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SIMPLES NACIONAL Jorge Lobão.

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Apresentação em tema: "SIMPLES NACIONAL Jorge Lobão."— Transcrição da apresentação:

1 SIMPLES NACIONAL Jorge Lobão

2 SUPER SIMPLES Lei Complementar 123/06
A Lei Complementar estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.(art. 146 CF/88) O tratamento diferenciado das ME’s e EPP’s passa a ser gerido : I - Comitê Gestor de Tributação das ME’s e EPP’s, composto por SRF, SRP, UF, Estados, DF e Municípios, com fins tributários II - Fórum Permanente das Microempresas e EPP (órgãos federais e vinculados para os demais assuntos) Art Cabe à lei complementar: . d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuições previstas no art. 195, I e §§ 12 e 13, e da contribuição a que se refere o art (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de ) Parágrafo único. A lei complementar de que trata o inciso III, d, também poderá instituir um regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, observado que: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de )

3 DEFINIÇÃO DE MICROEMPRESA E DE EMPRESA DE PEQUENO PORTE
A Lei Complementar, considera microempresas ou empresas de pequeno porte, a sociedade empresária, a sociedade simples e o empresário identificadas no art. 966 da Lei nº /02, NCC, devidamente registradas no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. microempresas, no ano­calendário, tenham receita bruta igual ou inferior a R$ ,00 (duzentos e quarenta mil reais); empresas de pequeno porte, a pessoa jurídica, ou a ela equiparada, que auferir, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ ,00 (duzentos e quarenta mil reais) e igual ou inferior a R$ ,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais). Art Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

4 Receita Bruta O produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.

5 VEDAÇÕES REGRA GERAL Lei 9.841/99
Art. 3o Não se inclui no regime desta Lei a pessoa jurídica em que haja participação:         I - de pessoa física domiciliada no exterior ou de outra pessoa jurídica;         II - de pessoa física que seja titular de firma mercantil individual ou sócia de outra empresa que receba tratamento jurídico diferenciado na forma desta Lei, salvo se a participação não for superior a dez por cento do capital social de outra empresa desde que a receita bruta global anual ultrapasse os limites de que tratam os incisos I e II do art. 2o.         Parágrafo único. O disposto no inciso II deste artigo não se aplica à participação de microempresas ou de empresas de pequeno porte em centrais de compras, bolsas de subcontratação, consórcios de exportação e outras formas de associação assemelhadas, inclusive as de que trata o art. 18 desta Lei. I - de cujo capital participe outra pessoa jurídica; II - que seja filial, sucursal, agência ou representação, no País, de pessoa jurídica com sede no exterior; III - de cujo capital participe pessoa física que seja inscrita como empresário ou seja sócia de outra empresa que receba tratamento jurídico diferenciado nos termos da Lei Complementar, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do art. 3º; IV – cujo titular ou sócio participe com mais de 10% (dez por cento) do capital de outra empresa não beneficiada pela Lei Complementar, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do art. 3º da LC ; V - cujo sócio ou titular seja administrador ou equiparado, de outra pessoa jurídica com fins lucrativos, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do art. 3º; VI - constituídas sob a forma de cooperativas, salvo as de consumo; VII - que participe do capital de outra pessoa jurídica; VIII - que exerça atividade de banco comercial, de investimentos e de desenvolvimento, de caixa econômica, de sociedade de crédito, financiamento e investimento ou de crédito imobiliário, de corretora ou de distribuidora de títulos, valores mobiliários e câmbio, de empresa de arrendamento mercantil, de seguros privados e de capitalização ou de previdência complementar; IX - resultante ou remanescente de cisão ou qualquer outra forma de desmembramento de pessoa jurídica que tenha ocorrido em um dos cinco anos-calendário anteriores; X – constituída sob a forma de sociedade por ações ( § 4º do art. 3º)

6 EXCLUSÃO a microempresa ou empresa de pequeno porte que incorrer em alguma das situações previstas na transparência anterior será excluída do regime de que trata a Lei Complementar com efeitos a partir do mês seguinte ao que incorrida a situação impeditiva. A microempresa e a empresa de pequeno porte que no decurso do ano-calendário de início de atividade ultrapassar o limite de R$ ,00 (duzentos mil reais)? multiplicados pelo número de meses de funcionamento nesse período estará excluída do regime da Lei Complementar com efeito retroativo ao início da sua atividade.(§ 10 do art. 3º) OBS não haverá retroação se o limite ultrapassado for inferior a 20%.(§12 do art. 3º) ( ,00 X n) X 1.20 = n = número de meses O limite cai respectivamente para R$ ,00 para o estado e R$ ,00 para o município (quando houver adesão) (§ 11 do art.3º) § 10.  A microempresa e a empresa de pequeno porte que no decurso do ano-calendário de início de atividade ultrapassarem o limite de R$ ,00 (duzentos mil reais) multiplicados pelo número de meses de funcionamento nesse período estarão excluídas do regime desta Lei Complementar, com efeitos retroativos ao início de suas atividades. § 12.  A exclusão do regime desta Lei Complementar de que tratam os §§ 10 e 11 deste artigo não retroagirá ao início das atividades se o excesso verificado em relação à receita bruta não for superior a 20% (vinte por cento) dos respectivos limites referidos naqueles parágrafos, hipóteses em que os efeitos da exclusão dar-se-ão no ano-calendário subseqüente.

7 INSCRIÇÃO E DA BAIXA Regra geral (art.4º)
Os três níveis de governo, deverão considerar a unicidade do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas, articulando as competências próprias com aquelas dos demais membros, e buscar, em conjunto, compatibilizar e integrar procedimentos, de modo a evitar a duplicidade de exigências e garantir a linearidade do processo, da perspectiva do usuário. Disponibilizar, na rede mundial de computadores (internet) informações, orientações e instrumentos, de forma integrada e consolidada, que permitam pesquisas prévias às etapas de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas, de modo a prover ao usuário certeza quanto à documentação exigível e quanto à viabilidade do registro ou inscrição. Os requisitos de segurança sanitária, metrologia, controle ambiental e prevenção contra incêndios, para os fins de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas, deverão ser simplificados, racionalizados e uniformizados pelos órgãos envolvidos na abertura e fechamento de empresas, no âmbito de suas competências.

8 INSCRIÇÃO E DA BAIXA-II Regra geral
Os órgãos e entidades envolvidos na abertura e fechamento de empresas que sejam responsáveis pela emissão de licenças e autorizações de funcionamento somente realizarão vistorias após o início de operação do estabelecimento, quando a atividade, por sua natureza, comportar grau de risco compatível com esse procedimento. Emissão de Alvará Provisório pelos municípios, salvo nos casos de atividade de alto grau de risco, capaz de permitir a abertura do estabelecimento logo após o registro. Entrada única de dados cadastrais e de documentos, resguardadas a independência das bases. Registro empresarial e na abertura da empresa, dos três níveis de governo, ocorrerão independentemente da regularidade de obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas, principais ou acessórias, do empresário, da sociedade, dos sócios, dos administradores ou de empresas de que participem As Micro e Pequenas empresas paralisadas há mais de 3 anos poderão dar baixa nos registros dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, independentemente do pagamento de débitos tributários, taxas ou multas devidas pelo atraso na entrega das respectivas declarações nesses períodos.(art. 78) Art. 78.  As microempresas e as empresas de pequeno porte que se encontrem sem movimento há mais de 3 (três) anos poderão dar baixa nos registros dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, independentemente do pagamento de débitos tributários, taxas ou multas devidas pelo atraso na entrega das respectivas declarações nesses períodos. § 1o  Os órgãos referidos no caput deste artigo terão o prazo de 60 (sessenta) dias para efetivar a baixa nos respectivos cadastros. § 2o  Ultrapassado o prazo previsto no § 1o deste artigo sem manifestação do órgão competente, presumir-se-á a baixa dos registros das microempresas e as das empresas de pequeno porte.

9 TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES ABRANGÊNCIA
Art §1º XIII – construção de imóveis e obras de engenharia em geral, inclusive sob a forma de subempreitada; XIV – transporte municipal de passageiros; XV – empresas montadoras de estandes para feiras; XVI – escolas livres, de línguas estrangeiras, artes, cursos técnicos e gerenciais; XVII – produção cultural e artística; XVIII – produção cinematográfica e de artes cênicas; XIX – cumulativamente administração e locação de imóveis de terceiros; XX – academias de dança, de capoeira, de ioga e de artes marciais; XXI – academias de atividades físicas, desportivas, de natação e escolas de esportes; XXII – (VETADO); XXIII – elaboração de programas de computadores, inclusive jogos eletrônicos, desde que desenvolvidos em estabelecimento do optante; XXIV – licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação; XXV – planejamento, confecção, manutenção e atualização de páginas eletrônicas, desde que realizados em estabelecimento do optante; XXVI – escritórios de serviços contábeis; XXVII – serviço de vigilância, limpeza ou conservação; XXVIII – (VETADO). Art.17 § 2o  Poderão optar pelo Simples Nacional sociedades que se dediquem exclusivamente à prestação de outros serviços que não tenham sido objeto de vedação expressa no caput deste artigo. I – Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); II – Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), exceto sobre importação; III – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); IV – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), exceto sobre importação V – Contribuição para o PIS/PASEP, exceto sobre importação VI – Contribuição para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica, (contribuição patronal), exceto no caso das PJ relacionadas nos incisos XIII a XXVIII do § 1º e no § 2º do art. 17; VII – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços e sobre Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal (ICMS); VIII – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);

10 IMPOSTOS NÃO INCLUIDOS
I - IOF; II - II; III - IE; IV - ITR; V - I Renda, sobre rendimentos de renda fixa ou variável - ganhos de capital auferidos na alienação do ativo e relativo aos pagamentos ou créditos efetuados pela pessoa jurídica a pessoas físicas; VI - CPMF; VII – FGTS; VIII – INSS relativa ao trabalhador e à pessoa do empresário na qualidade de contribuinte individual; IX - Contribuição para o PIS/Pasep, COFINS e IPI incidentes na importação de bens e serviços; X -- ICMS devido: a) de substituição tributária; b) por terceiro, a que o contribuinte se ache obrigado, por força da legislação estadual ou distrital vigente; c) de petróleo, inclusive lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, bem como energia elétrica, quando não destinados à comercialização ou industrialização; d) no desembaraço aduaneiro; e) nas operações com mercadorias sujeitas ao regime de antecipação do recolhimento do imposto, bem assim do valor relativo à diferença entre a alíquota interna e a interestadual, nas aquisições em outros Estados e Distrito Federal, nos termos da legislação estadual ou distrital; XI - ISS devido: a) em relação aos serviços sujeitos à substituição tributária ou retenção na fonte; b) na importação de serviços; XII - Outros tributos de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, não relacionados nos incisos anteriores.

11 DISPENSA E ISENÇÃO As ME’s e EPP’s, ficam dispensadas do pagamento das contribuições instituídas pela União, exceto a contribuição sindical patronal, ficando ainda dispensadas das contribuições para as entidades privadas de serviço social e de formação profissional vinculadas ao sistema sindical,(Sistema SS –Sesi – Senai – Sesc - Senac – Sest – Senat – Senar – Sebrae – Sescoop etc...). (§3º, do art. 13) São isentos do imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pro labore, aluguéis ou serviços prestados. (art.14) Esta isenção fica limitada ao valor resultante da aplicação dos percentuais de 8%, 1,6%, 16%, 32% conforme o caso (art. 15 da Lei nº 9.249/95), sobre a receita bruta mensal, no caso de antecipação de fonte, ou da receita bruta total anual, tratando-se de declaração de ajuste, subtraído do valor devido na forma do Simples Nacional no período, salvo se mantiver escrituração contábil e evidenciar lucro superior àquele limite. A microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional sofrerá retenção na fonte de imposto de renda e das contribuições instituídas pela União. (art.15 da LC 123 foi Vetado) § 3o  As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional ficam dispensadas do pagamento das demais contribuições instituídas pela União, inclusive as contribuições para as entidades privadas de serviço social e de formação profissional vinculadas ao sistema sindical, de que trata o art. 240 da Constituição Federal, e demais entidades de serviço social autônomo. Art. 15 (VETADO) Art. 15. A microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional não sofrerá retenção na fonte de imposto de renda e das contribuições instituídas pela União. Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo não se aplica à contribuição patronal prevista na Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991.

12 Opção A opção pelo Simples Nacional da pessoa jurídica dar-se-á na forma a ser estabelecida em ato do Comitê Gestor, sendo irretratável para todo o ano calendário. Para efeito de enquadramento no Simples Nacional, considerar-se-á microempresa ou empresa de pequeno porte aquela cuja receita bruta no ano-calendário anterior ao da opção esteja compreendida dentro dos limites previstos no art. 3º da LC (R$ ,00 e R$ ,00) A opção deverá ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do ano-calendário da opção. A opção produzirá efeitos a partir da data do início de atividade, desde que exercida nos termos, prazo e condições a serem estabelecidas no ato do Comitê Gestor. Serão consideradas inscritas no Simples Nacional as microempresas e empresas de pequeno porte regularmente optantes pelo regime tributário de que trata a Lei 9.317/96, salvo as que estiverem impedidas de optar por alguma vedação imposta pela Lei Complementar. O Comitê Gestor regulamentará a opção automática. O indeferimento da opção pelo Simples Nacional será formalizado mediante ato da Administração Tributária segundo regulamentação do Comitê Gestor. LC 95/98     Art. 9o A cláusula de revogação deverá enumerar, expressamente, as leis ou disposições legais revogadas. (Redação dada pela Lei Complementar nº 107, de )         Decreto-Lei n.º 4.657/42 – Lei de Introdução ao Código Civil Art. 2º           § 1o  A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.         § 2o  A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.         § 3o  Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência. Art. 88.  Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação, ressalvado o regime de tributação das microempresas e empresas de pequeno porte, que entra em vigor em 1o de julho de 2007. Art. 89.  Ficam revogadas, a partir de 1o de julho de 2007, a Lei no 9.317, de 5 de dezembro de 1996, e a Lei no 9.841, de 5 de outubro de 1999.

13 Vedações de Caráter Tributário
Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional I – quem explore atividade de assessoria creditícia, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, gerenciamento de ativos, compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring); II – que tenha sócio domiciliado no exterior; III – de cujo capital participe entidade da administração pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal; IV – que preste serviço de comunicação; V – que possua débito com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, ou com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal, cuja exigibilidade não esteja suspensa; VI – que preste serviço de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros; VII – que seja geradora, transmissora, distribuidora ou comercializadora de energia elétrica; VIII – que exerça atividade de importação ou fabricação de automóveis e motocicletas;

14 Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional II
IX – que exerça atividade de importação de combustíveis; X – que exerça atividade de produção ou venda no atacado de bebidas alcoólicas, cigarros, armas, bem assim de outros produtos tributados pelo IPI com alíquota Ad Valorem superior a 20% (vinte por cento) ou com alíquota es­pecífica; XI – que tenha por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, bem como a que preste serviços de instrutor, de corretor, de despachante ou de qualquer tipo de intermediação de negócios. XII – que realize cessão ou locação de mão-de-obra; XIII – que realize atividade de consultoria; XIV –que se dedique ao loteamento e à incorporação de imóveis.

15 Podem Também OPTAR I – creche, pré-escola e estabelecimento de ensi­no fundamental; II – agência terceirizada de correios; III – agência de viagem e turismo; IV – centro de formação de condutores de veículos automotores de transporte terrestre de passageiros e de carga; V – agência lotérica; VI – serviços de manutenção e reparação de automóveis, caminhões, ônibus, outros veículos pesados, tratores, máquinas e equipamentos agrícolas; VII – serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores; VIII – serviços de manutenção e reparação de motocicletas, motonetas e bicicletas; IX – serviços de instalação, manutenção e reparação de máquinas de escritório e de informática; X – serviços de reparos hidráulicos, elétricos, pintura e carpintaria em residências ou estabelecimentos civis ou empresariais, bem como manutenção e reparação de aparelhos eletrodomésticos; XI – serviços de instalação e manutenção de aparelhos e sistemas de ar condicionado, refrigeração, ventilação, aquecimento e tratamento de ar em ambientes controlados; XII – veículos de comunicação, de radiodifusão sonora e de sons e imagens, e mídia externa;

16 Podem Também OPTAR II XIII – que se dedique à construção de imóveis e obras de engenharia em geral, inclusive sob a forma de subempreitada; XIV – operadores autônomos de transporte de passageiros; XV – empresas montadoras de stands para feiras; XVI – escolas livres, de línguas estrangeiras, artes, cursos técnicos e gerenciais; XVII – produção cultural e artística; XVIII – produção cinematográfica e de artes cênicas; XIX – cumulativamente administração e locação de imóveis de terceiros; XX – academias de dança, de capoeira, de ioga, e de artes marciais; XXI – academias de atividades físicas, desportivas, de natação e escolas de esportes; XXII – (VETADO) decoração e paisagismo;

17 Podem Também OPTAR III XXIII – elaboração de programas de computadores, inclusive jogos eletrônicos, desde que desenvolvidos em estabelecimento do optante; XXIV – licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação; XXV – planejamento, confecção, manutenção e atua­lização de páginas eletrônicas, desde que realizados em es­tabelecimento do optante; XXVI – escritórios de serviços contábeis; XXVII – serviço de vigilância, limpeza ou conservação; XXVIII – (VETADO) representação comercial e corretoras de seguros.

18 Curiosidade Poderão optar pelo Simples Nacional sociedades que se dediquem exclusivamente à prestação de outros serviços que não tenham sido objeto de vedação expressa no caput. (art.17 § 2º) Art § 2o  Poderão optar pelo Simples Nacional sociedades que se dediquem exclusivamente à prestação de outros serviços que não tenham sido objeto de vedação expressa no caput deste artigo. § 3o  (VETADO). ( fogos )

19 Alíquotas ME’s e EPP’s Anexo I
Receita Bruta em doze meses (em R$) Alíquotas Até , ,00% De ,01 a , ,47% De ,01 a , ,84% De ,01 a , ,54% De ,01 a , ,60% De ,01 a , ,28% De ,01 a , ,36% De ,01 a , ,45% De ,01 a , ,03% De ,01 a , ,12% De ,01 a , ,95% De ,01 a , ,04% De ,01 a , ,13% De ,01 a , ,23% De ,01 a , ,32% De ,01 a , ,23% De ,01 a , ,32% De ,01 a , % De ,01 a , ,51% De ,01 a , ,61%

20 Regra atual ME Receita bruta acumulada ME contribuinte do IPI ME não contribuinte do IPI Até R$ , ,25% 4,5% De R$ ,01 até ,00 6,75% 6,0% De R$ ,01 até ,00 8,25% 7,5%  De R$ ,01 até ,00 8,85% 8,1%

21 Regra atual EPP Receita bruta acumulada EPP contribuinte do IPI EPP não contribuinte do IPI Até R$ ,00 8,85% 8,1% De ,01 até ,00 9,45% 8,7% De ,01 até ,00 10,05% 9,3% De ,01 até ,00 10,65% 9,9% De ,01 até ,00 11,25% 10,5% De ,01 até ,00 11,85% 11,1% De ,01 até ,00 12,45% 11,7% De ,01 até ,00 13,05% 12,3% De ,01 até ,00 13,65% 12,9% De ,01 até ,00 14,25% 13,5% De ,01 até ,00 14,85% 14,1% De ,01 até ,00 15,45% 14,7% De ,01 até ,00 16,05% 15,3% De ,01 até ,00 16,65% 15,9% De ,01 até ,00 17,25% 16,5% De ,01 até ,00 17,85% 17,1% De ,01 até ,00 18,45% 17,7% De ,01 até ,00 19,05% 18,3% De ,01 até ,00 19,65% 18,9% acima de R$ ,01 23,58% 22,68%

22 CONTROLES O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento: I – as receitas decorrentes da revenda de mercadorias; (Alíquotas do Anexo I) II – as receitas decorrentes da venda de mercadorias industrializadas pelo contribuinte; (Alíquotas do Anexo II) III – as receitas decorrentes da prestação de serviços, e de locação de bens móveis; (Alíquotas do Anexo III, Anexo IV, ou Anexo V, conforme o caso) (§5º, art. 18) IV – as receitas decorrentes da venda de mercadorias sujeitas a substituição tributária; e V - as receitas decorrentes da exportação de mercadorias para o exterior, inclusive as vendas realizadas por meio de comercial exportadora ou do consórcio previsto nesta Lei Complementar.

23 ICMS A Lei Complementar autoriza aos Estados, conforme a sua participação no PIB (-1% e +1%), a limitar o ICMS pelo Simples Nacional para as empresas com Receita Bruta anual até R$ ,00 e R$ ,00 respectivamente. (art.19)

24 Recolhimento dos Tributos Devidos
I – por meio de documento único de arrecadação, instituído pelo Comitê Gestor; II – segundo códigos específicos, para cada espécie de receita, (mercadorias, industrialização, serviços etc...); III – enquanto não regulamentado pelo Comitê Gestor, até o último dia útil da primeira quinzena do mês subseqüente àquele a que se referir; IV – em banco integrante da rede arrecadadora credenciada pelo Comitê Gestor

25 Dos créditos As microempresas e as empresas de pequeno porte, optantes pelo Simples Nacional, não farão jus à apropriação e nem transferirão créditos relativos a impostos ou contribuições abrangidos pelo Simples Nacional. As microempresas e as empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional não poderão utilizar ou destinar qualquer valor a título de incentivo fiscal.

26 Obrigações Fiscais Acessórias
As empresas, optantes do Simples Nacional, apresentarão, anualmente, à Secretaria da Receita Federal declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais, que deverão ser disponibilizadas aos órgãos de fiscalização tributária e previdenciária, observados prazo e modelo aprovados pelo Comitê Gestor. Ficam ainda obrigadas a: I – emitir documento fiscal de venda ou prestação de serviço, de acordo com instruções expedidas pelo Comitê Gestor; II – manter em boa ordem e guarda os documentos que fundamentaram a apuração dos impostos e contribuições devidos e o cumprimento das obrigações acessórias a que se refere o art. 25 enquanto não decorrido o prazo decadencial e não prescritas eventuais ações que lhes sejam pertinentes. III - manter o livro caixa onde será escriturada sua movimentação financeira e bancária. (§2º art 26) § 2o  As demais microempresas e as empresas de pequeno porte, além do disposto nos incisos I e II do caput deste artigo, deverão, ainda, manter o livro-caixa em que será escriturada sua movimentação financeira e bancária.

27 Exclusão do Simples Nacional
De ofício (art.29) I – verificada a falta de comunicação de exclusão obrigatória; II – for oferecido embaraço à fiscalização, caracterizado pela negativa não justificada de exibição de livros e documentos a que estiverem obrigadas, bem como pelo não fornecimento de informações sobre bens, movimentação financeira, negócio ou atividade que estiverem intimadas a apresentar, e nas demais hipóteses que autorizam a requisição de auxílio da força pública; III – for oferecida resistência à fiscalização, caracterizada pela negativa de acesso ao estabelecimento, ao domicílio fiscal ou a qualquer outro local onde desenvolvam suas atividades ou se encontrem bens de sua propriedade; IV – a sua constituição ocorrer por interpostas pessoas; V – tiver sido constatada prática reiterada de infração ao disposto nesta Lei Complementar; VI – a empresa for declarada inapta, na forma dos arts. 81 e 82 da Lei nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996, e alterações posteriores; VII – comercializar mercadorias objeto de contrabando ou descaminho; VIII – houver falta de escrituração do livro-caixa ou não permitir a identificação da movimentação financeira, inclusive bancária; IX – for constatado que durante o ano-calendário o valor das despesas pagas supera em 20% (vinte por cento) o valor de ingressos de recursos no mesmo período, excluído o ano de início de atividade; X – for constatado que durante o ano-calendário o valor das aquisições de mercadorias para comercialização ou industrialização, ressalvadas hipóteses justificadas de aumento de estoque, for superior a 80% (oitenta por cento) dos ingressos de recursos no mesmo período, excluído o ano de início de atividade.

28 Exclusão do Simples Nacional II
I – por opção; (Comunicada até último dia útil de janeiro) II – obrigatoriamente, quando elas incorrerem em qualquer das situações de vedação previstas nesta Lei Complementar; (Comunicada até último dia útil do mês seguinte) ou III – obrigatoriamente, quando ultrapassado, no ano-calendário de início de atividade, o limite de receita bruta correspondente a R$ ,00 (duzentos mil reais), multiplicados pelo número de meses de funcionamento nesse período, em relação aos tributos e contribuições federais, e, em relação aos tributos estaduais, municipais e distritais, de R$ ,00 (cem mil reais) ou R$ ,00 (cento e cinqüenta mil reais), também multiplicados pelo número de meses de funcionamento no período, caso o Distrito Federal, os Estados e seus respectivos Municípios tenham adotado os limites previstos nos incisos I e II do art. 19 e no art. 20, ambos desta Lei Complementar. (Comunicada até último dia útil de janeiro do ano seguinte)

29 SIMPLIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
As microempresas e as empresas de pequeno porte são dispensadas: I – da afixação de Quadro de Trabalho em suas dependências; II – da anotação das férias dos empregados nos respectivos livros ou fichas de registro; III – de empregar e matricular seus aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem; IV – da posse do livro intitulado “Inspeção do Trabalho”; e V – de comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego a concessão de férias coletivas

30 SIMPLIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO II
as microempresas e as empresas de pequeno porte não estão dispensa dos seguintes procedimentos: I – anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; II – arquivamento dos documentos comprobatórios de cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias, enquanto não prescreverem essas obrigações; III – apresentação da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social – GFIP; IV – apresentação das Relações Anuais de Empregados e da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED. (art.52)

31 Simulação Por último, devemos salientar que para o cálculo das empresas prestadoras de serviços autorizadas, a aplicação do anexo V está subordinado à relação percentual entre a receita bruta total e a folha de pagamento e seus encargos. O Conselho Gestor deverá definir quais serão estes encargos. Do nosso ponto de vista somente deverão ser considerados os encargos diretos, tais como: previdência, terceiros se for o caso, SAT. FGTS. Férias e o 13º salário, entrarão no cálculo da apuração anual

32 Simulação p/ margem de Lucro 30%
Imp. / Cont. Forma de Tributação REAL PRESUMIDO SIMPLES Imp. Renda 15% LL + 4,5% RB 4,8% CSLL 9% RB 2,88% COFINS 7,6% - 0,76%=6,84 %RB 3% De 4% à 13,5 PIS 1,65%-0,165=1,485% RB 0,65% ISS 5% 2% à 5% Total Variável = ,825% 16,33% 6% à 18,5% Folha de salários = > 40% da Receita Bruta total INSS + SAT 21% Terceiros 5,8% FGTS 8% 34,8% = 10,44% da RB 34,8% = 10,44% 29% = 8,7%

33 Simulação p/ margem de Lucro 30%
Total REAL Variável = ,825% PRESUMIDO 16,33% SIMPLES 14% 16% à 19% Folha de salários = > 35% < 40% da Receita Bruta Total INSS + SAT 21% Terceiros 5,8% FGTS 8% 34,8% = 9,74 à 10,43% 29% =8,12 à 8,6%

34 Folha de salários = > 30% < 35% da Receita Bruta Total
REAL Variável = ,825% PRESUMIDO 16,33% SIMPLES 14,5% 16,5% à 19,5% Folha de salários = > 30% < 35% da Receita Bruta Total INSS + SAT 21% Terceiros 5,8% FGTS 8% 34,8% = 8,7% à 9,73% 34,8% = 8,7% à 9,74% 29% =7,25 à 8,11%

35 Folha de salários < 30% da Receita Bruta Total
REAL Variável = ,825% PRESUMIDO 16,33% SIMPLES 15% 17% à 20% Folha de salários < 30% da Receita Bruta Total INSS + SAT 21% Terceiros 5,8% FGTS 8% 34,8% =7,65 à 8,69% 29% =6,38% à 7,24%

36 FIM


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