTOXICAÇÃO; QUEDAS, E IRRITAÇÃO NOS OLHOS

21 RISCOS NO SETOR DE MONTAGEM FINAL
ELETRICIDADE; RUÍDO; POSTURA INADEQUADA, ERGONOMIA; QUÍMICOS: SIKAFLEX; PERFURAÇÕES NAS MÃOS; QUEDAS, TRAUMAS, AMPUTAÇÕES ACIDENTES COM OS OLHOS

22 RISCOS OPERAÇÃO DE MÁQUINAS
ELETRICIDADE; RUÍDO; QUÍMICOS: GRAXA, AMÔNIA, ÓLEO; PERFURAÇÕES/ CORTES, TRAUMAS, AMPUTAÇÕES

23 RISCOS OPERAÇÃO DE PONTE ROLANTE
ELETRICIDADE; RUÍDO; TRAUMAS, ESMAGAMENTO; MORTE

24 RISCOS OPERAÇÃO DE EMPILHADEIRAS
RUÍDO; QUÍMICOS: GRAXA, ÓLEO; QUEIMADURAS ACIDENTES COM A CARGAS ATROPELAMENTOS MORTE

25 RISCOS NO SETOR ADMINISTRATIVO
POSTURA INADEQUADA; QUEDAS, MOVIMENTOS REPETITIVOS STRESS

26 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
Todo e qualquer dispositivo destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Projetado de acordo com os riscos levantados e os tempos de exposição observados.

27 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA
Equipamentos instalados no local de trabalho, que servem para proteger mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Ex. : Proteções de máquinas, biombos, exaustores, iluminação de emergência, extintores, etc.

28 Equipamento de Proteção Individual:
O QUE É E. P. I. Equipamento de Proteção Individual: Todo dispositivo de uso individual a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. IMPORTANTE Você é o responsável pela limpeza, guarda e conservação do seu E.P.I. Se necessário fazer a troca, você deve devolver o E.P.I. velho

29 E.P.I.s UTILIZADOS PARA TRABALHOS C/ PRODUTOS QUIMICOS
Bota PVC; Luvas para produtos químicos; Conjunto impermeável; Máscaras facial c/ Filtro;

30 E.P.I.s UTILIZADOS PARA TRABALHOS SOLDA
Respirador Facial da classe P2, da 3 M 8822; calçado de segurança com biqueira de aço; Luvas de raspa de couro cano longo; avental de raspa de couro,mangote ; Óculos de Segurança anti embaçante, máscara com lentes filtrantes para radiação ultra violeta Creme Luvex 25 e uniformes.

31 E.P.I.s UTILIZADOS PARA TRABALHOS NA MANUTENÇÃO
Protetor Auricular; calçado de segurança com biqueira de polietileno; Luvas com proteção isolante; Cinto de segurança do tipo pára-quedista para trabalho em altura; Óculos de segurança, plataforma elevatória para trabalhos em altura.

32 Excesso de Confiança; Teimosia/Orgulho;
Atitudes que podem provocar acidentes : Excesso de Confiança; Teimosia/Orgulho; Ignorância, negligência,pressa, falta de atenção, esforço excessivo, fadiga, stress. Falta cooperação .

33 PREVENÇÃO E COMBATE A SINISTROS
Ações para evitar Incêndios não fume em locais proibidos; conserve as instalações elétricas; evite acúmulo de materiais inflamáveis; evite queimar papéis e outros em locais inadequados

34 Aguarde instruções da Brigada de Incêndio ou de Segurança do Trabalho;
EM CASO DE EMERGÊNCIA Mantenha a calma; Aguarde instruções da Brigada de Incêndio ou de Segurança do Trabalho; Use equipamentos de combate a incêndio disponíveis: extintores, hidrantes, etc.;.

35 Veja algumas dicas : Trabalhe com atenção.
Em se tratando de prevenção, não confie demais em você mesmo. Não seja orgulhoso, você não sabe tudo. Se não pode fazer, peça ajuda. Conheça o Depto. de Segurança do Trabalho da sua empresa. Dê sugestões à CIPA e ao Depto. de Segurança do Trabalho da empresa. Respeite as normas de Segurança. Procure conhecer os riscos de sua profissão. Não confie na sorte. Ame e respeite a sua vida, pois ela é única.

36 Evite : Conversar e distrair-se enquanto trabalha;
Realizar tarefas sem que esteja habilitado a fazê-las; Correrias; Trabalhar sem o Equipamento de Segurança.

37 Trabalhar com Segurança implica ter respeito e dignidade à própria vida.

38 LEMBRE-SE : O trabalho representa promessa de vida, e não um atalho para o sofrimento, dor, e morte.

39 Valorize sua vida, pois ela não têm preço, pratique segurança.
Valorize sua vida, pois ela não têm preço, pratique segurança. Segurança é um estilo de vida.

40 SEGUNDO A OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, OS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO SÃO RESPONSÁVEIS POR MAIS DE 120 MILHÕES DE LESÕES, E PELO MENOS MORTES POR ANO NO PLANO MUNDIAL. (1.997)

41 PESQUISA REALIZADA EM OSASCO – SP NO INÍCIO DA DÉCADA DE 70, AVALIOU ACIDENTES DE TRABALHO GRAVES, CONCLUIU QUE AS MÁQUINAS FORAM RESPONSÁVEIS POR 85,5% DOS ACIDENTES, SENDO AS PRENSAS SOZINHAS RESPONSÁVEIS POR 31,8% DO TOTAL DAS OCORRÊNCIAS.

42 ‘ SEÇÃO XI DAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Decreto‑Lei: 5.452, DE 1º DE MAIO DE ‑ CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Art.184 ‑ As máquinas e os equipamentos deverão ser dotados de dispositivos de partida e parada e outros que se fizerem necessários para a prevenção de acidentes do trabalho, especialmente quanto ao risco de acionamento acidental. Parágrafo único ‑ É proibida a fabricação, a importação, a venda, a locação e o uso de máquinas e equipamentos que não atendam ao disposto neste artigo. Art.185 ‑ Os reparos, limpeza e ajustes somente poderão ser executados com as máquinas paradas, salvo se o movimento for indispensável a realização do ajuste. Art.186 ‑ O Ministério do Trabalho estabelecerá normas adicionais sobre proteção e medidas de segurança na operação de máquinas e equipamentos, especialmente quanto à proteção das partes móveis, distância entre estas, vias de acesso às máquinas e equipamentos de grandes dimensões, emprego de ferramentas, sua adequação e medidas de proteção exigidas quando motorizadas ou elétricas.

43 CENTRO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL – CRP
CENTRO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL – CRP OBSERVA QUE O RAMO METALÚRGICO RESPONDE POR 25% DOS CASOS GRAVES DE ACIDENTES DO TRABALHO, PREDOMINANDO AS MÁQUINAS : PRENSAS MECÂNICAS, GUILHOTINAS, DOBRADEIRAS, ETC ... SETOR PLÁSTICO : RESPONDE POR 8% DOS CASOS, COM DESTAQUE PARA AS PRENSAS INJETORAS.


Carregar ppt "SEGURANÇA DO TRABALHO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google