Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Unidade Poços de Caldas
FACULDADE PITÁGORAS Unidade Poços de Caldas Ética, Política e Sociedade Profa. Renata C. O. Pamplin 2012
2
Principais características
CAPITALISMO Idade Moderna Surgimento da burguesia = Lucro por meio de atividades comerciais Principais características lucro acúmulo de riquezas controle dos sistemas e produção expansão dos negócios Neoliberalismo Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
3
1a fase (Século XVI ao XVIII) Capitalismo Comercial ou Pré-capitalismo
Fases do Capitalismo 1a fase (Século XVI ao XVIII) Capitalismo Comercial ou Pré-capitalismo Grandes navegações e expansões marítimas 2a fase Capitalismo Industrial Revolução Industrial 3a fase Capitalismo Monopolista-Financeiro Sistema bancário e grandes corporações financeiras – globalização * Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
4
GLOBALIZAÇÃO Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
5
transportes e telecomunicações.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? É um processo que consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. transportes e telecomunicações. Capitalismo – mercado Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
6
GLOBALIZAÇÃO BENEFÍCIOS? Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
7
PAÍSES RICOS X PAÍSES POBRES
GLOBALIZAÇÃO PAÍSES RICOS X PAÍSES POBRES Multinacionais x Estado (Neoliberalismo) Prioridades Apropriação de bens comuns/uso privado de riquezas naturais Exploração de mão de obra Barreiras físicas/barreiras simbólicas Desemprego/Miséria/fome Abismo social Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
8
Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
9
CONSUMISMO Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
10
PENSO, LOGO EXISTO X APAREÇO, LOGO EXISTO
Renée Descartes X APAREÇO, LOGO EXISTO Bittencourt (2011) Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
11
Falta de tempo – reflexão e exercício da consciência
Apareço, logo existo! Falta de tempo – reflexão e exercício da consciência “Cultura das imagens” “Sociedade dos espetáculos” Produção de uma falsa experiência da realidade ≠ Dinâmica da vida concreta Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas BITTENCOURT (2011)
12
Sociedade do Espetáculo
Afirmação da aparência Vida humana (social) – simples aparência Dimensão espetacular da vida – “Apareço, logo existo!” Consumidores da aparente subjetividade alheia Visão fragmentada do outro. Cunho alienante = vazio intelectual + vazio existencial Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
13
Necessidades verdadeiras x Necessidades forjadas
CONSUMO Necessidades verdadeiras x Necessidades forjadas ALIENAÇÃO Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
14
Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
CHAUÍ (2003)
15
Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
16
Venda de imagem, não do produto.
PROPAGANDA = Venda de imagem, não do produto. CONSUMISMO Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
17
CONSUMO X ÉTICA Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
18
Sociedade contemporânea
Zygmunt Bauman Sociedade contemporânea Turista x Peregrino Faculdade Pitágoras – Unidade Poços de Caldas
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.