A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Imagens do corpo Interfaces entre a Cultura e o Consumo Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Publicidade e Propaganda Tarsila Mercer de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Imagens do corpo Interfaces entre a Cultura e o Consumo Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Publicidade e Propaganda Tarsila Mercer de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Imagens do corpo Interfaces entre a Cultura e o Consumo Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Publicidade e Propaganda Tarsila Mercer de Souza Orientador: Leandro Leonardo Batista

2 1.Objetivo 2.Estudando o corpo 3.Corpo e Cultura 4.Principais temas estudados 5.Imagens corporais e história na publicidade 6.Temas encontrados –Crise de Identidade –Privatização do Significado –Superação do Corpo –Juvenização –Sexualização 7.Outras possibilidades Agenda

3 Objetivo Valores e discursos da sociedade ocidental na representação do corpo na publicidade.

4 Por que estudar o corpo? Complexo Estudos Culturais Biologia Psicologia Sociologia Medicina Antropologia Básico Para a existência humana Para a existência da cultura

5 Corpo e Cultura A publicidade é parte da cultura. Privilegia somente alguns setores e aspectos dela.

6 Revolução Industrial (2a. fase) Rápida evolução da tecnologia Evolução do capitalismo internacional Declínio de grandes ideologias Revolução cultural Temas principais estudados Nascimento da Sociedade de consumo A tecnologia penetra o cotidiano Mudança na Organização social Religiosas e políticas Rompimento com as tradições

7 1900: Mulher Vitoriana: Influência da religião Pós guerra: Mídias, Pin-ups, Celebridades e Baby boom 60 e 70: O poder da juventude, revolução cultural e sexual Entre guerras: Corpo e propaganda apoiam ao Estado. 60 e 70: Revolução sexual nos papéis dos gêneros Anos 80: Expansão digital E tecnologias do corpo As imagens corporais na publicidade têm uma história

8 Mudança nos conceitos de: Sociedade Família Gênero Ideologias religiosas Ideologias políticas Consumo Maior leque de possibilidades x menor direcionamento Crise de Identidade Você pode ser tudo o que quiser

9 Privatização do Significado Você pode escolher ser o que quiser Crise de identidade Globalização Informação e Consumo Em um tempo em que a nossa saúde é ameaçada crescentemente por perigos globais, nós somos induzidos cada vez mais a tomar responsabilidade individual por nossos corpos.

10

11 Superação do Corpo O corpo tecnológico Desenvolvimento da tecnologia Esportes, Cirurgias estéticas, Cosmética O ritmo das tecnologias molda o cotidiano O medo da morte leva ao desejo de superação do corpo

12 Superação do Corpo O corpo natural Tecnologia + Crise de identidade = Reafirmação do natural como resgate da identidade humana Volta a um natural idealizado Dor, peso e ausência de beleza raramente são abordados, exceto em contextos cômicos

13

14 Juvenização Mudança de rumos após a segunda guerra Maior diferença entre gerações Maior poder de consumo da juventude Revolução cultural (música, tradições, valores) Medo da morte Mesmo a mulher de idade mostrada na propaganda é (ou aparenta ser) relativamente jovem. Na propagandaFora da propaganda A juventude é supervalorizada Não é um fenômeno exclusivo do nosso século

15 Sexualização Hedonismo Queda das influências religiosas Revolução sexual O corpo da mulher aparece exposto com maior frequência nas imagens publicitárias

16 Outras possibilidades Multiculturalismo Globalização Fragmentação das mídias Novo cenário de potências mundiais Mundo digital

17 Outras possibilidades Maior preocupação com a saúde Crises ambientais globais – negócios sustentáveis Insegurança (social, política e econômica)

18 Outras possibilidades Internet Como fica a concepção de imagem corporal com o mundo virtual?

19 Obrigada!


Carregar ppt "Imagens do corpo Interfaces entre a Cultura e o Consumo Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Publicidade e Propaganda Tarsila Mercer de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google