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Interfaces entre a Cultura e o Consumo

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Apresentação em tema: "Interfaces entre a Cultura e o Consumo"— Transcrição da apresentação:

1 Interfaces entre a Cultura e o Consumo
Imagens do corpo Interfaces entre a Cultura e o Consumo Interfaces entre a cultura e o consumo? Explicar o título – escolhi estudar as imagens corporais porque elas são uma boa forma de estudar as interações entre a cultura e o consumo, expresso na publicidade? Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Publicidade e Propaganda Tarsila Mercer de Souza Orientador: Leandro Leonardo Batista

2 Agenda Objetivo Estudando o corpo Corpo e Cultura
Principais temas estudados Imagens corporais e história na publicidade Temas encontrados Crise de Identidade Privatização do Significado Superação do Corpo Juvenização Sexualização Outras possibilidades Indice da apresentação

3 Objetivo Valores e discursos da sociedade ocidental na
representação do corpo na publicidade. Apenas alguns valores, alguns discursos. O corpo tem infinitas possibilidades de leitura, assim como a cultura, e aqui quero propor algumas para a reflexão. Sociedade ocidental – difícil definir. Me concentrei em inglaterra e eua, por entender que muitos dos eventos com maior influencia hoje tiveram origem ali (rev. industrial, capitalismo corporativo). O brasil foi incluido também por ser o nosso contexto. Corpo – falarei especificamente da imagem corporal.

4 Por que estudar o corpo? Complexo Básico Antropologia
Para a existência humana Psicologia Sociologia Complexo Básico O corpo é complexo e constituido de varias esferas. Entre estas esferas que constituem o corpo, podemos considerar os campos de estudos da Sociologia e Biologia. Os entrelaçamentos entre ambas são múltiplos, como por exemplo, os estudos que procuram determinar as raizes genéticas de nossos comportamentos psicológicos, ou então a influência dos fatores psicológicos e sociais na seleção genética, ou na forma com que moldamos os nossos corpos e cuidamos de nós mesmos. Não pretendo determinar fronteiras neste trabalho. O corpo foi escolhido como objeto de estudo por ser: Rico em interpretacoes Instrumento de comunicação Passível de ser moldado e selecionado para a representação pela esfera social. De forma que fornece uma base rica para estudos da publicidade e cultura. Biologia Para a existência da cultura Medicina Estudos Culturais

5 Privilegia somente alguns setores e aspectos dela.
Corpo e Cultura A publicidade é parte da cultura. Privilegia somente alguns setores e aspectos dela. O corpo é parte da cultura (círculo grande) O corpo é constituidor da cultura (círculos menores) O corpo é uma forma de posicionamento dentro da cultura (cores do círculo maior) A publicidade é uma parte da cultura (triângulo) Ou seja, o espelho é distorcido.

6 Temas principais estudados
Nascimento da Sociedade de consumo Revolução Industrial (2a. fase) Rápida evolução da tecnologia Evolução do capitalismo internacional Declínio de grandes ideologias Revolução cultural A tecnologia penetra o cotidiano Mudança na Organização social Religiosas e políticas Revoluçao industrial: Inglaterra, séc XIX, utilitarismo, liberalismo, nascimento das grandes corporações. Rápida evoluçao da tecnologia: indústrias, migrações, midias, penetraçao no cotidiano: Nova forma de organização das sociedades Evolução do capitalismo internacional: tem a ver com o item anterior, só que tem impactos específicos na esfera política – maior poder em relacao aos estados nacionais Declinio de grandes ideologias: grandes ideologias políticas, como capitalismo x comunismo, são cada vez mais desacreditadas. Mesma coisa as grandes religiões. Revolução cultural: ligado ao primeiro, grande efervecência cultural Rompimento com as tradições

7 As imagens corporais na publicidade têm uma história
1900: Mulher Vitoriana: Influência da religião Pós guerra: Mídias, Pin-ups, Celebridades e Baby boom 60 e 70: Revolução sexual nos papéis dos gêneros Entre guerras: Corpo e propaganda apoiam ao Estado. 60 e 70: O poder da juventude, revolução cultural e sexual Anos 80: Expansão digital E tecnologias do corpo

8 Crise de Identidade Você pode ser tudo o que quiser
Mudança nos conceitos de: Sociedade Família Gênero Ideologias religiosas Ideologias políticas Consumo Maior leque de possibilidades x menor direcionamento

9 Privatização do Significado Você pode escolher ser o que quiser
Crise de identidade Globalização Informação e Consumo ““Em um tempo em que a nossa saúde é ameaçada crescentemente por perigos globais, nós somos induzidos cada vez mais a tomar responsabilidade individual por nossos corpos.”

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11 Superação do Corpo O corpo tecnológico
Desenvolvimento da tecnologia Esportes, Cirurgias estéticas, Cosmética O ritmo das tecnologias molda o cotidiano O medo da morte leva ao desejo de superação do corpo

12 Superação do Corpo O corpo natural
Tecnologia + Crise de identidade = Reafirmação do natural como resgate da identidade humana Volta a um natural “idealizado” Dor , peso e ausência de beleza raramente são abordados, exceto em contextos cômicos

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14 Juvenização Mudança de rumos após a segunda guerra
Na propaganda Fora da propaganda Mudança de rumos após a segunda guerra Maior diferença entre gerações Maior poder de consumo da juventude Revolução cultural (música, tradições, valores) Medo da morte A juventude é supervalorizada Não é um fenômeno exclusivo do nosso século Mesmo a mulher de idade mostrada na propaganda é (ou aparenta ser) relativamente jovem.

15 Queda das influências religiosas
Sexualização Hedonismo Queda das influências religiosas Revolução sexual O corpo da mulher aparece exposto com maior frequência nas imagens publicitárias

16 Outras possibilidades
Multiculturalismo Globalização Fragmentação das mídias Novo cenário de potências mundiais Mundo digital

17 Outras possibilidades
Maior preocupação com a saúde Crises ambientais globais – negócios sustentáveis Insegurança (social, política e econômica)

18 Outras possibilidades
Internet Como fica a concepção de imagem corporal com o mundo virtual?

19 Obrigada!


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